LGPD no marketing digital: como proceder
O marketing digital da sua empresa está pronto para a LGPD? Saiba como se adaptar.
Sancionada em agosto de 2018 e em vigor desde setembro de 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais ainda levanta dúvidas em muitos gestores, principalmente em profissionais que trabalham com marketing digital e estratégias on-line.
A principal questão levantada é se a LGPD decretará o fim de ações voltadas para atração, conversão e fidelização de clientes no mundo digital. Há quem veja a lei com certa desconfiança ou mesmo não entende ainda como ela funciona na prática.
Para ajudar você a entender a LGPD por completo e evitar dores de cabeça futuras, preparamos este artigo abordando os principais pontos sobre o assunto. Continue com a gente e confira.
Boa leitura!
Como a LGPD influenciará o marketing digital e como você deve proceder?
Como dito, a Lei Geral de Proteção de Dados está deixando muito profissional de marketing digital preocupado. Mas, será que é uma preocupação válida?
O grande intuito da LGPD é trazer maior transparência na utilização das informações pessoais de usuários pelas empresas, seja no mundo digital ou não. A nova lei alterou e tornou mais claras normas já existentes no conhecido Marco Civil da Internet (Lei 12.965/14).
A intenção do governo brasileiro foi trazer maior organização sobre o tema, assim como já acontece na Europa, onde eles aplicam os mesmos direitos fundamentais de privacidade e de liberdade para reger a internet do continente.
Então, na prática, se a sua empresa sempre se baseou na transparência para prospectar, extrair e utilizar dados pessoais dos clientes, não há nenhuma mudança. O seu departamento de marketing digital deve, basicamente, continuar agindo da mesma forma.
Por outro lado, se o diálogo sobre o uso das informações extraídas dos clientes nunca foi aberto dentro dos processos da sua empresa, é preciso mudar a postura imediatamente. Tenha em mente que a principal exigência do LGPD é a transparência em todas as etapas nas quais os dados pessoais forem armazenados ou utilizados – ainda que futuramente.
No entanto, independentemente da forma como a sua empresa agia antes da lei ser sancionada, a partir de agora é preciso trazer uma orientação precisa no site ou em qualquer outra campanha desenvolvida pela sua marca, seja dentro ou fora da internet.
Ao acessar qualquer conteúdo, o usuário tem que estar ciente e permitir a utilização dos seus dados pessoais para fins comerciais.
Como evitar qualquer tipo de risco?
Mesmo a LGPD não sendo uma lei tão complexa, a verdade é que mudar estratégias ou criar saídas para uma adaptação rápida e tranquila não é tarefa simples. Mas isso não é uma escolha, a sua marca deve se adaptar – afinal, qualquer infração pode acarretar em sanções e punições aplicadas pela ANPD (Autoridade Nacional de Proteção de Dados).
Então, para evitar dores de cabeça ou prejuízos por causa de uma mudança brusca de direcionamento, o ideal é contar com a parceria de uma agência especialista como a Tech4biz, referência em Marketing Digital no Brasil.
Com a consultoria dos profissionais da expertise da Tech4biz, você conseguirá definir quais mudanças são imediatas para adaptação à LGPD e, o mais importante, saberá como fazê-las sem que isso atrapalhe a produtividade do seu departamento de marketing.
Quer trazer tranquilidade para o seu negócio já no começo deste ano? Entre em contato com a Tech4biz e peça uma consultoria em relação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.