Como as redes sociais impactam o marketing B2B?
Marketing B2B nas redes sociais? Saiba qual é a relevância para a sua empresa.
Mesmo as redes sociais sendo canais de comunicação consolidados hoje em dia, ainda há gestores que apresentam dúvidas em relação à eficácia das plataformas para o marketing B2B. Uma visão, que além de ultrapassada, faz pouco sentido.
Veja bem, ainda que o marketing B2B seja baseado na negociação empresa x empresa, cada uma dessas corporações é feita por pessoas. Uma empresa só existe graças aos seus trabalhadores, pessoas que também estão diariamente nas redes sociais.
Em outras palavras, seja marketing B2B ou B2C, as redes sociais podem sim cumprir um papel de aproximação ou de fortalecimento de relação com parceiros e clientes.
Continue lendo e entenda melhor como as redes sociais podem impactar o marketing da sua empresa.
Boa leitura!
Como as redes sociais impactam o marketing B2B?
A grande questão quando se fala em negócios B2B é que muitas pessoas logo associam o modelo a relacionamentos distantes, negociações apenas entre instituições. Mas há um grande equívoco aí, pois, por mais que os produtos ou serviços não sejam direcionados ao cliente final, pelo menos não no primeiro momento, os acordos ainda são feito por pessoas.
O conceito de empresas é abstrato, elas não existem sozinhas, não dialogam e nem fecham negócios. Tudo isso é feito por grupos de pessoas.
Isso quer dizer que para fechar um negócio B2B você precisa encantar o gestor ou o proprietário da outra instituição. Então, na prática, negócios B2B também são sobre pessoas. E é então que as redes sociais podem impactar positivamente o seu marketing B2B.
As plataformas hoje concentram milhões de usuários ao redor do mundo. O proprietário de uma empresa parceira certamente utiliza uma conta e, em algum momento, confere postagens de outras marcas. A partir daí ele pode ficar curioso e iniciar o ciclo de negociação.
Cabe ao seu departamento de marketing desenvolver um trabalho coeso e que converse com os perfis desses empreendedores.
A melhor notícia é que, além de ser extremamente eficiente, o marketing B2B em redes sociais é mais econômico que abordagens convencionais – comerciais em rádio e TV, campanhas em shoppings, supermercados etc.
Quais redes sociais trabalhar no marketing B2B?
Com a certeza da relevância das redes sociais para a sua empresa, o próximo passo é decidir qual plataforma explorar. Afinal, hoje existem diferentes redes que podem ser utilizadas por uma empresa.
Não é uma escolha simples, sendo recomendável a participação de um especialista antes da decisão final. De qualquer forma, o primeiro passo é conhecer melhor cada plataforma e o tipo de abordagem mais comum.
Entenda mais.
O Facebook é a plataforma mais utilizada atualmente, já passando a marca do bilhão em usuários ativos. E, por mais que para as pessoas “comuns” ela seja visto como passatempo, a rede social está cada vez mais voltada para negócios entre empresas.
O Twitter é a segunda mais explorada, mas usa um tipo de abordagem mais provocativa. Os textos têm limitação de caracteres, por isso cada post deve ser bem idealizado. Ele também concentra um público interessante de empreendedores.
O Linkedin é conhecida como a “rede social dos profissionais”. Aqui você tem mais liberdade para fazer postagens institucionais e falar sobre o trabalho da sua empresa. Porém, não caia na armadilha de achar que os empresários se limitam a essa plataforma.
O Instagram atualmente é a rede social que mais cresce na internet. Embora, no início, tenha concentrado um público mais jovem entre os usuários, hoje já é bastante explorada pelas grandes marcas. Ela é um bom chamariz para vídeos institucionais e campanhas mais abrangentes.
Enfim, cada plataforma oferece um leque de oportunidades para o seu marketing B2B. Mas, como dito durante a postagem, é essencial contar com a parceria de agências especializadas como a Tech4biz, que oferece consultoria para ajudar você a tomar melhores decisões e a garantir um bom retorno de investimento.