A importância dos dados no marketing digital
A tecnologia está presente na vida de todos e é impossível imaginar uma realidade sem ela, usamos para nos comunicar, para estudar, para trabalhar e também para consumir.
Ao longo dos anos, o papel do marketing mudou de um apenas um criador de comunicação sobre produtos e serviços, para uma ferramenta que além de comunicar também entende o consumidor, a velocidade da informação e analisa os dados gerados.
Segundo especialistas, os dados gerados nos últimos dois anos foi superior aos criados durante toda a história da humanidade, ou seja, é imprescindível estar atento a eles e compreender qual é o impacto deles nos negócios. Os rastros deixados na internet são extremamente importantes para desvendar qual é o perfil do cliente, quais são seus padrões, o que eles procuram e, a partir disso, montar uma estratégia de marketing.
Isso tem uma explicação de suma importância para as fintechs. Num mercado altamente competitivo no qual a demanda para conquistar os clientes é crescente, o estudo e compreensão dos dados, bem como sua aplicação, serão preponderantes para criar experiências e interações personalizadas.
Analisar dados também é importante para encontrar subsídios que podem contribuir para alcançar resultados expressivos, como, por exemplo, aumento nas conversões; identificar oportunidades e riscos; mapear e nortear o potencial da estratégia do marketing, entre outros aspectos igualmente relevantes. Esse é um dos maiores desafios da transformação digital: conectar os dados para que eles nos traga informações valiosas no processo de compra e, assim, possamos trabalhar a experiência do cliente de forma otimizada.
O tempo não deve jamais ser deixado de lado, é ele quem irá determinar, ou não, o sucesso do que foi desejado. Afinal, analisar de forma eficiente é um importante aliado para que a equipe de marketing coloque em prática seu planejamento, aprenda de forma rápida com os testes implementados, sobretudo o digital, apresentando-se, assim, como uma das áreas-chave para crescimento da empresa.
Fonte: ADNEWS