5 vantagens de investir em Inbound Marketing para empresas de serviços
Está com dúvidas sobre a utilidade do Inbound Marketing em um mercado B2B de serviços? Então confira 5 vantagens que a ferramenta pode trazer para o seu negócio.
O Inbound Marketing é uma abordagem do marketing que, a partir da criação e divulgação de conteúdos segmentados, tem o objetivo de atrair, encantar, converter e fidelizar clientes de maneira inteligente e eficaz.
Também chamado de Marketing de Atração, a estratégia trabalha um caminho diferente de ações convencionais, buscando construir um relacionamento sólido e duradouro com seu público-alvo. A melhor parte é que se trata de uma ferramenta altamente eficiente em negociações B2B.
Para você que ainda está com dúvidas sobre a relevância do Inbound Marketing em negociações entre empresas, continue lendo e confira 5 vantagens da ferramenta em um cenário de empresas prestadoras de serviços.
Boa leitura!
1. Melhor custo-benefício
Estratégias de marketing convencionais não são baratas, independentemente do modelo de negócio. Muitas vezes, a empresa ainda precisa fazer novos investimentos no meio da ação para consertar algumas falhas.
O Inbound Marketing traz outra realidade, com um custo-benefício altíssimo para o negócio. Isso porque, em geral, o projeto de Inbound custa menos da metade que um do marketing convencional e consegue atingir um número maior de potenciais clientes – muito graças à segmentação.
2. Promove a segmentação
A segmentação é um dos motivos que fazem o ROI ser tão alto em uma ação de Inbound Marketing. A estratégia em si já é um filtro para destacar as empresas que têm interesse nos seus produtos ou serviços.
Além disso, a extração de dados faz parte de uma estratégia Inbound, permitindo que você estude os clientes e faça uma segmentação mais inteligente de acordo com os perfis. A partir disso, é só criar ações adequadas para cada tipo de lead.
3. Destaca a sua empresa no B2B
O mercado B2B vem crescendo a cada dia no Brasil. Sem boas ideias e projetos uma empresa corre o risco de ficar definitivamente para trás. Mas com o Inbound Marketing a jornada fica mais fácil.
Um dos objetivos da ferramenta é a fidelização dos clientes. Ou seja, tornar a sua marca referência para o público dentro do setor. Ao atingir essa meta, você se destaca no segmento B2B, fazendo com que os parceiros pensem automaticamente na sua empresa quando precisarem de algum produto.
4. Qualifica o relacionamento
Um dos fatores mais interessantes dentro do Inbound Marketing é que ele funciona como uma grande jornada. Diferentemente do marketing convencional, que costuma ser interruptivo e até mesmo invasivo, o Inbound preza pela construção de um relacionamento.
Aqui, o cliente passa pela atração e encantamento antes da conversão e fidelização. Em outras palavras, você conquista o seu usuário antes de qualquer negócio. Com isso, a compra final acontece de maneira natural.
5. Inbound Marketing diminui as etapas de negociação
Negociações B2B tendem a ser mais complexas do que em mercados B2C. Por se tratar de duas empresas, há mais questionamentos sobre pontos técnicos e outros fatores abrangentes, tornando as etapas muito mais extensas.
Como uma das principais vantagens do Inbound Marketing é atrair somente usuários que, de fato, têm interesse em seus produtos, essa complexidade costuma diminuir.
Somado a isso, antes de fechar negócio, a empresa interessada tem acesso a vários conhecimentos educativos, verificando que o seu negócio realmente tem autoridade na área de atuação. Assim, perguntas desnecessárias são puladas e o processo se torna mais fácil.
Além de todas essas vantagens, o Inbound Marketing é todo desenvolvido para ser mensurado em cada etapa, permitindo que você tenha noção real sobre o desempenho das ações. Claro, para resultados contundentes, é importante fechar parcerias com agências como a Tech4biz, especialista em Tecnologia, Marketing e Negócios.
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