Brasil é tido como mercado que mais se importa em representar a diversidade em campanhas de marketing
As marcas brasileiras, e mesmo internacionais que atuam no país, têm colocado uma ênfase cada vez maior na inclusão e diversidade em seu conteúdo de marketing e publicidade. Apresentam agora imagens com modelos radicalmente diversos, não só de diferentes origens étnicas, como era mais comum, mas também casais do mesmo sexo, transgêneros, pessoas com deficiências, etc.
A decisão é inteligente já que, sendo as audiências de todos os canais de marketing muito diversas, é preciso alcançar e ressoar com esses diferentes públicos. E as marcas que defenderem a diversidade não apenas serão líderes na criação de mudanças, mas também serão vistas com bons olhos pelos consumidores.
Esta percepção é o que aponta uma pesquisa realizada pela Censuswide a pedido da Shutterstock, plataforma de imagens digitais comerciais, que entrevistou 502 profissionais de marketing no Brasil sobre inclusão da diversidade de campanhas.
O estudo mostrou que uma das principais preocupações desses profissionais (44%) ao selecionar imagens para as campanhas é obter a conexão entre as imagens e a mensagem que a marca quer passar. Os resultados também mostram uma mudança na mentalidade dos profissionais de marketing: 32% dos profissionais de marketing disseram que começaram a usar mais imagens com pessoas com deficiências nos últimos 12 meses. É um número alto quando comparado a outros mercados proeminentes pesquisados, como o Reino Unido (25%), os EUA (20%), a Austrália (18%) e a Alemanha (13%).
A pesquisa mostra que os profissionais de marketing da geração Z e Millennials nos países pesquisados usaram imagens com modelos racialmente diversos, pares do mesmo sexo, pessoas com deficiências mentais ou físicas, e transgêneros e/ou andróginos, em várias campanhas no último ano – bem mais quando comparados aos profissionais da geração X e Baby Boomers. Nove em cada dez profissionais de marketing da geração X (91%) e Millennial (92%) acreditam que devem buscar uma representação mais diversificada em suas campanhas e 88% da geração X e 90% da geração Millennial acreditam que isso ajuda na reputação de uma marca.
A tendência de inclusão do tema da diversidade nas ações criativas é ascendente: 95% dos profissionais brasileiros acreditam que ainda há um potencial de crescimento para o uso de imagens nesta linha em campanhas de marketing, aponta o estudo.
Fonte: Mundo Marketing