6 dicas para alcançar a maturidade digital do seu negócio, segundo o Google

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Entre as recomendações para amadurecer sua presença no digital está investir em pessoas, cultura e dados

A maturidade digital é fundamental para quem deseja ter sucesso nos negócios, sendo importante para indicar o nível de integração das tecnologias no dia a dia de uma empresa, a sua capacidade de competir efetivamente e prosperar no ambiente digital. 

Maiores níveis de maturidade digital trazem vantagem competitiva em diversos indicadores de desempenho. O estudo The Fast Track to Digital Marketing Maturity, realizado pela BCG em conjunto com o Google, mostra que empresas que já alcançaram sua maturidade digital podem obter um crescimento de 18% na receita, 29% na redução de custos e até o dobro de aumento na participação de mercado.

Para Fernanda Dória, diretora de vendas do Google Customer Solutions, “as pessoas sabem do valor do digital para o crescimento de uma empresa, mas ainda existe uma dificuldade em entender como amadurecer essa presença e aproveitar todo o potencial das redes”. A partir disso, a diretora indicou 6 dicas para negócios que desejam alcançar a maturidade digital.

Time

“Os bens mais valiosos de uma empresa são as pessoas que a formam”. Para traçar o caminho até a maturidade digital é fundamental ter um time qualificado para converter dados e informações em insights – algo que só será conquistado com lideranças atentas. “Os líderes devem ter o compromisso de fazer mudanças, enxergar a tecnologia de forma estratégica e buscar desenvolver e capacitar o time para criar uma cultura empresarial mais ágil e flexível”, esclarece a executiva.

Para esse efeito, é de extrema importância que a empresa valorize o aprendizado diário das equipes e que os líderes incentivem os times a fazer parte da transformação digital. Desse jeito, todos podem trazer sugestões de melhorias e trabalhar juntos para que a maturidade digital seja alcançada na prática.

Risco

De acordo com a executiva do Google, é importante que haja espaço para o risco dentro da cultura do time para que as pessoas possam experimentar e crescer. “Aquilo que garante sucesso hoje, pode não garantir sucesso no futuro. Por isso, também é fundamental que as empresas abram espaço para testar, pois tentativa e erro estão na base dos processos de inovação”, comenta.

Outro componente cultural necessário para desenvolver maturidade digital é a agilidade. Isso porque a agilidade parte do entendimento de que decisões têm de ser tomadas constantemente, acompanhando o ritmo dos negócios e a crescente demanda por parte dos consumidores.

Dados

A forma que a empresa utiliza os dados dos clientes para traçar as estratégias, produtos e serviços é muito importante, sendo necessário ter os dados corretos para geração de insights que vão ajudar a fornecer o melhor serviço a eles. Dentro desse contexto, é necessário ser verdadeiro com o consumidor e deixar esclarecido como está usando os seus dados.

“Se as pessoas não obtém benefícios fornecendo seus dados, a tendência é que elas deixem de compartilhá-los e passem a se relacionar com marcas que entregam benefícios reais. Há um estímulo maior se algo lhe for oferecido em troca: descontos, amostras de produtos, cupons e garantias estendidas”. Assegurar a adequação de todos os pontos da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), ao mesmo tempo que constitui relações personalizadas com os consumidores, exige um planejamento completo, incluindo a contratação de profissionais especializados e comprometimento por parte dos colaboradores.

Mensuração

Os consumidores conversam e interagem com as marcas das mais variadas formas, passando por anúncios, redes sociais, mídias offline e etc. No meio de tamanha multiplicidade de canais, é importante mensurar e analisar o papel que cada um deles têm no processo de decisão de compra.

Por isso, a empresa que consegue distinguir o que gerou mais impacto na conversão de clientes e usar as ferramentas digitais para ajudar na atribuição de valor para as estratégias de marketing, estão próximos de alcançar a maturidade digital.

Parcerias

É essencial que a equipe esteja aberta a evoluir e aprender novas habilidades. “Para que a transformação digital aconteça de forma robusta, as equipes precisam trabalhar juntas com  o objetivo de gerar mais eficiência para a empresa e mais valor para os clientes”.

Um ponto importante é que as empresas vejam a cooperação de maneira estratégica. “O caminho para alcançar a maturidade digital é longo e, nesse contexto, conectar-se com outros players da indústria, parceiros de tecnologia e fornecedores pode ajudar e levar ainda mais valor para os consumidores”.

Foco no Cliente

“O cliente precisa ser o foco, é difícil e demanda uma mudança grande de estratégia, as empresas costumam fazer uma abordagem muito concentrada em suas necessidades”.

Focar em colocar os consumidores no centro das estratégias da empresa, significa que todas as decisões serão pensadas para solucionar os problemas que eles passam, além de agregar mais valor para suas vidas.

“Lembre-se: antes de iniciar qualquer projeto, reflita: para quem eu estou fazendo isso? Se a resposta não for ‘meu cliente’, talvez repensar a estratégia seja a melhor opção”, finaliza Fernanda.

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Fonte: Exame

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