5 tipos de marketing de conteúdo para impulsionar o seu negócio
O marketing de conteúdo é o presente e o futuro, mas para ser bem-sucedido é preciso conhecer as ferramentas corretas. Confira as nossas dicas.
O marketing de conteúdo é o presente e o futuro em termos de atração. Com cada vez mais pessoas tendo acesso à internet de qualidade, a tendência é que este tipo de trabalho, feito de forma inteligente, seja o cerne do marketing no mundo empresarial em médio prazo.
Vários estudos hoje já apontam para este caminho, e o motivo é bem simples: o marketing de conteúdo é uma estratégia prática que atende diretamente ao interesse do público-alvo das empresas. E em um espaço tão amplo como a internet, trabalhar ações mercadológicas que conversem com os seus clientes é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Mas, quais tipos de marketing de conteúdo funcionam? O que a sua empresa deve fazer para ser bem-sucedida nessa estratégia? Vamos explorar mais o assunto.
5 tipos de marketing de conteúdo para a sua empresa
O Marketing de conteúdo é uma estratégia de atração e fidelização de clientes por meio da criação e distribuição de informações de interesse no formado de conteúdos personalizados. Basicamente você entrega materiais e informação que respondam dúvidas, esclareçam assuntos, ou que despertem uma interação com seus usuários, iniciando assim um elo que tende a ser duradouro.
Quer conhecer formas de entregar esses conteúdos? Confira, abaixo, 5 tipos bastante usados.
1. Blog post
Podemos dizer que o blog post é a principal ferramenta do marketing de conteúdo, o “carro-chefe” da estratégia. É por meio dele que você consegue divulgar em volume as principais informações para esclarecer dúvidas dos seus potenciais clientes e demonstrar a autoridade da sua empresa em sua prática.
Ele é um dos principais chamarizes de clientes na internet e parte fundamental dentro de uma atuação de SEO (Search Engine Optimization). Quando um usuário pesquisa sobre qualquer assunto nos sites de pesquisa, as publicações dos blogs posts tendem a aparecer sempre como as primeiras respostas.
2. Guest post
Falando em SEO, tão importante quanto divulgar textos de qualidade dentro do seu blog é divulgar seu blog em outras páginas do mesmo segmento. E com o ‘guest post’ você consegue ter posts próprios em outros sites e criar links para o seu blog.
O contrário também acontece, logicamente, e é bastante interessante que outros profissionais também escrevam dentro do seu blog. Para as páginas de pesquisa, como Google e Bing, essa referência cruzada, conhecida como link building, é super importante e traz mais credibilidade ao seu site e seus conteúdos.
3. Ebook
Se o blog post serve para atração e “diálogo”, o e-book é o conteúdo que demonstra o conhecimento e a autoridade da sua empresa sobre determinado assunto. Aqui são desenvolvidos textos mais profundos, às vezes até educativos, que detalham e trazem mais informações sobre determinado assunto relacionado ao que você faz.
Por ser um conteúdo mais bem trabalhado, o e-book geralmente é oferecido em troca de uma ação do cliente, por exemplo:
- preenchimento de um formulário;
- participação em pesquisa;
- assinatura de newsletter.
- etc.
4. Infográfico
O infográfico é um tipo de conteúdo mais sumarizado que prioriza o visual, com informações passadas por meio de gráficos, figuras e números ao longo da página. É uma estratégia de marketing de conteúdo bastante utilizada para empresas B2B.
Embora também seja detalhista, a ideia aqui é educar ou dialogar com o usuário em um processo de aprendizagem muito mais fácil e rápido. Em termos de engajamento, é um conteúdo muito interessante.
5. Webinar
O webinar é o conteúdo que mais se diferencia dos anteriores, pois enquanto os outros tratam de textos, gráficos e figuras, aqui o diálogo é feito de maneira audio-visual, em geral com recursos de vídeo.
O webinar é em geral a chamada “live”, uma apresentação ou discussão ao vivo, transmitida para uma audiência em geral fechada, porém com foco no seu público, e com o objetivo exclusivo de educar sobre determinado assunto. Para aumentar a credibilidade do conteúdo, é usual trazer profissionais de fora da sua organização como convidados durante a apresentação. Claro que o webinário pode ser gravado e disponibilizado depois em video ou mesmo só seu som, em formato podcast.
Assim como o e-book, o webinar é um ótimo produto para ser trocado por alguma interação do usuário, aumentando a taxa de conversão de leads da sua empresa.
Como trabalhar uma estratégia de conteúdos?
Como dito, o marketing de conteúdo é uma estratégia bem simples de entender. Mas, isso não significa que seja fácil colocá-la em prática. Na verdade, considerando o que é necessário para se ter algum sucesso nesta área, é bastante trabalhoso. Criar conteúdos é possível para qualquer um, porém, planejar e criar conteúdos de forma estruturada para que atinjam o objetivo de atrair a atenção para sua organização demanda conhecimento sobre marketing digital.
O primeiro passo é identificar exatamente quem será o alvo de sua comunicação de conteúdo, o que é feito em geral através da definição das chamadas ‘personas’. Depois é necessário mapear os interesses destas personas e sua jornada de compra para os bens e serviços que você oferece, e a partir daí elaborar as pautas que servirão de base para seus conteúdos.
Feito isso se define um cronograma editorial e se inicia a criação e publicação de conteúdos, sempre tendo como base técnicas de SEO e de engajamento de visitantes na web, além claro de um trabalho de divulgação deste conteúdo. Como mencionado acima, pode parecer simples, mas em geral é bastante trabalhoso. A boa notícia é que, como para todas as áreas de negócios, existe método e técnicas que ajudam nesta empreitada.
Desenvolver isto com o apoio de especialistas facilita bastante. Um trabalho profissional vai ajudar você a identificar o perfil e as necessidades do seu público, diminuindo o risco de desperdiçar tempo e dinheiro em conteúdos pouco efetivos em termos de engajamento.
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