5 mitos sobre o marketing digital que devem ser quebrados
Não fique preso a paradigmas do passado. Conheça estes mitos sobre Marketing Digital e comece a sua mudança
É cada vez maior o número de empresas que migram suas estratégias para o Marketing Digital, buscando colocar em prática ações de atração e venda utilizando ferramentas como sites modernos, blogs com conteúdo atualizado e presença nas redes sociais. Isto não é à toa, já que cada vez mais quem aposta na internet está colhendo resultados positivos em seus negócios.
Porém, ao mesmo tempo em que há muitos empreendedores partindo para a transformação digital, ainda existem aqueles que estão presos a paradigmas e não agem em razão de mitos ligados ao Marketing Digital.
Pensando nisso, criamos este artigo para esclarecer 5 dos principais mitos sobre o Marketing Digital que devem ser quebrados imediatamente. Continue com a gente e confira.
1. Marketing digital pode ser feito por qualquer pessoa
Talvez um dos maiores mitos envolvendo o Marketing Digital é de que a estratégia pode ser desenvolvida por qualquer pessoa sem preparo. Um ledo engano.
Claro que em comparação com o marketing tradicional, o Marketing Digital é mais simples de entender e muito mais econômico. No entanto, para a sua correta aplicação é sim necessário conhecimento e expertise no assunto.
Por acreditar nesse mito, muitos empreendedores resolvem aplicar o Marketing Digital por conta própria, falham em alcançar bons resultados e concluem que o problema está na estratégia. Não caia nessa, procure sempre com a ajuda de um expert ou de uma agência especializada na hora do criar e executar o seu planejamento.
2. Marketing Digital é só para empresa grande
Quando a tecnologia era restrita a empresas de maior poderio financeiro, criou-se a ideia de que ações voltadas ao digital também eram limitadas a esse seleto grupo. Porém, com a popularização tecnológica e mais ainda com a internet, essa visão se tornou completamente superada.
O Marketing Digital é a democratização das estratégias de marketing. Empresas pequenas, médias e grandes podem realizar praticamente as mesmas ações a partir de uma estratégia bem desenvolvida.
Com um trabalho focado e bem construído, a sua empresa, mesmo com poderio financeiro moderado, é capaz de criar uma rede de clientes forte e altamente lucrativa.
3. No Marketing Digital é preciso estar presente em todas as redes sociais
Para desenvolver uma estratégia de Marketing Digital eficiente não é preciso estar presente em todas as redes sociais. Muito pelo contrário, na verdade é necessário foco. O Marketing Digital tem o objetivo de facilitar o contato da sua marca com os clientes, ou seja, ele trabalha muito melhor dentro das redes corretas, com a comunicação adequada.
A sua estratégia é desenvolvida onde o seu público estiver presente. Se o seu cliente não fizer uso do Twitter, por exemplo, não há razão para você despender tempo nesta plataforma, ou você pode encontrar barreiras se o seu produto não fica bem posicionado no ambiente corporativo do Linkedin. E mesmo se o cliente estiver no Instagram, se ele não está aberto a receber sua comunicação por lá também não vai adiantar muito investir tempo e esforço ali.
O cerne do Marketing Digital é o estudo antes da ação. Dessa forma, você só vai imprimir energia nas redes sociais que trarão um retorno real para a empresa.
4. Deve-se trabalhar para ter mais curtidores nas redes sociais
Outro grande mito é de que um Marketing Digital bem-sucedido só é possível quando a marca conta com um grande número de seguidores nas redes sociais.
Claro que números altos nas mídias sociais são interessantes, porém não é isso que definirá o sucesso da sua estratégia. Milhares ou milhões de curtidores nem sempre se traduzem em interessados ou vendas.
O trabalho do Marketing Digital é justamente fazer com que os seguidores se engajem mais nos posts e nas ações da sua marca, e principalmente visitem seu site ou entrem em contato. Quanto maior a interação, mais fácil tende ser a atração e a conversão de novos clientes.
5. Marketing Digital é só para empresas on-line
“Se a minha empresa é física e com pouca participação no mundo on-line, o Marketing Digital não é para mim”. Pois é, ainda hoje há empreendedores que acreditam nesse mito.
Assim como o modelo tradicional, o Marketing Digital pode ser adotado por todo tipo de empresa. Ser uma loja virtual não é prerrogativa para utilizar a estratégia.
Pense que independentemente do seu modelo de negócio, o seu objetivo sempre será: ampliar o alcance da marca, demonstrar autoridade no setor de atuação, atrair e fidelizar clientes. Tudo isso, o Marketing Digital é capaz de fazer.
Enfim, esses foram alguns dos principais mitos sobre o Marketing Digital. Como você pôde notar, a maior parte dos equívocos está diretamente ligada à falta de um especialista durante a montagem do planejamento. Por isso, para não cair em armadilhas, vale a pena contar com a assessoria da Tech4biz, uma agência referência na criação e aplicação de estratégias de Marketing Digital.
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