4 dicas para criar uma boa newsletter
Quer melhorar a comunicação com os seus clientes e sua estratégia de marketing digital? Que tal investir em uma newsletter? Confira algumas ótimas dicas.
De forma direta, a newsletter é um e-mail informativo. Porém, não se trata de uma mensagem padrão, pois o objetivo aqui é atrair o usuário para o site ou blog da empresa através de conteúdos relevantes. Para isso, o newsletter pode apresentar ofertas específicas ou assuntos variados.
No entanto, muitos profissionais ainda não entendem o funcionamento ou têm dificuldades em obter bons resultados com a estratégia. Na maioria dos casos, isso deve a um mau desenvolvimento na criação da newsletter ou falta de ferramentas adequadas.
Então, para ajudar você a melhorar o relacionamento e a comunicação com o seu cliente, a seguir, apresentaremos 4 dicas de como criar uma ótima newsletter. Continue com a gente e confira. Boa leitura!
1. Defina corretamente o “Assunto” a ser abordado na newsletter
Tenha em mente que o “Assunto” apresentado no e-mail pode ser decisivo para o usuário abrir ou não a mensagem. Nesse sentido, vale a pena trabalhar melhor na elaboração específica desse ponto, garantindo uma chamada que prenda a atenção do leitor.
Para tornar a mensagem mais homogênea e aumentar as chances de sucesso, é possível utilizar uma expressão de destaque do próprio conteúdo como a frase do “Assunto” – pode melhorá-la e torná-la ainda mais interessante para esse objetivo.
Em geral, o Assunto deve ser objetivo, relevante e cativante.
2. Trabalhe com uma mensagem “escaneável”
Muitas empresas acabam desperdiçando uma estratégia de newsletter apenas por não saberem organizar a mensagem corretamente. É fato que um newsletter é composto por diferentes temas. Porém, é possível divulgar cada ponto de maneira separada e com o destaque correto.
Hoje em dia isso é ainda mais crucial, pois vários usuários acessam seus e-mails através de smartphones e tablets. Se o conteúdo não estiver escaneável, dificilmente a mensagem alcançará o objetivo desejado: novos cliques para uma maior interação.
3. Invista na simplicidade
Em uma estratégia de newsletter, muitas vezes, o menos é mais. Ainda que o conteúdo seja mais extenso que o convencional, é preciso ter em mente que o e-mail é um canal de comunicação rápida e instantâneo.
Ou seja, invista na simplicidade na hora de criar a newsletter. Nem todas as imagens e recursos gráficos da mensagem podem funcionar como o esperado, e isso pode transformar por completo o conteúdo.
Seja prático e aposte em um layout de tabela para apresentar a sequência de ofertas dentro do e-mail. Se o uso de imagens for algo fundamental, lembre-se em adicionar os atributos ALT – atalhos que aparecem caso as imagens não sejam exibidas.
4. Avalie os resultados da estratégia
O que não é avaliado, não é melhorado. Isso é um fato. Por isso, mesmo seguindo todas as dicas de criação de newsletter, é necessário trabalhar com análises e estudos para entender a efetividade da estratégia.
Atualmente, existem no mercado ferramentas que ajudam nessa mensuração, mostrando, por exemplo, a taxa de abertura dos e-mails enviados. Fora isso, você pode utilizar os serviços de uma agência especializada. Além de desenvolver um trabalho de maior qualidade, ela fornece relatórios sobre fatores como:
- melhores horários para envio;
- assuntos mais procurados;
- número de cliques;
- taxa de abertura.
Com esses e outros dados relevantes a sua empresa se torna capaz de criar campanhas e promoções cada vez mais eficientes e com alta taxa de ROI.
A verdade é que, em uma época de comunicação tão dinâmica, investir em uma estratégia de newsletter pode fazer toda a diferença para o relacionamento da sua empresa com os clientes. Conte com a parceira da Tech4biz e construa um planejamento de sucesso para criação de newsletters dentro da necessidade do seu negócio. Não perca tempo, dê o primeiro passo e esteja sempre a frente da concorrência.
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