3 maneiras de usar as redes sociais em marketing B2B
Com as suas redes sociais bem alinhadas com sua estratégia, elas podem trazer um ótimo retorno para o seus negócios.
As redes sociais hoje são um grande canal de interação no mundo, com pessoas de todos os continentes conectadas 24 horas por dia. Mas, enquanto há quem utilize as plataformas apenas para diversão, existem empresas que conseguem usa-las para desenvolver o seu marketing B2B.
O fato é que, diferentemente do que alguns podem pensar, o relacionamento entre empresas pode nascer, se fortalecer e crescer por meio das redes sociais. Com um marketing B2B inteligente, por exemplo, o seu negócio pode fazer sua presença digital mais forte com as redes, se comunicando com o mercado de forma mais ampla, criando oportunidades de alcançar novos parceiros, clientes, e resultados por conta disto.
Quer entender mais sobre a relação entre as redes sociais e o marketing B2B, e também conhecer dicas de como desenvolver uma boa estratégia? Então vamos explorar mais este assunto.
Por que utilizar as redes sociais no marketing B2B?
É provável que enquanto lê este post, você tenha uma aba aberta da sua rede social favorita no celular ou notebook. E, assim como você, a maior parte das pessoas faz isso, inclusive gestores de negócios, empresários e executivos de grandes organizações.
A assiduidade às redes sociais da sociedade em geral – e notadamente dos brasileiros – é um fator de grande relevância atualmente. Empresas trabalham esse tipo de informação como um verdadeiro tesouro, investindo em mídias sociais para atrair e melhorar o relacionamento com o público nessas plataformas.
Além disso, embora as pessoas “comuns” vejam as redes só como ferramentas de interação, a verdade é que os proprietários das plataformas trabalham para deixá-las mais aptas à utilização dos perfis empresariais. Ou seja, são espaços que cada vez mais oferecem grandes oportunidades de negócio.
Mesmo que você já conte com bons parceiros, um marketing B2B bem-sucedido influencia diretamente em outros fatores importantes para qualquer empresa, tais como:
- visitantes no site da empresa;
- atração de novos clientes;
- posicionamento da marca.
Deixar de investir recursos em redes sociais por achar que não se trata de uma estratégia condizente com o seu segmento pode ser até obsoleto, até porquê deixando isto de lado você permite que a concorrência tenha vantagem competitiva em relação ao seu negócio. E cada rede social tem suas características e importância – por exemplo:
- o LinkedIn é a plataforma social mais utilizada por profissionais do mundo corporativo;
- o Instagram foi a rede social com maior ascensão nos últimos anos;
- o Facebook tem hoje quase 3 bilhões de usuários ativos.
Como desenvolver o marketing B2B nas redes sociais?
Agora que você já sabe a importância de desenvolver um marketing B2B nas redes sociais, confira 3 dicas para melhorar a sua estratégia.
1. Crie e divulgue conteúdos de qualidade
O grande pecado de muitas empresas nas redes sociais é achar que qualquer postagem é aceitável, que o “meme” vai atrair o público. Não aja dessa forma. Trate o perfil da sua marca com a mesma importância de outras frentes de comunicação com o mercado e de seus produtos e serviços.
Ainda que as plataformas sociais possam ser menos formais que os contatos em escritórios, por exemplo, os seus seguidores esperam conteúdos relevantes e de qualidade, com postagens que agreguem valor ao dia a dia e que por isso despertam interesse.
A melhor boa notícia é que você pode fazer isso sem precisar de grandes investimentos, é possível oferecer:
- informações relevantes sobre o seu segmento;
- dicas para utilização de produtos;
- conteúdos ricos (e-books).
2. Utilize as ferramentas disponíveis
Como explicado anteriormente, as redes sociais hoje são pensadas bastante para os perfis empresários. As plataformas oferecem uma gama de ferramentas para que as páginas das empresas consigam expandir seus negócios, atrair novos clientes e melhorar o relacionamento com o público.
Basta que você busque as ferramentas mais condizentes com o seu negócio e utilize-as para melhorar o engajamento das postagens e criar insights para a comunicação do departamento de marketing.
3. Monitore e faça benchmarking
O mundo do marketing é um eterno aprendizado, por isso é importante analisar a concorrência e entender o que funciona e o que não funciona no seu segmento. Afinal, como explicado, empresas investem altas quantias para serem bem-sucedidas em suas redes sociais.
Nesse sentido, é interessantíssimo monitorar de perto os resultados do que está fazendo nas redes e ajustar, caso não esteja contente com os mesmos. Além disso, é importante fazer um benckmarking nas plataformas sociais no mercado. Não se trata de cópias ou plágios, mas sim de uma estratégia de aprimoramento de processos. Até porque, não se engane, a concorrência também está todo o tempo estudando os passos da sua empresa.
Enfim, as possibilidades de crescimento para o seu marketing B2B nas redes sociais são quase infinitas. Mas, as chances de insucesso também são grandes, tendo em vista o número de empresas que desistem no meio do caminho. A melhor opção é contar com o serviço de especialistas para definir a melhor estratégia de gerenciamento das suas páginas. Com um trabalho alinhado, os frutos tendem a ser interessantes.
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