Como gerar negócios em redes sociais
Marcar presença nas redes sociais é, atualmente, uma prioridade de grande parte das marcas, independente do porte, segmento ou público-alvo da organização. Com grande alcance e custo menor do que ações tradicionais de marketing, canais como Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outras redes, tornaram-se o centro das estratégias de marketing digital de muitas empresas.
No entanto, nos últimos anos, profissionais da área enfrentam um desafio: o alcance orgânico das redes sociais está cada vez menor, ou seja, se sua marca não impulsiona seus posts ou investe em anúncios, o número de pessoas atingidas pela sua mensagem será muito menor do que o número total de seus seguidores. Para se ter uma noção clara do impacto disso: segundo um estudo da consultoria canadense Later, a média de alcance orgânico no Instagram é de apenas 10%. Além disso, o Facebook anunciou em janeiro deste ano uma mudança em seu algoritmo que diminuiu a visibilidade de marcas e publishers no feed de notícias do usuário, priorizando postagens de amigos e familiares. Desafios como estes fizeram com que muitas empresas partissem direto para a solução mais prática e direta: o investimento em anúncios nas redes sociais. Mas e em casos de empresas em que o orçamento de marketing é apertado, ou então existe uma necessidade redução de custos na área? É possível trabalhar com esses canais – e gerar resultados – de outras formas, sem a necessidade de altos investimentos em posts patrocinados ou anúncios? A resposta é sim, e vamos explicar como no artigo de hoje. Continue a leitura para entender mais!
Alcance pago x Alcance orgânico em redes sociais
Vamos começar explicando o que é cada um dos alcances nas redes sociais. O alcance orgânico refere-se ao número de pessoas que visualizaram o conteúdo por meio de distribuição não paga, de forma espontânea. Ele está diretamente ligado ao nível de engajamento dos seguidores com a sua marca nas redes sociais: a cada pessoa que curte, comenta ou compartilha uma publicação sua, dezenas de outras pessoas terão acesso ao seu conteúdo sem que você precise promover posts. Já o alcance pago é aquele referente ao número de seguidores atingidos por posts que foram promovidos pela marca, ou seja, posts impulsionados ou patrocinados. Como o nome já diz, esse alcance depende de investimentos da empresa, que deve estabelecer um orçamento para cada rede social na qual deseja promover seu conteúdo.
As principais vantagens dos posts pagos são a possibilidade de segmentar a audiência e as taxas de cliques rastreáveis, através das quais você acompanha o progresso dos seus anúncios – e pode fazer os ajustes necessários para otimizá-los. No entanto, o alcance pago tem uma grande desvantagem em relação ao orgânico: a menor credibilidade. Um usuário de rede social é muito mais inclinado a se interessar por uma marca caso ela apareça em seu feed de forma natural, especialmente vinculada a um amigo ou familiar.
Vamos explicar: imagine que você está procurando um fornecedor de brindes para a sua marca e faça uma busca no Google a respeito. Após alguns dias (ou até mesmo horas) da pesquisa, ao entrar no Facebook, você vê alguns anúncios de empresas especializadas em brindes. Se você nunca ouviu falar daquele fornecedor, é possível que simplesmente ignore o anúncio, ou até mesmo sinta que sua privacidade está sendo invadida, pois a rede social “sabe” o que você está buscando. Agora, imagine esse mesmo anúncio e, logo abaixo dele, a informação de que 10 amigos seus curtiram a página daquela empresa. Ou então que um de seus contatos curta ou comente uma postagem relacionada a brindes e isso apareça no seu feed. É muito provável que isso chame sua atenção! Segundo dados do próprio Facebook, um anúncio que tenha conteúdo social – quando um usuário vê que um amigo curtiu uma marca – tem, em média, 50% mais chances de ser lembrado e aumenta em 35% as chances de vendas. Ou seja, aparecer de forma natural (ou mais natural possível) para seu público em redes sociais aumenta a confiança e a credibilidade da sua marca.
Mas, com o alcance orgânico cada vez menor, como trabalhar as redes sociais e gerar negócios sem investir em anúncios? O que sua estratégia de marketing digital deve contemplar para sua marca se destacar nesses canais? É o que veremos a seguir!
Como gerar resultados em redes sociais com alcance orgânico
Assim como qualquer ação de marketing digital, antes de partir para a execução, é indispensável traçar uma estratégia para as redes sociais da sua empresa: em quais delas sua marca estará presente? Qual o objetivo com cada uma das redes: canal de comunicação, geração de leads, posicionamento de marca? Qual o seu público? Qual será o tom das mensagens? Que tipo de conteúdo será compartilhado nesses canais? Definir tudo isso é fundamental para que o conteúdo que sua marca compartilha nas redes sociais gere o maior engajamento possível, contribuindo para seu alcance orgânico e, consequentemente, para a geração de negócios sem a necessidade de investimentos em anúncios. Separamos 5 dicas valiosas para que seu conteúdo no Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e outras redes se destaque e alcance o público desejado:
1) Poste com frequência
Tão importante quanto estar presente nas redes sociais, é manter uma constância no número de postagens. Um perfil abandonado, com postagens antigas, passa uma imagem negativa da sua marca para os seguidores. Mas postar demais não é sinônimo de relevância, portanto o indicado é fazer pequenos testes para definir qual a frequência ideal de posts nas suas páginas, quais horários são considerados de pico levando em consideração seu público-alvo, etc. No Facebook, por exemplo, de acordo com dados da Buddy Media, páginas que postam uma ou duas vezes ao dia têm um engajamento 40% maior do que aquelas que postam 3 vezes ao dia. Ou seja, foque na qualidade e não na quantidade!
2) Interaja com seus seguidores
Independente do canal, é normal nos sentirmos frustrados quando tentamos entrar em contato com uma empresa e não temos retorno. Nas redes sociais esse sentimento não só acontece, mas, em muitos casos, está exposto para que todos vejam que você não deu retorno para um seguidor. Responda o mais rápido possível dúvidas dos seus seguidores, agradeça elogios, responda e entre em contato em caso de críticas. Isso não só fará bem para a imagem da sua empresa, como, quanto mais interações ocorrerem em suas postagens, maiores as chances de aumento no alcance orgânico de uma publicação.
3) Trabalhe com apelo visual
Em um feed de notícias em que você irá competir pela atenção do usuário com outras empresas e outras pessoas, chamar a atenção é essencial. Para isso, é importante investir em boas imagens, em publicações com layouts atrativos, vídeos, gifs, etc. Tudo isso faz com que o engajamento dos seguidores com a sua marca seja maior e, consequentemente, seu alcance orgânico seja ampliado. E não pense que isso vale apenas para Instagram ou Facebook! Segundo estudo realizado pela Postcron, publicações com imagens no LinkedIn aumentam em mais de 90% a taxa de comentários.
4) Desenhe uma estratégia específica para cada rede social
Produzir alguns posts e conteúdos e apenas replicá-los em todas as redes sociais da sua empresa, sempre com a mesma mensagem ou imagem? Esqueça! Para cada uma delas, desenhe uma estratégia específica, considerando o perfil dos seguidores, o foco da rede social, os objetivos da marca, entre outras questões. Isso irá ajudar a determinar, por exemplo, quais tipos de conteúdo deverão ser produzidos e qual a linguagem usada para cada plataforma. Além disso, lembre-se que cada rede social tem especificações claras sobre as publicações, como o tamanho de imagens, a quantidade de texto exibida sem a necessidade do usuário clicar em “leia mais”, forma de exibição de links, etc. Dando uma atenção especial a esses detalhes você aproveita ao máximo as funcionalidades de cada rede social e entrega um conteúdo realmente relevante para seu seguidor.
5) Invista em marketing de conteúdo
Tudo o que falamos até aqui está diretamente ligado ao protagonista das redes sociais: o marketing de conteúdo! E é exatamente aqui que está a “jogada” do alcance orgânico cada vez menor. Com mais conteúdo sendo compartilhado, tanto por pessoas quanto marcas, a competição para aparecer no feed de notícias do usuário ficou muito mais acirrada. A forma encontrada pelas redes sociais para entregar as publicações mais relevantes para cada pessoa é através de análise de diversos fatores: com quais páginas o usuário mais interage? Qual o perfil deste internauta? Que tipo de conteúdo ele mais acessa? Qual a localização do usuário? Estes são apenas alguns exemplos, mas a lista de elementos analisados é extensa.
Não existe uma fórmula exata, mas esses e muitos outros aspectos devem ser analisados e considerados a fundo pelos profissionais de marketing ao traçar uma estratégia de marketing de conteúdo. Respondendo essas perguntas corretamente, será muito mais simples criar um conteúdo realmente relevante para o internauta, que não só será lido por ele, como compartilhado entre suas conexões. Quanto mais pessoas tiverem acesso ao que você publica nas redes sociais, maior será seu alcance orgânico e maiores serão as chances de negócios.
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