Acesso à internet por celular se consolida cada vez mais no Brasil
Recentemente, falamos aqui no blog sobre algumas tendências do marketing digital para 2018 e, entre elas, citamos o domínio cada vez maior de dispositivos mobile entre os internautas. Agora, dados do IBGE reforçam a importância do celular na vida dos brasileiros – e como isso pode impactar a estratégia digital das empresas, afinal, elas precisam se adaptar para oferecer uma experiência igualmente rica para o consumidor nesses dispositivos.
De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, o telefone celular foi o principal meio para acesso à internet, sendo utilizado por 94,6% das pessoas. Em segundo lugar, mas muito através dos aparelhos celulares, está o microcomputador (63,7%), seguido pelo tablet (16,4%) e a televisão (11,3%).
O estudo também mostrou que os grandes responsáveis pelo aumento do uso da internet no celular são os programas e aplicativos que permitem a troca de mensagens entre os usuários, como WhatsApp, Facebook Messenger, etc. Segundo Cimar Azeredo, coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, é simples entender o porquê: “É mais barato enviar mensagem por Whatsapp [do que telefonar]. Se você estiver em outro Estado, ou outro país, isso facilita muito. Então, isso ajuda bastante a entender essa finalidade ser a principal usada por brasileiros. Ela aproxima pessoas distantes por esse processo de mensagem”, afirma Azeredo. Atentos a essa realidade e necessidade dos usuários, recentemente o WhatsApp lançou o WhatsApp Business, versão do aplicativo voltada para comunicação entre empresas e clientes.
Outro dado levantado no estudo foi o uso do celular para acesso ao email: o levantamento mostrou que 69,3% dos internautas que usaram a internet no período de referência da pesquisa, o quarto trimestre de 2016, acessaram seus emails através do celular. Com isso, a possibilidade de esperar para tratar algum assunto ou buscar qualquer informação usando um computador fica cada vez menor, já que a praticidade do telefone à mão facilita utiliza-lo de maneira imediata.
Dados como os apresentados pelo IBGE são fundamentais para que empresas que investem em presença digital entendam a importância dos dispositivos mobile em uma estratégia de marketing digital. Até alguns anos atrás, poucas se preocupavam em ter um site com versão mobile, disparar um email que fosse facilmente visualizado em telas menores, ou então preparar um material rico que pudesse ser aberto tanto em computadores quanto celulares. Com a nova realidade dos internautas brasileiros, marcas devem adaptar suas estratégias online para que possam oferecer aos clientes e potenciais clientes uma experiência tão rica no celular quanto teriam em outros dispositivos.
Quer otimizar sua estratégia de marketing digital considerando o uso de aparelhos celulares pelos internautas? Fale com a Tech4Biz e saiba o que pode ser feito para lidar com isto.
Fonte: Valor Econômico