Facebook Messenger se posiciona como canal de comunicação entre empresas e clientes

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2017 foi um ano em que as plataformas de mensagens instantâneas se firmaram como importantes canais de comunicação entre empresas e seus clientes. Um exemplo disso foi o lançamento do WhatsApp Business, a versão exclusiva para empresas do aplicativo de mensagens. O Facebook, dono do WhatsApp, não parou por aí e recentemente lançou também um plugin para websites, que permitirá que consumidores conversem diretamente com organizações através do Facebook Messenger no site da empresa, podendo levar essa conversa para diferentes aparelhos, como celulares, tablets, computadores ou outros canais que permitem acesso à plataforma de comunicação.

Os grandes diferenciais da plataforma do Facebook estão no seu alcance e suas funcionalidades: apesar de existirem diversos plugins de suporte e chat, nenhum deles tem o alcance do Messenger, aproximadamente 1,3 bilhão de usuários por mês, e poucos contam com todas as funcionalidades oferecidas pela ferramenta da rede social mais famosa do mundo, como suporte para pagamentos, anúncios em rich media, integração com chatbots, bots que identificam um idioma, entre outras. Segundo o Facebook, muitas dessas funcionalidades serão suportadas já na versão beta do plugin para websites e novas experiências serão adicionadas ao longo do tempo, tornando a experiência do plugin tão rica quanto o próprio aplicativo.

A importância do Facebook Messenger como um canal de comunicação entre empresas e consumidores se confirma em dados divulgados recentemente pela plataforma: em média, 2 bilhões de mensagens são trocadas mensalmente entre organizações e clientes e, entre os países onde esse canal é mais usado para esse tipo de comunicação, estão Estados Unidos, Brasil, Tailândia, México e Vietnã. Outro dado interessante divulgado pelo Messenger foram os tipos de negócios que mais trocam mensagens com seus clientes através da ferramenta: serviços profissionais, varejo, entretenimento e indústria de mídias.

A grande jogada do plugin está na migração entre as plataformas, uma vez em que o usuário poderá continuar sua interação com a empresa estando no Facebook, no site da organização ou no próprio Messenger – ou seja, não será necessário estar no site do seu negócio para que seu cliente converse com você.

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Fonte: Marketing Land e TechCrunch

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