Marketing e Tecnologia lideram transformação digital nas empresas

 Em Marketing Digital, Notícias

É inegável a mudança que a tecnologia provocou na vida, rotina e comportamento das pessoas: tudo ficou mais rápido, o volume de informações que recebemos diariamente se multiplicou, mudamos a forma como compramos, como nos relacionamos com outras pessoas e até mesmo com marcas e empresas.

Com isso, foi inevitável que mudanças ocorressem também no mundo dos negócios e dentro das organizações, e é justamente isso que mostra o novo estudo realizado pela consultoria Michael Page. De acordo com a pesquisa, que entrevistou 300 executivos de alta e média gerência de diversos segmentos, as áreas de TI e Marketing lideram a transformação digital nas empresas, no entanto 46% dos entrevistados acreditam que as empresas onde trabalham não estão preparadas para este processo de digitalização. Além disso, o estudo também mostrou que três em cada dez empresas não acompanham a velocidade digital do mercado. Os resultados do levantamento da Michael Page mostram que, infelizmente, ainda há uma forte resistência das organizações em adotar estratégias e ações que contemplem o ambiente online.

Apesar de alguns números negativos, a pesquisa também mostrou como os executivos apostam na transformação digital para aumento da produtividade nas empresas onde trabalham: 27% dos respondentes acreditam em um aumento de 50 a 80% na produtividade de uma organização que passa por um processo de digitalização, 26% acreditam em um aumento de 30 a 50%, e 18% dos entrevistados apostam em um impacto superior a 80%. Apenas 1% dos executivos ouvidos disseram não esperar um aumento de produtividade devido à transformação digital. No entanto, nove em cada dez entrevistados apostam que essas mudanças mudarão suas rotinas de trabalho, mas que suas posições dentro das organizações não poderão ser substituídas por robôs.

Muito pelo contrário! O estudo da Michael Page mostrou que a procura por analistas, especialistas, coordenadores e gerentes cresceu 50% até outubro de 2017, sendo que os cargos mais demandados em digital foram nas área de User Experience, Marketing de Performance e Transformação Digital propriamente dita. O motivo para isso é uma mudança no perfil dos profissionais buscados pelas organizações, inclusive na área de Marketing e Marketing Digital: empresas que estão atentas ao ambiente digital buscam profissionais mais objetivos, com formações técnicas e com viés analítico, mais voltados à viabilidade de negócio e resultados.

Em entrevista ao portal Mundo do Marketing, a Diretora de Marketing para soluções de talentos na América Latina do LinkedIn, Lia Vicente explica mais sobre essa mudança de perfil: “O que vemos é como o Marketing Digital traz uma necessidade de conhecimento em ferramentas e uma capacidade de análise muito forte também pela alta captura de dados. Isso é importante para que os profissionais consigam extrair qual é a inteligência desses dados e tomar ação a partir disso. Não diria que o profissional está mudando 100%, mas essas habilidades analíticas, de operação de ferramentas e conhecimento em gerar informação com plataformas específicas estão sendo acrescidas ao perfil”.

E a sua empresa, já começou sua transformação digital? Fique ligado aqui no blog que, em breve, falaremos mais sobre este tema tão atual nas organizações. Enquanto isso, aproveite para baixar nosso ebook gratuito “Marketing Digital: o passo a passo completo para iniciantes” e começar a colocar em prática a transformação digital em seu negócio.

Fonte: Mundo do Marketing

Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe um comentário

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar