10 erros que você não deve cometer no marketing digital B2B
Sabemos o quanto o marketing digital é fundamental em um negócio. Imagine, então, em tempos de crise. Agora, mais do que nunca, precisamos avaliar os cenários, ter prioridades e identificar as melhores oportunidades.
Neste sentido o primeiro passo é identificar o que não deu certo mesmo antes da crise. Aprimorar sempre as estratégias é fundamental, independente do momento de mercado.
É preciso conhecimento e crítica para abandonar modelos que não foram eficientes e implementar novos que podem ajudar. Porém, a empresa deve agir de maneira planejada e inteligente. Um equívoco pode proporcionar estragos financeiros e manchar a reputação de uma marca.
Pensando nisso, listamos aqui os 10 erros que você não deve cometer no marketing digital B2B.
1 – Esquecer os investimentos anteriores – Esse erro está em primeiro lugar e não é à toa. Tudo começa com o investimento. É onde sua empresa se embasa.
Antes de começar a pensar nas estratégias, é preciso analisar como foi aplicado o dinheiro e qual o retorno conquistado em cada estratégia.
Depois desta análise, vamos evitar um erro comum: insistir em investir no que não traz resultado.
Esqueça! Se não está dando certo, mude seus investimentos e estratégias. Não fique preso no que está dando errado.
2- Não monitorar a performance do conteúdo – Se seu conteúdo não engaja com seu público, não adianta manter a abordagem. Diversifique e busque encontrar o melhor modelo para sua empresa.
É necessário manter um conteúdo ativo, mas se ele não funciona, não está ajudando seu negócio a alcançar bons resultados.
Existem muitas possibilidades e formatos diferentes, um deles vai ajudar a alavancar sua marca.
3- Não pensar no longo prazo – Se no ano que passou sua empresa não investiu em estratégias a longo prazo, este erro pode custar caro agora. O que é possível fazer? Não repetir o erro para não ter a mesma dificuldade no futuro.
Pensar no longo prazo não significa necessariamente gastar mais, mas significa integrar mais, pensar no que faz hoje e como isto vai ‘ligar’ com algo que possa fazer amanhã, como cada componente de suas ações se encaixa para montar um todo que é sua estratégia.
4- Desdenhar as redes sociais – Se sua empresa ainda não está construindo uma presença nas redes sociais, está cometendo um grande erro.
Mesmo para o mercado B2B, as empresas estão cada vez mais envolvidas com Facebook, Instagram, LinkedIn e Pinterest. Por quê? Porque as empresas são feitas de pessoas, e redes sociais são uma realidade diária para a maior parte do seu público, que pode ou não ser atingido por você (ou seu concorrente) quando estiver navegando em uma delas.
Comece a usá-las com planejamento e de forma estruturada, avalie o retorno – por exemplo, quanto elas levam de visitantes para o seu site – e veja em qual delas o seu público-alvo está mais ativo e procurando por suas soluções.
As pessoas estão cada vez mais conectadas e no B2B não é diferente. Construa seu diferencial pela rede social.
5- Manter um site antigo e desatualizado – Grande parte das empresas acredita que seu site está ótimo e que não precisa ser atualizado.
Isso pode até ter fundamento quando se pensa que a empresa é a mesma, os serviços são os mesmos, etc., mas não quando consideramos outros aspectos – que estamos evoluindo para um uso cada vez maior da versão mobile, por exemplo. Se seu site não está otimizado para uma versão mobile first, facilitando a navegação em smartphones, é possível que você esteja perdendo negócios. Isto sem falar em usabilidade, modernidade visual, facilidade de interação e de busca de informações, etc.
Portanto, mesmo para o mercado B2B, não deixe de atualizar sua plataforma. Ela é seu cartão de visita na internet.
6- Esquecer de investir em midias digitais – Não usar anúncios no Google, Facebook e LinkedIn é um erro que muitas empresas no mercado B2B cometem por achar que não trarão resultados.
Mas da mesma forma que é preciso construir uma presença orgânica, ou seja, baseada nos seguidores ou ‘likes’ e re-posts de suas paginas, a presença buscando ativamente um publico expandido – que é estar nas plataformas com anúncios – é importante para alcançar quem ainda não conhece sua página na rede, ou mesmo sua marca.
Portanto, se você não usa a publicidade digital, comece a fazer um pouco em cada plataforma e veja qual desempenha melhor para sua empresa.
7- Ignorar comentários e feedbacks nos canais digitais – este é um erro que não atrapalha apenas a sua reputação, como também prejudica outros setores da empresa.
Seu público é quem pode falar melhor sobre seus produtos ou serviços.
Então, não ignore as mensagens. Se fizer, você está ignorando uma possibilidade de ter alguém referenciando sua empresa, e consequentemente seu potencial de crescimento. Por isso, ouça mais as pessoas que chegam via sua plataforma digital e busque sempre ajudar a sanar as dúvidas e resolver problemas.
8- Repetir uma coisa só em todos os canais – Não seja repetitivo nas redes sociais! Cada canal tem suas características e particularidades, por isso usar o mesmo conteúdo da mesma forma em todas as redes podem afastar o seu público ao invés de aproximá-lo.
Aprenda mais sobre os seus canais e saiba usar as características de cada um ao seu favor.
9- Não estabelecer metas – Pode parecer exagero, mas tudo no digital tem que ter uma meta para poder ser avaliado. Muitas empresas não traçam metas para suas estratégias, e assim não tem como se apoiar nos números para saber o que está dando certo e o que não está. Ainda mais com a facilidade de mudança que a plataforma web permite para ajustar ações que não estão dando resultado.
É possível montar as estratégias sem ter todas as metas definidas, mas é como um grupo de barcos sem rumo – você pode até chegar a algum lugar, mas pode ser em um local onde não queira estar.
10- Deixar de procurar especialistas para ajudar a sua empresa – Este é um erro e pode ser o que faz com que sua marca cometa vários outros citados anteriormente.
O conhecimento interno é limitado à capacitação e experiência de seus recursos, mas muita coisa precisa extrapolar este limite, e existem muitas opções no mercado para incorporar conhecimento quando necessário – seja de forma pontual, ou mesmo de forma contínua. Sem ajuda para organizar suas estratégias e executar as ações planejadas, é mais fácil errar.
Sempre busque por quem entende do mercado B2B e de plataformas digitais, assim fica mais difícil sua empresa ficar em apuros em algum momento.
Fonte: Jornal Contábil