Marketing digital B2B: quais devem ser suas prioridades?
Com o fim do ano se aproximando, muitas organizações já estão na fase de planejar suas estratégias de marketing digital para 2018. Mas o que deve ser prioridade na área para as empresas do segmento B2B? Quais são os pontos aos quais os profissionais devem estar mais atentos? As respostas para questões como essas são fundamentais para atingir os objetivos de crescimento e o time de marketing é a peça chave para encontrar as respostas corretas e colocar o plano em prática.
Pensando nisso, uma reportagem do site Martech Today entrevistou CMOs e recrutadores para entender o que eles buscam em profissionais de marketing B2B e quais atributos eles consideram valiosos para as organizações. No geral, os entrevistados mostraram que capacidades ligadas ao marketing digital são prioridade, citando certificações de automação de marketing, competência digital, habilidades analíticas e produção de conteúdo. Confira algumas das habilidades mais citadas e como elas se encaixam no mundo do marketing digital B2B atual:
Foco na geração de receita
Independente do que é comercializado, seja um produto ou serviço, o objetivo final do marketing é sempre gerar receita para a empresa. No processo para isso, a área pode ter outras metas, como reconhecimento de marca, posicionamento, nutrição de leads, etc., mas tudo isso converge para a venda ao fim do processo. Por isso, ter um time de marketing com foco em gerar receita é fundamental para atingir esse objetivo.
É preciso ter um mindset voltado para a jornada de compra do cliente, entendendo o comportamento desse cliente desde a fase inicial de pesquisa, passando pela avaliação de soluções e chegando ao momento da compra e fidelização. Para isso, os profissionais devem ter um expertise sobre o topo do funil, sabendo como identificar e engajar os prospects para que eles se tornem leads, mas devem saber também como criar os ‘links’ e atender esses leads enquanto eles se movem pelo funil – entregando o conteúdo e o valor necessários no momento certo para gerar oportunidades reais de venda e, consequentemente, receita.
Tecnologia como aliada
Um outro ponto de destaque quando falamos em marketing B2B é o uso intenso de tecnologia. É claro que a tecnologia é um grande facilitador para que qualquer processo e sua estratégia associada funcione, por isso ter o apoio de boas ferramentas de marketing é prioridade entre os executivos da área.
Contar com a ajuda de profissionais que entendam a importância da tecnologia e que tenham facilidade para utilizá-la para otimizar ao máximo a implementação de sua estratégia de marketing é fundamental para o sucesso desta área, usando ferramentas e recursos tecnológicos para criar valor para a empresa e para ser mais eficaz no seu trabalho junto a potenciais clientes.
Comunicação adequada
Marketing nada mais é do que comunicação e, no mundo dos negócios, saber se comunicar bem com seus clientes e prospects é um passo essencial. O marketing digital, assim como os profissionais responsáveis pela área, deve garantir que a comunicação aconteça bem e, para isso, o valor da marca e seu posicionamento no mercado deve ser transmitido através de peças com um conteúdo relevante e de qualidade, levando em conta as necessidades do cliente e dando o apoio necessário para o time de vendas.
Atenção às métricas
As métricas e o monitoramento de resultados, mais uma vez, aparecem como um ponto importante do marketing. Contemplar esses pontos em sua estratégia e ter profissionais que tenham uma boa visão analítica, que consigam identificar quais são os dados mais relevantes para a empresa e saibam usá-los para otimizar a estratégia é uma prioridade para os recrutadores e CMOs entrevistados. Neste ponto, o marketing digital se sobressai pela maior facilidade na medição de resultados e comparação com medidas de KPI.
Esses foram apenas alguns pontos levantados pelo levantamento, mas o mundo do marketing digital B2B vai muito além disso e ainda temos muito a falar a respeito disso aqui no blog. Então, aproveite e se inscreva na nossa newsletter para ser o primeiro a receber as novidades da Tech4Biz.
Fonte: Martech Today