Divulgado novo estudo sobre Marketing de Conteúdo B2B

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Na Tech4Biz estamos sempre atentos aos estudos sobre tudo que diz respeito a marketing digital: já falamos aqui no blog sobre como o marketing de conteúdo está ligado ao melhor desempenho das empresas e, recentemente, trouxemos o cenário do marketing digital B2B ao longo de 2017. Agora, com a divulgação de um novo estudo realizado pelo Content Marketing Institute, vamos entender o que esperar do marketing de conteúdo B2B para o próximo ano.

A pesquisa, realizada com mais de 2100 respondentes em todo o mundo, trouxe dados interessantes – e animadores – sobre o segmento. Apesar dos dados divulgados considerarem apenas os números dos pouco mais de 870 entrevistados da América do Norte, muitos insights podem ser aplicados ao mercado brasileiro.

Para começar, 63% dos entrevistados afirmaram que suas estratégias de conteúdo melhoraram no último ano. Entre os motivos que os levaram a essa avaliação estão: a organização tem uma estratégia de marketing de conteúdo documentada; um alto nível de comprometimento com o conteúdo por parte dos profissionais envolvidos; entrega de conteúdo consistente e frequente; entre outros.

No geral, as razões dadas pelos entrevistados para justificar seu nível de sucesso com conteúdo foram muito parecidas com as citadas na pesquisa do último ano realizada pelo instituto, no entanto um motivo ganhou destaque este ano e mostrou o amadurecimento dos profissionais da área sobre os objetivos da estratégia de marketing de conteúdo: dos respondentes, 80% afirmaram que seu principal objetivo com content maketing é a construção de audiências, ou seja, a geração de leads. Isso quer dizer que as marcas querem (e fazem esforços para isso) oferecer informações valiosas e relevantes para potenciais clientes, leitores e seguidores, fazendo com que eles não apenas recebam, mas queiram receber conteúdos daquela marca – e, para isso, forneçam informações pessoais valiosas, como seus nomes, endereços de email, etc.

Outro dado interessante divulgado pelo estudo e que mostra onde os profissionais de marketing podem melhorar diz respeito ao alinhamento das métricas com objetivos da estratégia de conteúdo: apenas 19% dos entrevistados avaliaram esse alinhamento como “excelente” ou “muito bom”. Entender quais são os objetivos da organização (Consciência, Consideração, Decisão/Fechamento ou Lealdade) é fundamental para saber quais métricas devem ser consideradas: por exemplo, se seu principal objetivo é atrair visitantes para o seu site, você deve estar atento a dados de tráfego, compartilhamento dos seus conteúdos em redes sociais, bounce rate, etc. Já se seu principal objetivo é aumentar vendas entre pessoas que já são seus clientes, métricas como taxa de retenção são fundamentais.

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Fonte: Content Marketing Institute

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