Por que você precisa investir agora em Inbound Marketing?
O Inbound marketing é uma estratégia que pode ser usada em empresas de diferentes portes e segmentos. Aliás, todo negócio que já entendeu o poder do marketing digital deve investir em Inbound Marketing para obter resultados realmente palpáveis, ou seja, atração de leads digitais e conversões mais rápidas.
É sobre isso que vamos conversar ao longo deste artigo. Você vai ver o que faz dessa estratégia uma das mais eficazes quando se trata de atrair o público certo na hora certa, se relacionar com ele e conduzi-lo para a decisão de compra. Acompanhe!
Inbound Marketing: leads digitais captados corretamente e conversões mais rápidas
Como já mencionamos em diversos artigos aqui no blog, o Inbound Marketing nada mais é do que uma estratégia calcada em conteúdo, mídias sociais e SEO. Ele combina ações, canais e técnicas para criar e elevar a reputação da marca, atrair e se relacionar com potenciais clientes e acelerar o fechamento de negócios.
São cinco as etapas deste método:
- atração;
- conversão;
- relacionamento;
- venda;
- análise e fidelização.
E os benefícios de utilizá-lo em uma campanha de marketing digital vão da facilidade de atrair os potenciais clientes com rapidez à otimização do processo de vendas, passando por facilitação da medição do retorno sobre os investimentos (ROI), redução de custos de aquisição de clientes, entre outros.
Por que sua empresa deve investir em Inbound Marketing
Só o que já foi explanado até aqui já seria suficiente para você considerar que o investimento em Inbound Marketing é muito importante. Mas tem mais! Veja os principais argumentos para que sua estratégia de marketing digital tenha o Inbound Marketing como linha mestra:
1. Inbound Marketing reduz custos de marketing digital, de ponta a ponta
Como o foco desta abordagem é atrair as pessoas certas na hora certa (quando elas fazem pesquisas no Google sobre os assuntos relacionados ao seu universo de negócio), o desperdício de recursos é evitado.
Isso mesmo. Diferente do marketing tradicional, no qual era preciso pensar em atingir o maior número possível de pessoas para peneirar e encontrar o público-alvo, no Inbound Marketing todas as ações são pensadas de forma personalizada.
2. Faz da segmentação um trunfo para o sucesso em promoção e vendas
Desde a criação do conteúdo até a escolha dos canais de publicação, passando pela criação de anúncios digitais e outras ações, tudo é feito de maneira segmentada.
Usando ferramentas de automatização e métodos de e-mail marketing, por exemplo, é possível dimensionar e controlar com efetividade o orçamento disponível. E mais: no meio do caminho é possível refazer a rota para não desperdiçar recursos.
3. Facilita a integração de vendas e marketing em torno dos leads digitais
Outro ponto interessante do Inbound Marketing é que esta abordagem facilita a integração das equipes de marketing e vendas. Ambas passam a trabalhar juntas para captar leads digitais, se relacionar com eles e acelerar o fechamento de negócios. Trocando em miúdos: é possível usar softwares de automação de marketing e vendas para que a atração, o relacionamento e o fechamento das vendas sigam padrões de otimização e efetividade.
Na prática, o marketing deixa de ser meramente promotor e passa a responder por indicadores de vendas, e os vendedores passam a cooperar para que o marketing seja mais efetivo em suas ações.
4. Torna a gestão de marketing e vendas mais inteligente e orientada a dados
Sobre o prisma da gestão de marketing e vendas, o Inbound Marketing também é eficaz. Com esse método, diversas métricas e indicadores são acompanhados em tempo real (via software de automação, dashboards das redes sociais etc.), tornando o dia a dia dos gestores mais orientado a dados.
Ao saber exatamente como cada ação é realizada e que resultados quantitativos e qualitativos está gerando, os gestores dessas áreas podem aprimorar o planejamento e as ações, evitando surpresas desagradáveis ao final de uma campanha, por exemplo.
5. Promove diferencial competitivo
Em um mercado cada vez mais dinâmico, no qual o comportamento dos consumidores muda o tempo todo e a concorrência não para de inovar, o Inbound Marketing é um método altamente competitivo.
Ao invés de reagir tardiamente ao que os concorrentes estão fazendo em termos de marketing digital e vendas, é possível monitorar em tempo real, promover ações diferenciadas e, o melhor de tudo, sair na frente.
Que tal, você está pensando em investir em Inbound Marketing? Então entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo neste desafio!
[…] maiores do que o marketing tradicional (outbound) em termos de quantidade, e o retorno sobre os investimentos (ROI) é maior devido ao investimento não ser tão grande quanto nos canais […]