Pesquisa revela tendências em redes sociais de empresas em 2017
Foi divulgado recentemente um estudo sobre as tendências de estratégia de marketing digital de empresas brasileiras, levantando informações com 1030 profissionais de empresas, dos mais diversos segmentos e portes em todo Brasil, para descobrir quais as práticas mais usadas em redes sociais e que tipos de atividades serão mais utilizadas ao longo deste ano.
O estudo, promovido pela empresa Rock Content, apontou que 92% das empresas entrevistadas já contam com redes sociais em sua estratégia online e 60% dos respondentes acreditam que elas são muito importantes para os negócios.
No caso de empresas que não estão presentes nas redes, os principais motivos listados para justificar a ausência foram a falta de equipe para gerenciar esses canais (27,2%), falta de tempo para gerenciar (23,5%) e falta de conhecimento suficiente para gerenciar (11,7%). Apenas 3,7% justificaram a ausência nas redes sociais por não ver resultados neste tipo de ação.
– Leia mais: Quando investir em serviços de Marketing Digital?
Ao serem perguntados sobre os principais benefícios dessas mídias, em primeiro lugar aparece divulgar a marca (77,4%), seguido por engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%) e ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%).
Marketing de conteúdo
Principal estratégia e tendência ao falar de redes sociais, o Marketing de Conteúdo aparece como um dos principais responsáveis por resultados positivos em redes sociais. De acordo com o estudo, a adoção desta estratégia tem um impacto direto no tráfego orgânico do site. Empresas que adotam o Marketing de Conteúdo apresentam, em média, 7,7 vezes mais visitas aos seus blogs e sites do que aquelas que não usam a estratégia.
Um dado relevador da pesquisa mostrou que a adoção de Marketing de Conteúdo está diretamente relacionada à sensação de eficiência da estratégia digital para a empresa. Aqueles que não adotam marketing de conteúdo, tendem a se considerar pouco ou nada eficientes em redes sociais, enquanto os que usam a estratégia consideram as redes sociais moderadamente ou muito eficientes. Isso mostra como o Marketing de Conteúdo aliado a redes sociais aumenta a visibilidade online da marca, além do engajamento do público com a empresa e os conteúdos divulgados.
Mensuração de resultados
Apesar de ser uma prática altamente recomendável nas redes sociais, a avaliação e mensuração de resultados ainda é algo que poucas empresas fazem: apenas 51% dos entrevistados disseram que avaliam os resultados de suas ações na web. Infelizmente, esse é um número muito baixo, principalmente levando em consideração a variedade de ferramentas disponíveis para isto. Uma análise detalhada de tudo que está sendo feito pela empresa nesta frente possibilita ajustes necessários para otimizar sua estratégia online.
Leia mais sobre redes sociais e como usá-las em seu negócio no blog da T4B.
Fonte: Terra