O Marketing Digital Certo Para Cada Negócio
Embora ainda se encontre por aí uma percepção equivocada por parte de alguns gestores empresariais de que um site é algo muito básico, redes sociais são “coisa simples” e que “qualquer um” pode fazer uma postagem em um blog, no geral as empresas já entendem que marketing digital é um assunto para profissionais. Apesar disto vez por outra nos deparamos com casos de organizações que por muito tempo tentam divulgar seu negócio pela web a partir de um site institucional feito há muitos anos e com a ajuda de um funcionário em seu tempo livre – sem uma base adequada e tampouco as ferramentas necessárias para isto.
O resultado, obviamente, não é nada animador. Em muitos casos o empresário se retrai, achando que marketing digital não traz resultados, deixando de fazer qualquer comunicação com o mercado, ou direcionando investimentos para ações de marketing mais tradicionais, usualmente sem conseguir medir o retorno disto. No entanto a dúvida geralmente permanece: Se tanto se fala de marketing digital e as empresas no geral estão migrando para esta abordagem, por que comigo não funciona? Ou seja, se marketing digital é o caminho, o que falta fazer para que as postagens nas redes sociais e o site gerem retorno efetivo? No geral, percebemos que esta questão se resume a um componente fundamental, e ainda muito negligenciado, o planejamento.
Sem planejamento se chega onde?
O Sebrae realiza periodicamente estudos aprofundados sobre o panorama empresarial brasileiro. Num dos últimos, constatou que 60% das empresas fecham antes mesmo de completar dois anos. Dessas empresas, espantosas 39% não tinham conhecimento sobre o capital de giro necessário para sustentar o negócio. Dados que evidenciam um mal ainda muito presente entre o empreendedor brasileiro, a falta de planejamento. Detectou-se que não falta arrojo, boas e ideias e muita criatividade, mas essas virtudes precisam ser acompanhadas de um plano de negócios adequado. Trata-se de fazer contas, decidir caminhos com antecedência e de documentar o que ser vai fazer, um esforço às vezes pouco atraente e que demanda tempo, mas que sabemos ser imprescindível para a manutenção do equilíbrio em qualquer negócio.
No marketing não é diferente. Ás vezes na pressa, e com a crença de que tudo é aparentemente simples, se iniciam atividades sem se definir exatamente para que lado as ações devem conduzir, com quem e como deve ser a comunicação e como vai se medir o que está acontecendo. Se houver um bom planejamento anterior ao inicio de um projeto deste tipo, vai ser extremamente viável se alinhar as atividades na internet que deverão ser executadas e que se ajustarão bem à forma de trabalho e aos clientes da empresa. Além disso, a capacidade de se atingir com mais precisão um segmento de mercado dentro do ambiente digital é muito maior, comparado ao que é necessário quando se fala de atividades fora da internet. Campanhas em motores de busca e redes sociais permitem se escolher várias características das pessoas que vão ser expostas ao seu anuncio ou conteúdo, de maneira que a possibilidade de atingir seu público alvo é infinitamente mais efetiva, principalmente considerando-se as diferenças de valor comparando com outras mídias.
E mesmo que você ache que seu produto não se vende na web e que de fato precisaria gastar muito em outros meios para conseguir sucesso, existem outros aspectos que precisam entrar neste raciocínio. Por exemplo: Mesmo que a compra não seja feita na internet, onde você acha que seu cliente encontra e avalia o fornecedor para o produto que está pensando em comprar?
O marketing certo
Como toda atividade profissional, claro, marketing digital é um trabalho que exige a presença e participação constante de profissionais preparados. Estes especialistas têm a responsabilidade de apontar o caminho para as empresas terem resultados efetivos em seus negócios, indo além das métricas de processos de marketing digital, como os ‘likes’, ‘sharings’, comentários e acessos, que são o meio, não o fim, para qualquer estratégia bem sucedida de negócios pela web. Logicamente, tanto empresários quanto os profissionais de marketing precisam desenvolver o timing correto para aferir isto. Não existem resultados digitais instantâneos – o que não significa que não se deva levar em consideração prazos para atingir metas definidas com clareza.
É neste contexto que um bom planejamento vai ajudar a fazer investimentos de forma correta e com um retorno mais atrativo, pensado para as necessidades daquele momento da empresa, e não um ‘tiro no escuro’ genérico. Trabalhando desde o começo em um projeto voltado de fato para as necessidades, e possibilidades, que se tem em mente, fica mais fácil de se desenhar o marketing digital correto para sua empresa, mudando de uma percepção de que não há budget para investir em marketing – devido à tendência de se pensar em ações grandes para se conseguir resultados – para uma situação em que o projeto de marketing é desenhado de forma mais precisa e direcionado para os canais com melhor custo x benefício para gerar um retorno comercial adequado.