Marketing Digital: quais são as maiores tendências para este ano?

 Em Marketing Digital, Plano de Marketing Digital

O ano de 2022 está chegando ao seu final e com isso muitas empresas já estão pensando nas próximas tendências e estratégias de marketing digital para o próximo ano. Logo, entender as novidades do setor pode gerar vantagem competitiva e fazer com que a sua empresa saia na frente da concorrência.

 

Dessa forma, é importante você estar por dentro e conhecer mais sobre as principais estratégias de marketing digital para 2023 e quais são as maiores tendências para o segmento B2B.

 

As tendências mudam ano a ano, é preciso acompanhar

Como sabemos, o marketing digital sofre diversas modificações o tempo todo, acompanhando os gostos e as necessidades das pessoas que também estão em constante transformação.

 

Por isso, para que a sua empresa se mantenha sempre a frente, é fundamental acompanhar de perto quais serão as próximas tendências e o que você pode fazer para satisfazer as necessidades do seu público.

 

Estratégias de marketing digital para 2023

 

Data marketing

O Data Marketing está relacionado ao estudo dos dados obtidos pelo departamento de marketing referentes aos clientes da empresa, métricas de vendas, desempenho do site e etc. Essa é uma técnica que já vinha sendo bastante usada no ano de 2021, e que aparentemente também estará em alta no ano de 2023.

 

Marketing de influência

De antemão, transformar influencers e “garotos propaganda” em embaixadores de pequenas, médias e grandes empresas vai continuar sendo uma das fortes estratégias de marketing digital para o próximo ano.

 

Entretanto, antes de fechar parceria com qualquer influenciador digital, tenha em mente que a quantidade de seguidores não é tudo. Mais importante do que isso é saber se os valores e os princípios seguidos por esses embaixadores estarão alinhados com a sua marca e a cultura da sua empresa.

 

Produção de vídeos

Plataformas como Tik Tok e Instagram estão cada vez mais presentes no mundo do marketing, já que, dentre outras funcionalidades, elas permitem a produção de vídeos curtos e um maior engajamento com o público.

 

O YouTube também é outra ferramenta bastante utilizada nesse sentido, porém, diferente das outras duas, essa plataforma valoriza vídeos mais longos e explicativos. Desse modo, cabe a você testar essas redes sociais e definir qual delas faz mais sentido para a sua empresa.

 

Quais as maiores tendências e estratégias de marketing digital B2B

Blog corporativo

Uma tendência que se mantém no marketing digital B2B para o próximo ano é a utilização de blogs corporativos, que vão servir como uma espécie de “isca” para atrair novos visitantes e transformá-los em clientes. Vale ressaltar que esse blog deve ser muito bem planejado e ter seu conteúdo renovado com frequência, e não deve ser usado para vender produtos mas sim para divulgação de conteúdos ricos em informação que vão ajudar o seu público-alvo.

 

E-mail marketing

O E-mail marketing é uma estratégia de marketing digital B2B que se mantém eficiente na atualidade e, ao que tudo indica, esse cenário continuará no próximo ano. Entretanto, assim como acontece com o blog corporativo, lembre-se de nutrir o seu público com conteúdos interessantes e informativos ao invés de enviar muitas propagandas de produtos e serviços.

 

Newsletters

As newsletters, quando bem feitas, servem para se manter atualizado sobre determinado assunto, e por isso continuam valiosas em 2023. Como instrumento de divulgação de sua marca, é bastante funcional e efetiva.

 

Existem algumas ferramentas excelentes para você criar formulários e captar e-mails para a sua newsletter. Não se esqueça de manter poucas informações na hora de preencher os formulários, já que não fazer isso desincentiva as pessoas. Esta é uma forma muito simples de fazer sua base de contatos na web crescer, e uma estratégia que ajuda a trazer leads qualificados para a sua empresa, sem grandes investimentos.

 

Mídias sociais para divulgação de produtos e serviços

Conforme comentamos acima, os influencers são uma forte tendência para o próximo ano, entretanto, a divulgação constante de produtos nas redes sociais da sua empresa também é fundamental. Isso porque muitas pessoas só se sentem seguras em adquirir um produto ou um serviço após a visualização de fotos, vídeos e informações adicionais, que eles encontram nas redes sociais.

 

É por isso que, caso seu time não consiga dar conta de manter as redes sociais atualizadas frequentemente, recomendamos contratar um profissional ou empresa para atuar como gestor de mídias sociais.

 

Conclusão

Agora que você viu quais serão as estratégias de marketing digital para 2023, lembre-se de avaliar o atual cenário da sua empresa e utilizar somente as estratégias que mais fazem sentido para o seu negócio. Além disso, esteja sempre atento aos resultados das suas campanhas e não tenha medo de realizar mudanças sempre que necessário.

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