Investimento em marketing digital tem impulsionado o crescimento da Indústria Alimentícia
Um relatório realizado pela BGC em parceria com a Google, mostrou que investimentos em marketing digital tem sido o grande responsável pelo crescimento da indústria alimentícia. Segundo a pesquisa, divulgada em 2018, estratégias de marketing digital, quando feitas de maneira correta, podem aumentar a receita da empresa em até 20%.
A notícia é muito boa tanto para empresários quanto para consumidores, uma vez que a influência das mídias digitais dá mais acesso e informação ao consumidor, ao passo que permite a expansão da empresa. No entanto existe um dado preocupante, apenas 15% destas empresas fazem acompanhamento dos consumidores em múltiplos canais, o que gera uma queda em seu rendimento final. E, ainda há pessoas que não investem porque não entendem como todo o processo funciona, desde as estratégias até o retorno que o marketing digital pode proporcionar para o negócio.
De acordo com as empresas americanas We are Social e Hootsuite, em pesquisa realizada no ano de 2018, 85% dos internautas brasileiros acessam a internet diariamente e ficam online em média 9 horas. Isso mostra que o brasileiro tem uma rotina baseada dentro do meio das mídias sociais e do mundo online.
Além disso, segundo a We Are Social, no Brasil cerca de 32% dos consumidores fazem sua compra pela internet, 58% realizam pesquisas online e 61% já visitaram uma loja de varejo virtual. Além disso, a pesquisa ainda mostra que o gasto médio anual do brasileiro com compras online é em média de U$ 281,00 dólares.
No cenário empresarial o crescimento digital aumentou assombrosamente, segundo uma pesquisa realizada pela empresa Bain & Company, apenas 18% dos investimentos em publicidade eram direcionados às mídias digitai em 2016. Porém uma pesquisa da Social Media Trends, realizada no ano de 2017, mostrou que já no presente ano, 92,1% das empresas já estavam presentes nestas mídias, aumentando consideravelmente o valor de seus investimentos.
Apesar de não se encontrarem em estágios avançados, as empresas brasileiras já iniciaram sua trajetória dentro do comércio e divulgação digital onde 61% delas ainda estão em etapas iniciais, enquanto 39% já se encontram em estágios mais avançados, segundo dados da BGC. O cenário empresarial brasileiro tem entendido que o Marketing Digital é um grande aliado e percebe a necessidade de sua implantação.
O setor de alimentos também percebe a mudança de comportamento do cliente mediante as novas tecnologias, é o que afirma o consultor de marketing digital, Wecsley Sardou, da empresa Bella Venezia “Uma presença online forte hoje é fundamental, a empresa entendeu e começamos o trabalho.” A empresa que trabalha no ramo de produção de massas alimentícias tem notado o quão importante tem sido a divulgação através das mídias sociais. Presente no mercado há mais de 15 anos, a empresa está em busca de inovação e expansão com objetivo de atender novas demandas. Assim, ela procura através diversos canais, dar mais acesso aos seus clientes, otimizando o serviço de pedidos, ouvindo sugestões e reclamações e apresentando seus novos produtos.
Segundo a ComScore, empresa americana de análise de internet, em sua pesquisa divulgada em 2018, 89% dos usuários da internet do país estão no Facebook, assim, o trabalho de engajamento nesta rede social se tornou o foco das empresas, principalmente as do ramo alimentício. Através do Facebook e outras mídias, os consumidores não só podem conhecer o produto, como também, através delas, solicitar pedidos de entregas. É uma forma simples, objetiva, direta e muito qualificada de atender os clientes.
O trabalho de Marketing Digital leva em consideração o fator credibilidade para atrair novos clientes para determinado produto ou serviço, leva-se em consideração que é preciso então, uma boa personalização de sites e um ótimo engajamento nas mídias sociais.
No entanto, de acordo com a pesquisa da BGC, 44% das empresas brasileiras não tem nenhum tipo de personalização de seus sites, enquanto que 94 % delas possuem dificuldade pela falta de automação. O Marketing Digital está diretamente ligado a um relacionamento de confiança e interação com o consumidor, que exige respostas rápidas e soluções eficientes. Dados da E-commerce Trends mostram que 54,2 % dos E-commerces brasileiros já investem no pós-compras, isso mostra a maturidade e evolução que esta estratégia de Marketing vem ganhando nos últimos tempos. E é dentro desta perspectiva que atua a empresa, acreditando que a internet tem trazido soluções mais rápidas para seus clientes “Quando você tem um desejo, dúvida ou problema, o que você faz? Se o possível cliente está procurando por sua empresa ou seu produto e não te encontra na internet, as chances de ele não comprar de você são imensas. Hoje investimos em marketing de conteúdo e nas redes sociais com isso contribuímos para o crescimento da empresa” afirma Wecsley Sardou.
O Marketing Digital tem sido a estratégia mais adota por empresas que visam o engajamento de uma marca, fornecendo conforto e praticidade aos seus clientes. A empresa Bella Venezia prova que investir nesta tecnologia é essencial para fomentar a Indústria Alimentícia, onde as necessidades e exigências do consumidor aumentam acompanhando as evoluções tecnológicas que marcam o início de uma nova era no mundo de gestão de negócios.
Fonte: Terra