Investimento em publicidade digital no Brasil deve crescer 26% em 2017
Em épocas de desaceleração da economia, é comum vermos empresas cortando despesas onde é possível – e, muitas vezes, esses cortes acontecem no departamento de marketing. Apesar do cenário adverso, o mundo digital não só vem se mostrando forte, mas fundamental para driblar as dificuldades provocadas pela crise financeira em muitas organizações. Os mais recentes dados divulgados pelo IAB Brasil comprovam isso.
A pesquisa Digital AdSpend 2017, estudo que aponta os números de investimento em publicidade digital no país, realizado pelo Interactive Advertising Bureau (IAB Brasil) em parceria com a comScore, mostrou que em 2016 os investimentos em digital aumentaram em 26%, representando um valor de R$ 11,8 bilhões. Os resultados superaram as previsões anteriores que apontavam para um crescimento de 12% no ano. “Os números comprovam o rápido amadurecimento da publicidade digital e a eficiência do meio, principalmente em um ano fortemente marcado por uma séria crise na economia brasileira”, afirma Cristiano Nobrega, presidente do IAB Brasil.
Além disso, o estudo prevê um crescimento também de 26% nos investimentos em digital para o ano de 2017, chegando aos R$ 14,8 bilhões – o que representa quase 1/3 do total investido em publicidade no Brasil.
No último ano, dos mais de 11 bilhões investidos em publicidade digital, buscas, classificados e comparadores de preço responderam por quase metade do investimento, com R$ 5,7 bilhões (48,5%), seguido por display e social (R$ 3,8 bilhões, correspondendo a 32,5%) e vídeos, que representam 19% do total investido com R$ 2,2 bilhões – o valor é mais do que o dobro do registrado em 2015, quando os vídeos responderam por investimentos de pouco mais de 1 bilhão de reais.
Esse aumento significativo no investimento em publicidade digital no Brasil, apesar do momento de instabilidade econômica, se dá por diversos fatores, entre eles a facilidade de mensuração de resultados (que permite ações mais assertivas dentro do ambiente digital), maior ROI e menor investimento em relação ao marketing tradicional.
Com os resultados positivos atingidos nos últimos dois anos através de ações online, tanto em performance de vendas quanto em branding, a previsão é que os números continuem crescendo e, em breve, o investimento em digital no país supere a marca do R$ 15 bilhões.
Fonte: IAB Brasil