Ferramentas de Analytics ainda são um desafio para os usuários
Falamos recentemente aqui no blog sobre alguns dos principais erros de marketing digital cometidos pelas empresas, que podem acabar comprometendo todo o sucesso da estratégia online. Entre eles, falamos da mensuração de resultados, que é a forma mais eficiente de ver se suas ações estão funcionando, o que precisa ser ajustado, o que precisa ser revisto e assim por diante. Dentro da mensuração de resultados, está o uso de ferramentas de analytics, que permitem acompanhar estatísticas variadas e mensurar os resultados a partir de métricas definidas previamente.
Apesar de conhecidas pelo mercado, sendo o Google Analytics a solução mais usada, um estudo recente da Interana mostrou que essas ferramentas ainda são um desafio para muitas empresas: de acordo com a pesquisa realizada com usuários de soluções de análise e monitoramento, quase 1/3 dos entrevistados (30%) afirmou que as tecnologias analytics são muito difíceis de usar, citando que consideram as interfaces muito complexas. Outros 27% disseram que o maior desafio que enfrentam com as ferramentas é o fato de exigirem muita codificação, o que mostra mais uma vez a dificuldade em usá-las.
Além disso, 62% dos entrevistados afirmaram que, apesar dos funcionários da empresa estarem cientes da importância de dados, pouquíssimos estão equipados com as ferramentas ou conhecimentos necessários para tomar decisões baseadas nesses dados. Outro grande problema identificado durante o estudo é o tempo que se leva para obter insights: 73% dos respondentes disseram que levam dias e até semanas para conseguir dados de comportamento do consumidor que gerem insights realmente relevantes para a estratégia do seu negócio. Enquanto isso, 43% dos entrevistados comentaram que se deparam com questões que não conseguem resolver ao usar ferramentas analytics numa frequência diária ou semanal.
Ferramentas de analytics podem e devem ser usadas em uma estratégia online, pois serão o norte para muitas atividades da equipe de marketing. No entanto, problemas como os identificados pelo estudo da Interana são frequentes nas empresas que usam essas tecnologias. Uma forma eficiente de evitar isso é contar com a ajuda de um especialista, que poderá treinar e orientar os funcionários da empresa a usarem as ferramentas de forma efetiva, aproveitando ao máximo todas as informações fornecidas por elas.
Sua empresa mede a eficiência de usa presença na web com ferramentas de analytics? Aproveite a faça agora o download gratuito do nosso ebook “Web Analytics na Prática” e confira nossas dicas para mensurar seus esforços em Marketing Digital e identificar as principais oportunidades de melhorias.
Fonte: eMarketer