Estudo aponta Marketing de Conteúdo como responsável por melhor desempenho de empresas
Já falamos aqui no blog sobre a importância do Marketing de Conteúdo em uma estratégia digital e como seu uso vem crescendo no Brasil a cada ano. Agora, mais boas notícias chegam para as empresas que utilizam o Content Marketing como uma ferramenta mais gerar mais negócios.
De acordo com o estudo Technology Content Marketing 2017, conduzido pelo Content Marketing Institute em parceria com o IDG, dos mais de 2500 profissionais entrevistados, 64% afirmaram ter mais resultados positivos com marketing de conteúdo do que tinham no ano anterior. Isso se deve especialmente à profissionalização e comprometimento que vem acontecendo na área: 92% dos entrevistados relacionam o maior sucesso com marketing de conteúdo com uma produção de conteúdo de melhor qualidade e mais eficiente; 74% afirmaram que o principal fator foi o desenvolvimento e planejamento da estratégia; enquanto isso, 55% disseram que a melhor distribuição e segmentação do conteúdo foi o que fez a empresa obter mais sucesso com marketing de conteúdo.
Um dos dados mais interessantes (e animadores) do estudo, no entanto, é sobre a qualidade do conteúdo produzido: 92% dos entrevistados considerados “top performers”, ou seja, profissionais que têm mais sucesso na estratégia de marketing de conteúdo, priorizam uma entrega de qualidade sobre a quantidade. Ou seja, há, cada vez mais, a noção clara de que um conteúdo relevante, bem produzido, bem segmentado e bem distribuído é mais importante do que uma grande quantidade que não leve em consideração esses pontos.
O uso do email marketing para distribuição do conteúdo também mereceu destaque: 98% das empresas disseram que usam o canal para entregar conteúdo, ficando à frente das principais redes sociais, como LinkedIn (92%), Twitter (84%) e Facebook (80%). Além disso, 93% dos entrevistados disseram que o email é canal mais importante da sua estratégia de conteúdo.
O estudo também trouxe dados sobre aspectos nos quais profissionais da área ainda precisam se desenvolver: apenas 60% das empresas entrevistadas usam buyer personas na sua estratégia de conteúdo. Quando perguntados em qual área do marketing de conteúdo a organização precisará de mais ajuda ao longo do próximo ano, a segunda opção mais citada foi “compreensão mais profunda das buyer personas e criação de conteúdo que fale com cada persona em momentos específicos da sua jornada de compra”.
Dados como os divulgados no estudo do Content Marketing Institute reforçam a importância do uso do marketing de conteúdo em uma estratégia de marketing digital, especialmente quando falamos em geração e nutrição de leads: 88% dos entrevistados afirmam que focarão sua estratégia de conteúdo ao longo do próximo ano na geração de leads e 79% em nutrição de leads. Considerando que esses dois pontos são fundamentais para o sucesso de um negócio, podemos afirmar que essas empresas estão no caminho certo!
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Fonte: Content Marketing Institute