E-mail marketing B2B: sua empresa está utilizando as melhores estratégias?
Saiba se a sua empresa está realmente adotando as melhores estratégias de e-mail marketing B2B!
Um estudo feito pela DMA Insights revelou que 99% dos usuários de correio eletrônico checam as suas caixas de entrada pelo menos uma vez ao dia. Se considerarmos apenas o meio empresarial, esse número pode ser ainda maior! É por isso que investir em estratégias de e-mail marketing B2B é tão importante.
Mas, será que a sua empresa está realmente investindo nas melhores estratégias de e-mail marketing? Prestar atenção nisso é muito importante, para que os recursos investidos realmente tragam resultados para o seu negócio!
Veja quais são as 4 estratégias de e-mail marketing B2B mais utilizadas
Para que os resultados com e-mail marketing B2B sejam ainda mais eficientes, listamos algumas estratégias que não podem ficar de fora das suas campanhas. Acompanhe!
1. Envie conteúdos úteis e não apenas propaganda
A ideia do e-mail marketing é criar um engajamento com os seus leads, para que eles possam se tornar clientes da sua empresa. Por isso, enviar apenas material publicitário não é uma ideia tão interessante, principalmente no início.
O ideal é que você crie um fluxo de nutrição de leads, por meio do envio de mensagens de assuntos interligados e que são de interesse do seu cliente. Isso gera uma poderosa estratégia de relações públicas e ganhos de imagem.
Quando os leads perceberem que a sua empresa é realmente boa no que faz, sabe do que está falando e tem a solução ideal para a dor que eles sentem, se tornarão seus clientes.
2. Adote estratégias de segmentação
Enviar as mesmas mensagens para todos os leads que você tem cadastrados na sua base não é algo recomendável. Afinal, isso impede personalizações importantes e que poderiam servir como gatilhos para fechar novas vendas.
Vamos imaginar, por exemplo, que a sua empresa consegue oferecer frete grátis para clientes das regiões Sul e Sudeste, mas que isso se torna inviável para outras partes do país.
Deixar de repassar essa informação para os clientes moradores do Sul e do Sudeste pode significar ter que deixar de lado um grande argumento de venda. No entanto, comentar isso com que tem empresa em outras localidades pode não ser tão positivo.
Logo, segmentar os clientes por região geográfica é uma estratégia das mais interessantes. Além disso, você pode fazer outras segmentações de público, como por idade, tipo de empresa que representa, nível de senioridade, gênero, entre tantos outros.
3. Envie um primeiro e-mail para solicitar autorização de envios
Ao incluir um endereço para envio de mensagens de e-mail marketing B2B em sua lista de contatos, é muito importante conseguir uma autorização do usuário, para que você possa enviar mais mensagens.
Essa é uma prática que foi adotada recentemente, por conta do surgimento da nova Lei Geral de Dados (LGPD). A legislação prevê que as empresas podem armazenar e enviar mensagens para terceiros apenas mediante autorização. Por isso, essa prática se faz necessária.
Caso você faça a captura dos endereços por meio de uma landing page, a própria página já pode conter um botão para o usuário marcar e dar autorização para receber imagens.
4. Analise as taxas de abertura de e-mails
Quando falamos em estratégias de e-mail marketing B2B, algo que não pode ser negligenciado são as taxas de aberturas.
Você deve ter uma boa ferramenta de mensuração de resultados, para saber quantas pessoas estão abrindo as suas mensagens. Se o número for muito baixo, talvez, você precise melhorar a escrita dos assuntos, para que sejam mais persuasivos.
Outro ponto que pode ser melhorado é o texto das mensagens, tendo em vista que o uso de alguns termos podem classificar a sua mensagem como spam, de modo que ela nem mesmo chegue na caixa de entrada do destinatário.
Para explorar ao máximo essas estratégias, ter um bom parceiro para dar toda a assessoria para a criação de conteúdo e gerenciamento de uma plataforma de e-mail marketing B2B é tão importante.
A Tech4Biz tem uma equipe completa, bem como a experiência e a expertise necessárias para ajudá-lo nesses assuntos. Quer saber mais? Então, entre em contato conosco!