7 dicas para otimizar suas redes sociais
Facebook, Twitter, Instagram, Snapchat, LinkedIn… Redes sociais para falar com o seu público-alvo não faltam. A questão é: sua empresa sabe usar esses canais para gerar resultados? É muito provável que a resposta seja não. Em tempos de marketing digital, mais do que estar presente em todas as mídias, saber usá-las corretamente e aproveitar ao máximo tudo que têm a oferecer é fundamental para atingir os objetivos do seu negócio. Não existe fórmula para o sucesso, mas com um bom planejamento e seguindo algumas dicas, você otimizará o uso das redes sociais em sua empresa.
1 – Tenha um bom planejamento
Por trás de toda estratégia de marketing digital de sucesso existe um planejamento de qualidade. Antes de mais nada, conheça seu público, mas vá além das informações de gênero e idade: descubra quem são as pessoas que lhe interessam, com o que elas trabalham, quais são seus hábitos de compra. Com isso em mãos, crie perfis de clientes com quem deseja falar – assim você poderá pensar em quais conteúdos são mais apropriados para cada grupo.
Após esse primeiro passo, defina quais serão a linguagem e canais utilizados e o conteúdo para cada fase do funil de vendas. Para isso, estabelecer um cronograma editorial é essencial; ele irá lhe dar uma visão ampla do que será feito, evitando repetições de conteúdo, ajudando na constância do processo produtivo e mantendo sempre a frequência e qualidade do que é produzido.
Mas lembre-se: apesar de existir um planejamento, ele pode (e deve!) sofrer alterações ao longo do caminho. A internet se reinventa a todo momento e, por isso, é importante estar ligado nas tendências e mudanças desses canais.
2 – Mantenha uma boa frequência de postagens
Não basta ter um perfil em cada rede social: a página do seu negócio deve oferecer conteúdo relevante com uma frequência constante para seus seguidores. Uma fanpage que posta com pouca frequência acaba perdendo a relevância dentro do Facebook, ou seja, seus posts aparecerão para menos pessoas (tráfego orgânico) e não estarão entre os primeiros no feed de notícias dos seus seguidores. Além disso, uma página desatualizada dá a sensação de abandono e uma péssima impressão.
O importante é fazer publicações de forma consistente, mantendo, no mínimo, uma programação previamente definida. Por não serem prioridades em muitas empresas, as redes sociais acabam sendo deixadas de lado e entram no ritmo “quando der a gente faz”. Com uma programação e planejamento, o processo de redes sociais será profissionalizado e entrará no ritmo normal de trabalho.
Infelizmente, não existe uma fórmula de sucesso sobre a frequência de postagens: poste X vezes por dia na rede social Y, nos horários A e B. A frequência e os horários dependem do tipo de conteúdo a ser postado, do perfil do seu público, da rede social, entre outros fatores. Para descobrir o melhor para sua empresa, o negócio é testar – e testar muito! Analise métricas, note qual está sendo o retorno dos seus seguidores e vá fazendo ajustes até chegar em uma frequência ideal.
3 – Tenha um conteúdo de qualidade
Uma das grandes vantagens das redes sociais é atrair a atenção do público. Uma vez que você tem a atenção dele, é essencial gerar o interesse na sua marca. Mas como fazer isso? Com conteúdo relevante e de qualidade!
Em tempos em que o consumidor tem cada vez mais acesso à informação, produzir um conteúdo que gere valor para o leitor faz com que ele crie um vínculo com a marca e tenha uma visão mais positiva sobre ela. Um conteúdo de qualidade é aquele que atinge o público certo, no momento em que ele mais precisa.
Ao definir o tipo de conteúdo que será compartilhado em suas redes sociais, tenha em mente as personas (representações fictícias de seus clientes ideais) com quem está falando e a fase do funil de vendas em que elas estão. Além do perfil do seu público, leve em conta as próprias redes sociais: cada uma tem suas características, um tipo de conteúdo ideal para ela e, não menos importante, especificidades técnicas. Apenas replicar o mesmo conteúdo em todas as redes sociais pode ser visto negativamente pelos seus seguidores.
– Leia também: Marketing de Conteúdo: como montar uma estratégia poderosa para sua empresa.
4 – Interaja com seu público
Uma das principais vantagens das redes sociais é a possibilidade e facilidade de interação entre a empresa e seus clientes. Em suas postagens, faça perguntas, demonstre interesse em conhecer quem está do outro lado da tela, utilize call-to-action - uma chamada para que o leitor realize alguma ação – crie um conteúdo que estimule o leitor a interagir com a sua página. Tudo isso criará engajamento dos seguidores, que lembrarão da sua marca e terão uma visão mais positiva dela.
Além disso, nunca deixe seu leitor sem uma resposta: seja o comentário dele uma crítica, um elogio ou uma dúvida, ele sempre deve ter um retorno – isso mostrará que o seu negócio está interessado no que o cliente tem a dizer.
5 – Acompanhe as tendências
As redes sociais são ferramentas de interação informais. Portanto, não se esqueça das datas comemorativas na hora de planejar o conteúdo suas postagens. Conteúdos específicos para alguns feriados, como Dia das Mães, Natal ou até mesmo a Black Friday, ou para eventos do segmento da empresa, como congressos e feiras, são muito bem aceitos pelo público.
Além disso, acompanhe as tendências: quais filmes ou seriados estão na moda? Qual o viral ou meme do momento? Qual tema está em alta? O que está acontecendo no mundo que pode ser relevante para o meu público? Lembre-se de estar sempre por dentro e produzir um conteúdo interativo e relevante para seus seguidores.
6 – Monitore o seu público-alvo
Você tem a atenção e está interagindo com seu seguidor, mas, assim como sua empresa, ele está em constante transformação: muda de interesses, de opinião. Por isso, é essencial monitorar seu leitor constantemente. O que ele consome mais? Por quais postagens ele tem demonstrado mais interesse? Em que fase do funil de vendas ele está?
Ter esse controle é importante para fazer ajustes no conteúdo que está sendo produzido, mantendo o interesse do leitor em sua marca.
7 – Analise as métricas certas
Agora é hora de analisar tudo o que está sendo feito e definir o que deve continuar como está, o que pode melhorar e o que deve mudar em suas redes sociais. Métricas para isso não faltam, mas lembre-se que, mais do que a quantidade, é a qualidade dos dados que vai lhe orientar de forma mais assertiva na tomada de decisões, por isso foque nos números que realmente importam e que farão diferença para a sua marca.
Quando se fala em redes sociais, é comum prender-se apenas aos números de likes, compartilhamentos, comentários ou seguidores. Deixe esses dados um pouco de lado e dê uma atenção especial à taxa de conversão de campanha, conversões ao longo do funil, acessos ao seu site, quanto tempo o leitor ficou nele e quais as páginas mais acessadas, quais posts em redes sociais estão gerando mais cliques ou conversões, qual tipo de conteúdo gera mais engajamento, entre outros. São essas métricas que poderão direcionar da melhor forma o conteúdo de suas redes.
Prontos para colocar nossas dicas em prática? Veja AQUI como trabalhamos as redes sociais, e deixe nos comentários suas dicas também!