Marketing digital: ferramenta chave de sobrevivência das PMEs
A pandemia afetou profundamente a economia brasileira, impactando inegavelmente todos os setores. E seja por uma questão de visão, ou seja por necessidade, para se manter em funcionamento pequenos negócios tem buscado investir na sua transformação digital.
Com mais espaço para pioneirismo e menos resistência, as vendas online atraem consumidores de vários tipos de mercado, incluindo cidades do interior, acelerando mudanças de comportamento.
Para o pequeno e médio empresário o abalo foi significativo, e quase 80% das PMEs tiveram perda de receita neste período, além de dificuldades de obtenção de crédito.
Os empreendedores, especialmente de cidades fora das capitais, se viram obrigados a encontrar novas formas de manter os negócios em funcionamento. Foi preciso se reinventar e se digitalizar.
O novo cenário acelerou a transformação digital das PMEs e a adoção de novos hábitos pelos consumidores, que, impulsionados pelo isolamento social, adotaram as plataformas online como o método principal de compras.
Pequenos negócios fora das capitais (quase 99% do total de empreendimento existentes nos municípios, de acordo com o Sebrae) redobraram esforços para atender esta nova demanda, desde venda online e delivery por apps, até atendimento via Facebook, Instagram e WhatsApp. Com isso o e-commerce brasileiro registrou crescimento de 47% no primeiro semestre, segundo dados da 42ª edição do Webshoppers.
Neste cenário o marketing digital se tornou um aliado poderoso dos pequenos negócios.
Segundo estudo da Visa, 84% das PMEs brasileiras buscaram uma nova estratégia para manter seu negócio ativo, e 50% estão migrando seu negócio para o canal online e usando publicidade direcionada nas redes sociais.
A criação de conteúdos, como vídeos e artigos, além de uma linha direta para contato, transmitem seriedade e segurança para o consumidor. Mas para isto funcionar é necessário estar atento a alguns pontos, como por exemplo:
Conheça seu público-alvo:
Saiba mais sobre o perfil do seu consumidor, se utilizando do “Marketing de Conteúdo”, com a criação de materiais de qualidade direcionados para público específico.
Abuse das redes sociais:
Mais da metade do planeta está conectada a elas. Faça publicações constantes sobre a marca, compartilhamento de conteúdos relevantes, monitoramento sobre o que está sendo debatido e feedbacks em tempo real.
Invista em Search Engine Optimization (SEO):
Para ranquear e otimizar o site da empresa nos mecanismos de busca na internet, como o Google. Utilize palavras-chaves relevantes e vinculadas ao negócio, para que o usuário encontre o site facilmente, aumentando as chances de um possível cliente.