Google Search App ganha feed com conteúdo personalizado para cada usuário
Em meio à chuva de informações diária que recebemos dos mais diferentes canais online e offline, oferecer conteúdo relevante se tornou essencial para uma estratégia digital de sucesso. Com isso em mente, o Google lançou recentemente a atualização do seu aplicativo móvel de buscas com uma grande novidade: o Google Feed, um novo feed de notícias e conteúdo de acordo com o perfil e interesses do usuário.
Em coletiva de imprensa para divulgar a novidade, o Google afirmou que seu objetivo não é se tornar uma rede social, no entanto, a novidade o coloca como um concorrente mais direto de redes como Facebook e Twitter. Segundo Ben Gomes, VP de Search Engineering, a grande diferença do Google Feed para redes sociais está na pessoalidade – a intenção da funcionalidade é oferecer uma curadoria dos interesses do próprio usuário. “Este feed é realmente sobre seus interesses. Não é sobre o que os seus amigos estão interessados”, afirmou Gomes na coletiva.
No aplicativo, o local abaixo da barra de pesquisa, antes dedicado ao Google Now, que exibia informações sobre clima e trânsito, passa a mostrar cards relacionados aos interesses do usuário, que poderá seguir os resultados das buscas feitas pelo aplicativo. Cards de diversas categorias, como notícias, esportes, entretenimento, terão um botão de “seguir”, o que faz com o que o aplicativo exiba mais conteúdos relacionados ao assunto pesquisado e o usuário possa personalizar seu feed, seguindo apenas os cards que considera mais interessantes.
Por exemplo: digamos que você esteja planejando uma viagem para Londres. Após fazer uma pesquisa sobre o destino no aplicativo, o Google Feed irá sugerir mais temas relacionados à busca, como notícias sobre a cidade, novas publicações com dicas turísticas, entre outros. O grande objetivo é fazer o usuário se aprofundar no assunto, oferecendo maior variedade de informações.
Com a novidade, o Google segue os passos de outras redes sociais que estão investindo fortemente em personalização, como é o caso do LinkedIn, que anunciou recentemente o lançamento do feed personalizado por área de atuação do usuário. Disponível em um primeiro momento apenas no aplicativo móvel, o Google estuda a possibilidade de incluir o Google Feed também no desktop.
Mais uma vez, a importância de oferecer conteúdo relevante entra em pauta: internautas não querem mais perder tempo com informações que não são do seu interesse e, por isso, migram rapidamente de um canal para outro, até encontrarem uma fonte confiável para se informar. O Google entendeu essa necessidade e ofereceu mais uma solução para seus usuários. E sua empresa, já está oferecendo conteúdo que faça a diferença para o visitante de seu site ou de suas páginas nas redes sociais? Saiba mais sobre nossos serviços de Consultoria em Marketing de Conteúdo.
Fonte: InfoMoney