Brasil entre líderes no uso de automação de marketing
Recentemente falamos aqui no blog sobre automação de marketing e como o uso de ferramentas podem ajudar empresas na gestão de leads, economizando e criando mais oportunidades de negócios. E, ao que tudo indica, organizações brasileiras dos mais diversos segmentos e portes estão por dentro desses benefícios e adotando automação em suas estratégias de marketing digital.
De acordo com um levantamento realizado em junho de 2017 pela Datanyze e divulgado durante o evento RD On The Road em São Paulo, conferência de marketing digital e vendas promovido pela Resultados Digitais, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de empresas usuárias de soluções de automação de marketing, ficando atrás somente dos Estados Unidos e Reino Unido. Segundo o estudo, atualmente mais de 8.400 empresas utilizam ferramentas de automação no Brasil.
Base de um dos paineis do evento, o levantamento reforçou o debate sobre a importância da automação em uma estratégia de marketing. Segundo Eric Santos, CEO da Resultados Digitais, a maturidade do mercado de marketing digital no país fez o Brasil se destacar no estudo. “A mudança do processo de compra nos últimos anos, com consumidores cada vez mais e melhor informados, principalmente com o crescimento do uso da Internet e suas novas tecnologias, fez com que as empresas tivessem que se adaptar e adotar novas metodologias e ferramentas para se relacionar com seus prospects e clientes”, afirma Eric. A solução encontrada para isso foi investir especialmente em estratégias de inbound marketing, onde o uso de ferramentas de automação é intenso.
O crescimento do inbound marketing e do interesse dos profissionais de marketing no tema podem ser confirmados por dados do Google Trends: de 2013 para 2017, o volume de buscas no Brasil pelo termo “inbound marketing” aumentou dez vezes.
Outro indicador apresentado no evento para comprovar o crescimento do inbound marketing no país foi o crescimento da própria Resultados Digitais e de seus principais produtos, como a plataforma de automação de marketing RD Station: nos últimos três anos, a empresa cresceu cerca de 200% ao ano, alcançando mais de 9 mil clientes e 1300 agências parceiras. Segundo o levantamento da Datanyze, a RD Station é atualmente a plataforma de automação mais usada no Brasil, com 65% do market share.
Estudos como este mostram mais do que um crescimento da automação de marketing no país; comprovam que esta estratégia é cada vez mais valorizada pelas empresas, que encontraram na automação uma solução eficiente, rápida e de baixo custo para gerenciar leads, se relacionar com eles e, consequentemente, gerar mais negócios.
Sua empresa já está investindo em automação de marketing? Uma boa ideia para quem quer começar a adotar a prática é a automação de email marketing – leia mais sobre o tema em nosso blog.
Fonte: Mundo do Marketing