O que é Automação de Marketing?
Quando falamos em Marketing Digital, sempre batemos na tecla da importância da profissionalização de todo o processo, desde a criação do conteúdo até o gerenciamento de leads. Cada etapa de uma estratégia online bem sucedida exige atenção aos prazos, aos conteúdos que estão sendo divulgados, ao envio de email marketing com a oferta que realmente importa para cada potencial cliente, e assim por diante.
No entanto, o que se vê com frequência são empresas que têm dificuldade em lidar com os leads gerados por essas ações, desperdiçando tempo e dinheiro. Muitas vezes, a estratégia de marketing digital usada é eficiente, atrai visitantes ao site da marca e converte-os em uma base de contatos, mas o processo pode acabar aí se a empresa não souber nutrir esses contatos, desenvolve-los como leads e transformá-los em clientes.
Foi para resolver esse problema, tornando o processo mais ágil e eficiente, que surgiu a Automação de Marketing, o tema do nosso artigo de hoje.
Mas, afinal, o que é Automação de Marketing?
Automação de Marketing, ou Marketing Automation, se refere a ferramentas e táticas usadas para otimizar e automatizar ações dos processos de marketing de uma empresa, especialmente aquelas que lidam com altos volumes, como email marketing e mídias sociais, por exemplo.
Através da automatização é possível criar parâmetros que vão ajudar a entender o interesse do lead e em qual estágio do funil de vendas ele se encontra, oferecendo as informações que são mais importantes para aquele momento.
Apesar de facilitar bastante todo o processo, vale ressaltar que boas ferramentas de automação não eliminam a necessidade de expertise de um bom time de marketing – muito pelo contrário!
Para que o uso dessas ferramentas e técnicas sejam efetivas, é preciso uma equipe que saiba definir as prioridades e objetivos das ações, trabalhar com as ferramentas disponíveis e, com a ajuda delas, executar tarefas de uma maneira organizada e eficiente.
De forma geral, a automação de marketing serve para lidar com os volumes gerados por atividades digitais, criar procedimentos para as pessoas que interagem com a sua empresa na internet e, consequentemente, agir de forma customizada com cada uma delas.
As estratégias básicas da Automação de Marketing
A Automação de Marketing pode ser feita com muitas ferramentas e táticas, sendo que muitas delas podem contemplar várias estratégias ao mesmo tempo. Ou seja, uma única ferramenta pode auxiliar com ações de email marketing, mídias sociais e gerenciamento de leads, enquanto outra pode ser voltada apenas para uma dessas estratégias. Hoje vamos olhar os 4 tipos de automação mais usados atualmente:
1) Automação de Marketing em Mídias Sociais:
Imagine uma situação em que toda vez que um perfil da sua empresa fosse publicar algo, você, ou alguém do seu time de marketing, precisasse se logar na rede social, publicar, depois curtir ou comentar todas as interações dos seguidores.
Já pensou o tempo que você e sua equipe perderiam com isso? Sem falar que as chances de erros seriam muito grandes!
Para facilitar esse processo existem ferramentas e softwares que automatizam publicações em redes sociais, trabalhando com várias redes ao mesmo tempo e que geram relatórios com dados relacionados ao perfil da empresa nestas redes, como engajamento de seguidores, alcance dos posts publicados, etc..
Este tipo de solução é algo bastante útil em programas de marketing por mídias sociais, e hoje estão entre as ferramentas mais usadas quando falamos em automação.
De acordo com um estudo da Ascend2, tecnologias de automação de mídias sociais são usadas por 67% das empresas que contam com alguma ferramenta de marketing.
2) Automação de Marketing em Email Marketing:
Uma das estratégias mais usadas por empresas dos mais diferentes portes e segmentos, tanto do mercado B2C quanto B2B, é o email marketing. Ferramentas de automação de email estão presentes em 82% das empresas que usam tecnologias de marketing, de acordo com a pesquisa feita pela Ascend2.
A automação de email marketing permite que mensagens personalizadas sejam enviadas automaticamente e em um momento considerado ideal, aumentando as chances de conversão do lead em um cliente.
Esse momento ideal pode ser uma interação do potencial cliente com a marca ou após uma ação pré-determinada: a pessoa fez o download de um ebook no seu site, por exemplo, e você define que um email marketing será enviado para ela no dia seguinte ao download.
Esse disparo será feito automaticamente, a ferramenta indica se o email foi entregue com sucesso, se foi aberto, etc., otimizando o processo e sem perder o timing desse contato.
3) Automação de Marketing em Rastreamento:
‘User tracking’, ou rastreamento, no marketing digital não é apenas uma realidade, mas uma necessidade. Aproveitar a possibilidade de se fazer isto é fundamental para uma estratégia online cada vez mais efetiva.
Boa parte das ferramentas de automação de marketing oferecem códigos de rastreamento que podem ser colocados no seu site ou em landing pages.
Isso serve para que você entenda as interações dos seus visitantes, o caminho que eles fazem dentro do seu site, pelo que eles se interessam mais dentro dele, o que está performando melhor, como eles respondem aos emails que você envia, e assim por diante.
Todas essas informações são valiosas, pois permitem que você faça as comunicações com seus leads baseado no interesse que têm e no comportamento deles dentro dos seus canais online.
Além disso, o rastreamento permite também conhecer o seu histórico com aquele lead – desde o primeiro contato até a possível venda, entendendo o seu comportamento durante todo o processo, e a efetividade das ações que foram implementadas.
4) Automação de Marketing em Gerenciamento de Leads:
Independente da estratégia, da ferramenta ou técnica usada, o objetivo principal das ações digitais é sempre a transformação do internauta em um contato da empresa, de contato em lead, e de lead em um cliente.
Dentro da uma base de leads desenvolvida por um processo de automação vamos ter potenciais clientes nos mais diferentes estágios do funil de vendas.
Para garantir uma comunicação que funcione e gerar um relacionamento que traga resultados de negócios, é preciso classificar quem é quem dentro dessa base, criando uma interação que entregue o máximo de valor para cada um.
Ferramentas de automação de marketing em gerenciamento de leads permitem que você reúna em um só lugar as interações que você teve com sua audiência em diversos canais, trazendo uma visão mais ampla do engajamento de uma pessoa com a sua empresa.
Sabendo disso, você consegue ver mais claramente quem são os leads mais interessados em sua marca ou aqueles que interagiram mais vezes com você, quais são as interações mais valiosas (aquelas que têm mais chances de se transformarem em uma venda), e, com todas essas informações, aumentar suas chances de transformar um lead em cliente.
Como colocar tudo isso em prática?
É claro que todas estas atividades feitas de forma automática só vão fazer sentido se estiverem alinhadas com um planejamento digital que contemple os objetivos da empresa.
Como o nome já diz, ferramentas de automação apenas automatizam alguns processos, elas não pensam por si só. Por isso, é fundamental que o time de marketing entenda sua base de contatos, o interesse de cada grupo de leads e a forma correta de se comunicar com eles.
Tudo isso deve ser traçado na fase do planejamento digital e, com essas informações em mãos, fica muito mais simples saber como e para quê uma ferramenta de automação de marketing será usada.
Fique ligado no blog nas próximas semanas, pois vamos falar mais sobre o assunto do momento no Marketing Digital, com dicas sobre cada uma das principais frentes de Automação de Marketing e mostrando como colocar isto em prática!
E a sua empresa já está usando automação? Quer falar a respeito de como colocar estas ferramentas para ajudar seu marketing? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!