Marketing no LinkedIn: Como criar conteúdo para a rede social
O LinkedIn é mais do que uma simples rede social: é uma plataforma que proporciona o intercâmbio de ideias voltadas ao mundo empresarial e que ao mesmo tempo funciona como uma ferramenta onde seus usuários podem encontrar e oferecer oportunidades de trabalho e negócios.
São mais de 25 milhões de usuários atualmente no Brasil – sendo o país o terceiro com maior adoção desta rede social. Mais do que um canal eficiente na busca de empregos e de candidatos a vagas, o LinkedIn tem grande peso na estratégia de marketing digital B2B. Para se ter uma ideia da sua importância: 46% do tráfego de redes sociais que chega para sites de empresas B2B é oriundo do LinkedIn. Além disso, dados da DMR mostram que cerca de 80% de profissionais de marketing B2B realizam lançamentos de novos produtos e serviços na rede social.
Números como esses comprovam que o LinkedIn é uma ótima ferramenta para gerar negócios, mas, como tudo no marketing digital, trabalhar com essa rede social exige conhecimento e planejamento. É sobre isso que vamos conversar ao longo deste artigo. Confira!
Por que investir no LinkedIn?
O LinkedIn permite a criação de dois tipos de páginas: a profissional, do indivíduo, e a opção para organizações com o perfil empresarial. O perfil corporativo é aquele com o nome da empresa, onde serão divulgados desde notícias, lançamentos de produtos ou vagas de emprego, até informações institucionais e relativas às soluções que a empresa comercializa. Mas por que ter um página nessa rede social? Listamos alguns dos principais motivos:
- O LinkedIn é um importante canal de comunicação e contato com o mercado, inclusive com potenciais clientes;
- É um lugar que profissionais utilizam para encontrar informações e soluções para seus problemas, ou seja, em momentos em que a abordagem de negócios é apropriada;
- É uma ferramenta que funciona muito bem para empresas que querem expandir sua relevância e autoridade;
- Permite atingir um público altamente segmentado, potencializando o impacto exatamente em seu público-alvo;
- Conteúdo é focado em negócios e relações profissionais, diferente de outras redes sociais.
De seguidores a clientes
Agora que você já entende a importância de criar um perfil para sua empresa no LinkedIn, chegamos à parte mais complexa do processo: usar a página para gerar contatos e, principalmente, negócios. Como fazer com que os usuários da rede busquem a empresa na rede, e que posteriormente se tornem seguidores e clientes?
- Estabelecendo presença: como em todas as redes sociais, não basta simplesmente cadastrar um perfil no LinkedIn. Sua página deve estar sempre completa e atualizada, com todas as informações que podem despertar o interesse de seus potenciais clientes.
- Atraindo seguidores: inclua o link (botão) para seu LinkedIN em seu site, blog, outras redes sociais, newsletters e outros canais. Além disso, comece divulgando sua página entre seus funcionários e colegas de mercado. Você também pode entrar em grupos de discussão relacionados ao seu segmento para divulgar a página da sua empresa.
- Engajando seguidores: criar um relacionamento com seus seguidores é essencial para que eles se tornem potenciais clientes. Por isso, use sua página para compartilhar conteúdo relevante, responder dúvidas, ou mesmo ouvir opiniões de quem já é seu cliente.
LinkedIn Pulse: conteúdo para gerar negócios
Como falamos acima, um dos principais objetivos das redes sociais é buscar audiência – o que está bastante alinhado com a meta das empresas em transformar seguidores em clientes – e a forma mais efetiva de se fazer isso é através de conteúdo. Pensando nisso, o LinkedIn lançou o LinkedIn Pulse, uma área destinada posts de conteúdos, que permite aos publicadores alcançar as pessoas conectadas nesta rede social. Todos os usuários podem publicar, contanto que usem perfis profissionais para isso. Dentre as várias vantagens de usar o Pulse na estratégia digital do seu negócio, vale destacar:
- Permite ampliar a reputação, tanto de quem escreve quanto da organização que representa;
- É uma iniciativa que ajuda a posicionar a empresa e tornar a marca uma referência;
- Permite atrair e se relacionar com leads;
- Funciona como uma ferramenta para educar clientes e potenciais clientes.
- Facilita aproveitar uma plataforma com público qualificado;
- Custo atrativo (a publicação é gratuita);
Como usar o LinkedIn Pulse?
Veja, a seguir, um guia passo a passo de como usar este canal:
1. Escolha os porta-vozes da sua empresa
O ideal é que o proprietário do negócio seja o “blogueiro” dentro do LinkedIn Pulse. Mas isso também pode ser estendido aos principais executivos. A ideia ao escolher o representante da empresa é que o público-alvo perceba o conhecimento dos porta-vozes e se sintam confiantes para conversar sobre negócios.
Os profissionais de RH, por exemplo, podem tratar de temas relacionado à gestão de pessoas, visando fortalecer a marca de empregadora. Já os executivos de negócio podem dar dicas relacionadas ao universo das soluções que representam e sua efetividade nos negócios.
2. Monte uma estratégia de conteúdo
Da mesma forma que se pensa os conteúdos do blog e de outras redes sociais (dentro do que chamamos de jornada do cliente, ou funil de vendas), também é importante pensar no que será publicado no LinkedIn.
— Leia também: Marketing de conteúdo: como montar uma estratégia poderosa para sua empresa.
3. Faça o conteúdo ir mais longe com técnicas de SEO
O LinkedIn Pulse torna mais fácil para o seu público-alvo encontrar a marca através da implementação de otimização automática de mecanismos de busca (SEO). Isso significa que os textos devem ser pesquisáveis por palavras-chave e, com base nelas, classificadas em categorias, tornando mais fácil para o público filtrar.
Para garantir que o seu conteúdo é categorizado corretamente, localize as palavras-chave mais buscadas (no Google, Yahoo! etc.) relacionadas ao universo de negócio da sua empresa e as inclua nos artigos.
4. Crie títulos atraentes
Na internet, temos alguns segundos para capturar a atenção das pessoas. E uma manchete atraente pode ajudar a envolver os leitores. Certifique-se de tornar os títulos interessantes para que as pessoas cliquem e cheguem até o texto.
5. Busque a originalidade
Por mais que diversos publicadores estejam falando sobre o mesmo tema, se os seus textos forem originais e diferenciados, eles têm muito mais chances de serem lidos e compartilhados.
Tente sempre um viés inovador, conte casos de sucesso, dê exemplos, escolha boas imagens. Pense sempre em despertar o interesse dos leitores para deixar comentários, compartilhar e, principalmente, tomar a ação que você deseja.
6. Publique regularmente
Como em todos os seus conteúdos de mídias sociais, é importante marcar presença no Pulse regularmente. Assim, as pessoas se mantém interessadas.
O recomendável é trabalhar ao menos um artigo por semana, sendo duas publicações semanais o mais indicado.
7. Promova o conteúdo publicado no Pulse
Para seguir ampliando a audiência da empresa, é interessante espalhar os textos do Pulse em outras redes como Twitter e Facebook. Dessa forma, atinge-se um número maior de leitores, o engajamento é aumentado e o conteúdo ganha relevância dentro dos mecanismos de buscas (ranqueamento).
O que você achou dessas dicas? Quer incluir o LinkedIn na estratégia de marketing digital da sua empresa? Entre em contato com a Tech4Biz e veja como podemos ajudá-lo!