Como um blog pode ajudar sua empresa?
Ao definir a estratégia de marketing digital, muitos profissionais dão uma atenção especial, ou praticamente exclusiva, ao site institucional da empresa, deixando de lado outros canais igualmente importantes. Ferramentas como redes sociais e blogs são essenciais para uma estratégia online de sucesso, sendo os blogs uma das formas de produção de conteúdo que traz mais vantagens e resultados para as empresas.
Independente de estar dentro do site da sua empresa ou em um endereço web separado, um blog é algo dinâmico e que vai servir para dar vida à presença digital do seu negócio na web. Um site institucional, por melhor que seja, tem um conteúdo fixo e pode ficar desatualizado rapidamente. Já um blog passa a ideia oposta: atualizações constantes e novos conteúdos, fazendo com que o leitor se interesse e faça visitas recorrentes.
No artigo de hoje, falamos sobre a importância dessa ferramenta e como um blog pode ajudar a sua empresa nos negócios – confira abaixo!
As 6 maneiras de um blog ajudar sua empresa
É inevitável considerarmos a importância da produção de conteúdo quando falamos em marketing digital, afinal um conteúdo relevante e de qualidade pode ser seu grande aliado na hora de atrair novos clientes e reter os atuais. Mas um blog pode ajudar a sua empresa de diversas outras formas, independente do momento que ela vive.
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Ajuda seu negócio a ser encontrado:
Publicar conteúdo relevante e com frequência para o seu público-alvo aumenta as chances de seu site ser indicado pelas ferramentas de busca, pois aumenta o número de páginas indexadas da sua empresa – o que o coloca a frente de sites comuns.
Além disso, um blog aumenta a probabilidade de outros sites colocarem links para o seu site, ajudando a posicionar melhor nos resultados orgânicos de buscadores.
Lembre-se que nem todos que procuram pelo seu produto ou serviço sabem o seu nome: essas pessoas fazem buscas mais genéricas, normalmente de soluções para um problema, e é justamente nesse caso que o conteúdo ajuda sua marca a se evidenciar.
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Educa e atualiza o seu público (e você mesmo):
Você já pensou que talvez seu futuro cliente não saiba que precisa do seu produto ou serviço? Ou que ele pode não entender como sua solução é diferenciada das outras?
Produzir conteúdo que apresente problemas que seu público-alvo enfrenta e as soluções para eles é uma estratégia eficaz para se apresentar e se mostrar necessário a seus potenciais clientes.
Além disso, o blog é uma forma de gerar aprendizado dentro da sua própria empresa, afinal, para escrever, você precisa estar atualizado e por dentro do que está acontecendo no mercado.
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Ajuda sua empresa a vender mais:
No mundo de vendas, uma das maneiras mais eficazes de ser lembrado por alguém é ajudando essa pessoa a resolver um problema. Se você produz um conteúdo que ajude o leitor, ele irá considerar a sua empresa.
Outra forma de um blog ajudar a empresa a vender mais é nos casos em que o cliente abordado ainda não está no momento ideal de compra. Atraindo esse potencial cliente ao seu site, você cria um contato e estabelece uma confiança, assim ele terá sua marca em mente no momento da compra.
Quando falamos em conteúdo e vendas, inevitavelmente devemos considerar o funil de vendas – e um blog com conteúdo adequado pode ajudar seus clientes em potencial a passar pelas etapas desse funil, desde a alimentação no topo até o momento da venda.
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Torna sua marca mais conhecida:
Especialmente em mercados de concorrência acirrada, um blog pode ser uma estratégia eficaz para alcançar a popularidade de marcas mais conhecidas, facilitando a entrada de sua marca em um meio já dominado por outras empresas.
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Gera leads qualificados:
Manter um blog é uma das melhores formas de gerar seus próprios leads, sem a necessidade da compra de listas ou contratação de serviços especializados. Usando as ferramentas adequadas e fazendo isso através do seu blog, você tem maior controle sobre o processo, fazendo ajustes para se adequar da melhor forma ao funil de vendas.
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Ajuda você a se tornar autoridade:
Um bom blog não serve apenas para atrair pessoas; ele serve também para mostrar o seu conhecimento e sua capacidade de entregar valor para seus clientes. Por isso é uma ferramenta importante de posicionamento de sua empresa no mercado. Além dos posts, você pode distribuir via blog materiais didáticos, como ebooks, cases, artigos e white papers. Tudo isso ajudará a aumentar a confiança do consumidor na sua marca.
Como tornar seu blog relevante?
Além de conteúdo de qualidade, alguns cuidados devem ser tomados para que o blog da sua empresa não se torne apenas mais um na internet. Separamos algumas dicas valiosas para fazer do seu blog um canal relevante para sua empresa e, principalmente, para seus clientes.
Publique com regularidade
Ao incluir um blog em sua estratégia digital, é fundamental se comprometer com essa tarefa. O primeiro passo é traçar um cronograma: pense na programação de posts com antecedência, planeje o que vai publicar e siga o plano.
É claro que você poderá fazer alterações e ajustes ao longo do caminho, mas manter a regularidade é fundamental, pois, sem ela, o impacto nos mecanismos de busca é menor e o leitor não saberá o quanto deve esperar do blog para novos conteúdos e, com o tempo, deixar de acessa-lo.
Caso você não disponha do tempo necessário, ou sua empresa não tenha alguém dedicado a essa tarefa, a melhor opção é contratar alguém para fazer isso para você, mantendo, assim, o seu blog atualizado e relevante.
Busque informações atualizadas sobre o seu mercado
Iinformações sobre o mercado através de gráficos, indicadores, estudos e estatísticas são relevantes para o seu público. Além disso, posts com esse tipo de conteúdo costumam receber muitos back-links – links de outros sites apontando para seu blog – ajudando sua empresa a se posicionar melhor nas ferramentas de busca.
Faça listas
Listas costumam possuir alto impacto e gerar bastante tráfego para o blog, além de ser um conteúdo relativamente simples de ser desenvolvido. Portanto, invista em conteúdos no estilo “X dicas”, “X formas”, “X imagens”.
Responda às dúvidas de seu público
Assim como as redes sociais, o blog deve ser visto como um canal de relacionamento entre a empresa e seus leitores. Uma forma de gerar conteúdo é buscar as principais dúvidas e problemas dos seus clientes nos canais de comunicação da empresa e usar o blog para responder essas questões.
Analise métricas
Utilize ferramentas de analytics – o próprio Google têm uma ferramenta para analisar seu blog e o site – para saber mais sobre seus leitores, pois informações sobre as páginas mais acessadas, pesquisas, interesses, entre outros, podem gerar insights para a produção de conteúdo.
Publique notícias relevantes
Notícias sobre o mercado são mais uma forma de fazer com que o seu leitor se interesse pelo blog, pois é um tipo de conteúdo atualizado e em geral “sem prazo de validade”. Nesses casos, é importante estar entre os primeiros a divulgar a notícia, para mostrar que a empresa está atenta às novidades.
Atualize e reutilize posts antigos
Aquele post de alguns anos ou meses atrás está muito bem indexado nas ferramentas de busca, mas está um pouco desatualizado?
Muitas vezes, é mais vantajoso otimizar um post antigo – fazendo edições necessárias em casos de mudança de contexto, atualização de dados, melhorias em SEO e otimizações em geral – do que criar um novo post sobre o mesmo tema. Nesses casos, é indicado uma anotação no início do post, mostrando para o leitor que se trata de uma atualização.
A estratégia de marketing de sua empresa já contempla um blog? Entre em contato e saiba como podemos ajudá-lo a estruturar um blog relevante dentro de uma estratégia digital para o seu negócio.