6 métricas valiosas para medir o sucesso de sua ação de marketing na internet
Qual o resultado que sua empresa está gerando a partir de seus esforços em inbound marketing? Quais as principais métricas para medir e ver o que realmente funciona para sua marca? Quando se investe em atividades de marketing na internet, é necessário verificar quais tipos de conteúdos estão obtendo os melhores resultados, quais os links mais valiosos, como estão os novos cadastros de contatos, entre outras medidas. A partir dessa mensuração podemos verificar o real impacto de sua campanha, afinal, nenhuma empresa quer investir em algo que não seja mensurável e que não traga resultados satisfatórios.
Com o avanço da tecnologia, das plataformas e das técnicas aplicadas ao marketing digital, os profissionais de marketing estão adotando cada vez mais o uso de ferramentas para medir essas métricas. Apresentaremos abaixo 6 métricas essenciais para o sucesso de sua campanha:
1. Tráfego
Em uma estratégia de inbound marketing o objetivo é atrair pessoas para o seu website, onde você tem total domínio do que pode fazer para alavancar novos clientes. Com essa métrica, conseguimos enxergar quais canais geram mais visitas e quais palavras-chaves atraem mais internautas para o seu site. Alguns dos principais pontos para mensurar são: Eficácia do SEO, audiência dos blogs, tráfego vindo de mídias sociais e emails, é importante obter a medição para saber se o trabalho está sendo executado de maneira correta.
2. Leads
Nesta segunda métrica, é necessário prestar atenção no total de leads gerados através do seu site. Se o seu crescimento não está ocorrendo de forma linear e constante, este ponto é algo que precisa ser revisto em sua estratégia, pois seu site deveria manter uma tendência de crescimento, pelo fato de existirem elementos estratégicos posicionados em conteúdos que redirecionam visitantes para diversas ofertas. Com isso, é de se esperar que o número de leads gerados seja significativo.
3. Custo de lead
Identificar os elementos de custo de suas ações na internet é fundamental para avaliar quanto a empresa está gastando por cada lead gerado, aspecto este que tem relação direta ao seu retorno de atividades de marketing. Para saber quais estratégias de marketing são mais efetivas, é essencial monitorar o custo de aquisição do lead.
4. Conversão de leads
Essa métrica avalia a técnica de enviar de forma automatizada uma sequência de emails com conteúdos relacionados aos que o usuário demonstrou interesse anteriormente, em um processo chamado nutrição de leads. Um dos motivos para monitora-la é analisar se o processo em uso está de fato criando leads potenciais e mais prontos para avançarem para as etapas seguintes do funil de vendas.
5. Ranking de palavras-chaves
Determinar as palavras-chave e usá-las de maneira correta é fundamental para que seu produto ou serviço seja encontrado na web, já que são aquelas pesquisadas por usuários nos motores de busca quando necessitam encontrar uma resposta ou uma solução para seus problemas. Para otimizar resultados deve-se analisar continuamente essa escolha, pois as palavras-chave importantes para o negócio podem mudar, ou passar a ser variações das ‘keywords’ inicialmente selecionadas.
6. Marketing ROI (Retorno do investimento)
Por fim, a última métrica consiste no resultado final do sucesso de suas campanhas. O ROI significa o resultado gerado levando em consideração todas as outras métricas neste post, como custos, conversões, etc. Independente de quais as estratégias de marketing sua empresa utilizou, ao final elas precisam se justificar ao trazer um retorno financeiro relevante.
Ao monitorar e analisar todas as métricas mencionadas neste artigo, é possível para as empresas terem uma visão mais clara de cada aspecto de suas campanhas. Quando as métricas são constantemente analisadas e acompanhadas por um plano de ação, elas possibilitam ajustes na estratégia e nas táticas, trazendo então resultados significativos e um retorno do investimento (ROI) cada vez maior para empresas que buscam obter mais resultados de negócios através da internet e do inbound marketing.
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