Engajamento é fundamental para desempenho do email marketing

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Você está esperando um email importante de uma empresa e, quando vai ver, a mensagem foi direto para a sua caixa de spam. Ou, em alguns casos, a mensagem nem mesmo chega até sua caixa de emails. Independente do provedor usado, é muito provável que uma dessas situações já tenha acontecido com você. Pois saiba que os erros na entrega de emails marketing não acontecem somente com você: de acordo com o estudo “As métricas ocultas da entregabilidade de e-mails”, realizado pela Return Path, o índice de mensagens entregues na caixa de spam aumentou pelo terceiro ano consecutivo. A taxa, que era de 12% em 2015 e 12,5% em 2016, passou para 13,5% em 2017.

Segundo o relatório, as taxas de entregabilidade de emails não estão mais ligadas somente a seguir as melhores práticas, e os profissionais de marketing devem estar atentos às chamadas “métricas ocultas” utilizadas pelos provedores para determinar se uma mensagem é ou não desejada pelo destinatário: “O acompanhamento de métricas baseadas no engajamento (que medem como os assinantes interagem com o seu programa de e-mail) é uma etapa crítica na avaliação do sucesso de qualquer programa de e-mail. Provedores como Microsoft, Gmail e Yahoo! rastreiam as interações positivas e negativas dos assinantes com o seu programa para determinar onde entregar as mensagens recebidas”, explica o estudo.

Apesar de taxas de cliques e taxas de abertura serem as métricas mais acompanhadas pelos profissionais de marketing, é preciso aprofundar esta análise para conseguir otimizar a sua estratégia de email marketing. Métricas como mensagens lidas, mensagens respondidas, mensagens encaminhadas, mensagens marcadas como “não é spam” e mensagens apagadas antes da leitura são usadas pelos provedores de emails para analisar como está o engajamento de um usuário (o destinatário do seu email) com uma marca e determinar se uma mensagem deve ser entregue diretamente na caixa de entrada ou se na caixa de spam.

O estudo também analisou como as taxas de spam variam de acordo com a indústria: de acordo com o relatório, a taxa média de entrega em pasta de spam em todos os setores em 2017 foi de 13,5%. Setores de distribuição e manufatura, bancário e financeiro, de seguros e de mercadorias em geral mantiveram as taxas de spam abaixo de 10%, enquanto os setores de educação, organizações sem fins lucrativos e governos tiveram taxas acima de 20%.

Dados como os apresentados pela Return Path são fundamentais para que profissionais de marketing digital entendam a importância de uma estratégia de email marketing bem elaborada, focada em entregar um conteúdo relevante para o destinatário. Lembre-se que a pessoa que recebe o email da sua empresa receberá dezenas de outras mensagens diariamente e, para se destacar, você precisa entregar algo que realmente agregue valor para aquele usuário. Além disso, com o engajamento do assinante sendo um fator tão importante na entregabilidade de email marketing, é responsabilidade da empresa manter uma lista atualizada, eliminando contatos não engajados.

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Fonte: Return Path

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