Google deixará de exibir anúncios considerados intrusivos

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Uma das grandes revoluções da internet para o marketing foi o fato de que o “espectador”, no caso o internauta, não era mais interrompido pela comunicação de uma empresa – como acontecia em canais como TV e rádio. Isso permitiu que marcas e potenciais clientes criassem uma relação muito mais real, pois o consumidor só teria um contato com determinada empresa se buscasse por ela e interagisse com ela no ambiente online. No entanto, nos últimos anos vimos um aumento significativo nos anúncios em sites e portais, tornando-se um verdadeiro incômodo para o internauta. O resultado foi a criação de diversos bloqueadores de anúncios (ad blocks), que deixavam de exibir propagandas de empresas para os internautas e, por isso, estavam não apenas prejudicando as marcas que anunciavam, como o próprio veículo – uma vez que grande parte da receita desses sites vem de cliques em anúncios exibidos na página.

Com o objetivo de melhorar a experiência de navegação de seus usuários, além de proteger a renda dos veículos e a sua própria, o Google anunciou que irá bloquear anúncios considerados intrusivos ou indesejáveis em seu navegador, o Google Chrome. O recurso, que inicialmente estará disponível nos Estados Unidos, Canadá e Europa, causou alvoroço entre profissionais de marketing digital, mas parece ser visto com bons olhos pelos internautas, uma vez que o tipo de anúncio que será bloqueado muitas vezes atrapalha a experiência de navegação do usuário. De acordo com o comunicado oficial da empresa, para a criação do recurso, foram realizadas pesquisas com usuários do Chrome para entender quais tipos de anúncios são os que mais incomodam os internautas. Entre os mais citados, estão vídeos que reproduzem som automaticamente, pop-ups nos quais é difícil localizar o botão de fechar, propagandas que cobrem toda ou grande parte da tela, entre outros.

O filtro deverá ser habilitado por meio de uma atualização do navegador, bloqueando os formatos de propagandas considerados mais indesejáveis pelos usuários. Além disso, a mudança também promete fiscalizar sites que apresentem uma grande quantidade de propagandas – atualmente, o limite de densidade é de 30% da página.

“Nós acreditamos que as mudanças não apenas farão o Google Chrome melhor para você, mas irão melhorar a web para todo mundo. Novas tecnologias fazem com que a internet evolua e nós continuaremos trabalhando para construir um ambiente dedicado a lhe oferecer apenas as melhores experiências”, afirma o Google em comunicado sobre o novo recurso.

A mudança anunciada pelo Google já está provocando mudanças nas estratégias de marketing digital de muitas empresas que investem em anúncios. Com mais exigências sobre os formatos das propagandas e maior controle sobre a exibição delas, profissionais de marketing estão recorrendo a outras estratégias que tem se mostrado tão ou mais eficientes que os anúncios: marketing de conteúdo, inbound marketing, redes sociais, entre outras. As empresas estão percebendo que, também no ambiente online, o potencial cliente não quer ser interrompido, nem “seguido” por um anúncio de uma determinada marca, e que a forma mais eficiente de se relacionar com esses consumidores é através de conteúdo relevante e que os ajude a resolver problemas ou necessidades. É isso que torna a experiência do internauta com uma empresa realmente positiva.

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Fonte: Google

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