Confiança digital ainda é desafio para empresas brasileiras

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Nos últimos anos, vimos surgir tecnologias e ferramentas que se tornaram indispensáveis dentro de estratégias de marketing digital: de plataformas de disparo de email marketing a soluções de gestão de leads, não faltam opções para que os profissionais da área consigam entregar para seus clientes e potenciais clientes uma experiência altamente personalizada.

Pode parecer um cenário perfeito para as organizações, mas a realidade é que os consumidores brasileiros vivem um dilema que pode impactar diretamente nos resultados das empresas. Segundo o 13º estudo anual Global Consumer Pulse, realizado pela Accenture Strategy, enquanto 65% dos consumidores sentem-se frustrados quando empresas deixam de entregar experiências de compras relevantes e personalizadas, 45% se dizem preocupados com a privacidade de seus dados pessoais ao assinar serviços inteligentes, desenvolvidos para entender a antecipar suas necessidades.

Os números trouxeram à atenção das organizações a importância do uso de novas tecnologias não apenas para a personalização de experiências, mas também para se conseguir a confiança do consumidor para que o compartilhamento de dados deixe de ser um problema. Tecnologias como inteligência artificial, aprendizado de máquinas e assistentes digitais vem evoluindo nos últimos anos e têm sido usadas pelas empresas como novos pontos de contatos, ofertas e serviços que antecipam e flexibilizam as necessidades exatas de seus clientes.

Segundo o relatório da Accenture, empresas que conseguem fazer isso com sucesso atingem um nível chamado “hiper relevância”, em que os clientes não apenas fornecem e compartilham suas informações pessoais, mas fazem isso em troca de mais valor e confiança de terem seus dados protegidos pelas organizações. No entanto, a falta de confiança digital dos consumidores brasileiros ainda é um desafio para a concretização de experiências hiper relevantes: 41% dos consumidores temem que empresas saibam muito sobre eles e suas famílias.

Ainda de acordo com o relatório, 66% dos consumidores brasileiros têm maior probabilidade de comprar de empresas que personalizam experiências, desde que sua confiança não seja comprometida, enquanto 49% afirmam que dariam grande valor a serviços que identifiquem suas necessidades intuitivamente ao longo do tempo, a fim de customizar recomendações de produtos, conteúdo ou serviços.

Construindo confiança com marketing digital

Para se criar hiper relevância é fundamental que, primeiro, a empresa consiga conquistar a confiança do consumidor no ambiente online. Para isso, marcas tem recorrido a diversas estratégias de marketing digital que podem impactar diretamente na imagem da marca junto ao internauta. É o caso de marketing de conteúdo, no qual a empresa produz informação voltada para pessoas que tem um problema ou uma dúvida que a marca pode resolver. Muitas vezes, esse conteúdo é oferecido em troca de dados do internauta, como nome, empresa, cargo, email , etc. – porém a qualidade disto vai depender, em grande parte, no nível de confiança que a empresa tem junto a estas pessoas.

Entregando um conteúdo de qualidade constantemente para um leitor, de uma forma menos agressiva (em termos de vendas) a empresa conquistará, aos poucos, a confiança dele, que estará mais disposto a fornecer seus dados para continuar recebendo conteúdo daquela organização. Esta é a base do processo de inbound marketing, onde a abordagem comercial é feita no momento mais adequado, como consequência dos contatos e do conteúdo compartilhado.

Sua empresa está enfrentando dificuldades para conquistar a confiança dos consumidores no ambiente online? Que tal trabalharmos uma estratégia de marketing digital voltada para esse fim? Entre em contato conosco e vamos conversar mais a respeito.

Fonte: Mundo do Marketing

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