Como sua empresa usa o marketing: custo ou investimento?

 Em Marketing Digital

Hoje, começamos o artigo com uma pequena reflexão: pare por um minuto para pensar em como você se refere aos gastos relacionados ao departamento de marketing da sua empresa. Você fala sobre os “custos de marketing” ou sobre os “investimentos em marketing”? Esse questionamento pode até parecer irrelevante, mas, acredite, a sua resposta diz muito sobre a cultura do seu negócio.

Nos últimos anos, o Brasil enfrentou um cenário de recessão econômica que exigiu das empresas a temida redução de custos. Foi comum ouvirmos de executivos, de organizações de diferentes portes e segmentos, que a primeira área na qual estavam fazendo isso era no marketing: cortes nos times, contratações congeladas, redução nas ações que estavam sendo realizadas, restrições em orçamentos, entre outras determinações. Infelizmente isso nos mostrou que grande parte dos gestores ainda vê as ações de marketing apenas como custos para empresas, sem entender a real importância dessa área para os objetivos do negócio. Especialmente em um cenário de crise ou recessão, serão os profissionais do seu time de marketing os principais responsáveis por tentar reverter a situação, considerando o seu público-alvo, o momento da empresa e do mercado, tendências do segmento, etc, e indicando as melhores ações possíveis para aumentar suas vendas.

No artigo de hoje, convidamos você a conferir alguns motivos que mostram porque o marketing deve ser visto como um investimento da sua empresa, e não unicamente como despesa. Confira!

1) O marketing fortalece uma imagem competitiva da sua empresa

Vamos começar pela primeira função do marketing: em um mercado de alta concorrência, destacar-se e ser lembrado pelo consumidor é indispensável para qualquer empresa. É aí que seu time de marketing entrará em cena, identificando seus diferenciais competitivos, analisando seu público-alvo, o mercado no qual a empresa está inserida, entre outras questões, e desenhando a melhor estratégia para que seus objetivos sejam atingidos.

2) O marketing sabe quem é e como atingir seu público-alvo

Um dos maiores erros que você pode cometer em seu negócio é não identificar corretamente seu público-alvo. Esta é a primeira obrigação de um profissional de marketing, e, sem a ajuda de especialistas nesta atividade, é muito provável que sua empresa esteja tentando vender para quem você gostaria de vender, e não para quem realmente precisa do seu produto ou serviço.

Mas engana-se quem pensa que definir seu público é apenas desenhar um perfil “homem, de 30 a 45 anos, empresário”. Hoje em dia, o marketing irá trabalhar a persona do seu negócio, ou seja, uma representação do seu público ideal, o que faz com que os projetos desta área sejam bem mais efetivos. Conhecendo a fundo o perfil do seu potencial cliente, onde atingi-lo, como falar com ele, etc. você conseguirá ser o mais assertivo possível em toda ação de marketing, o que terá um impacto direto nas suas vendas.

3) O marketing ajuda a reter e fidelizar clientes

O que é mais fácil e barato para sua empresa: manter um cliente e fazer com que ele compre novamente com você ou conquistar novos clientes? É claro que atrair e vender para novos clientes é sempre muito bom, mas, antes de fazer isso, é fundamental que você se atente a quem já compra o produto ou serviço que sua empresa oferece.

Você pode até pensar que essa é uma responsabilidade exclusiva do seu time de vendas ou pós-vendas, mas esse será um trabalho em que o marketing estará altamente envolvido: será essa área a responsável por identificar os níveis de satisfação dos clientes e descobrir quais ações são necessárias para fidelizá-los. Algumas tarefas do marketing neste momento são: conversar com o cliente para entender o que lhe agrada e o que deve melhorar, desenhar estratégias para melhorar a experiência do cliente, elaborar planos de fidelidade e estratégias de CRM para manter o cliente sempre próximo à empresa.

4) O marketing pode ajudar efetivamente a aumentar as vendas

Tudo o que falamos até aqui chega a um dos pontos mais importantes desse artigo: o aumento nas vendas. Com o fortalecimento da imagem da sua marca, a identificação das personas do seu negócio, o cuidado com a retenção e fidelização de clientes, a atração de novos clientes, tudo isso terá um impacto direto nas vendas da sua empresa.

Mas o trabalho do marketing deve ir além disso: os profissionais deste time deverão estudar o mercado e identificar oportunidades (como datas sazonais, parcerias, descontos) que possam trazer bons resultados para o negócio. Essa área será também o principal canal de comunicação entre a sua marca e seus clientes, portanto será responsável por ouvir os clientes e trazer feedbacks de melhorias para a empresa. E por fim, existem ações de marketing desenvolvidas especificamente para levantar oportunidades de negócios que serão trabalhadas por vendedores da empresa, as atividades de geração de leads, que vão efetivamente buscar potenciais clientes para vendas.

5) O marketing realiza ações mensuráveis

Por fim, chegamos a uma das grandes vantagens do marketing atualmente. Foi-se o tempo em que ações de marketing eram baseadas no feeling, em que o nível de criatividade de uma campanha ou ação era seu termômetro de sucesso. Com o surgimento do Marketing Digital, que atualmente domina grande parte das estratégias de marketing das empresas, foi possível que os profissionais da área mensurassem praticamente todas as suas ações. Por exemplo: digamos que seu negócio invista em um novo site, que será completamente reformulado. Passado um mês, ou até mesmo alguns dias, que seu novo site for ao ar, será possível comparar os dados de acesso com os dados da versão anterior: o número de visitantes aumentou? Seus visitantes estão passando mais tempo no seu site? Você está gerando mais leads? Quais páginas estão tendo uma taxa de rejeição maior? O que pode ser feito para melhorar?

Este é apenas um exemplo, mas a possibilidade de mensuração do marketing atualmente vai muito além do seu website. É possível até mesmo identificar qual esforço levou à uma venda, quais canais geraram mais leads, quais ações tiveram um melhor desempenho, etc., o que permite que a efetividade das ações seja comprovada e ajustes sejam feitos dentro da estratégia, otimizando os investimentos e servindo como embasamento para um futuro orçamento de marketing.

Chegamos ao fim do nosso post com uma citação de Philip Kotler que se encaixa perfeitamente no questionamento que fizemos no início do texto: “Dá-se muita atenção ao custo de se realizar algo, e nenhuma ao custo de não realizá-lo”. Você já parou para pensar o quanto não investir em marketing pode estar custando para sua empresa?

Converse com nossos especialistas e descubra quais ações são as mais indicadas para atingir os objetivos do seu negócio.

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