Conteúdo gerado pelo usuário: como ele pode ajudar seu negócio?

 Em Marketing de Conteúdo, Marketing Digital

Vamos começar com um cenário comum no mundo corporativo: você está precisando de um produto ou serviço para sua empresa – um software, uma nova impressora, um fornecedor de equipamentos de escritório. Não importa a sua necessidade, uma coisa é certa: entre as diversas opções de empresas que você pode contratar, é muito provável que dê preferência àquela da qual você tem uma indicação ou sobre a qual leu algo positivo na internet.

Apesar das organizações investirem cada vez mais em esforços e ações para divulgar seus produtos ou serviços, a realidade é que o melhor vendedor da sua empresa não está dentro dela. Na verdade, ele nem trabalha diretamente para você! Esse “vendedor” está em suas redes sociais, em seu blog, site, em fóruns espalhados pela internet e é nesses canais que ele divulga o nome da sua marca e sua opinião sobre ela. Isso se chama Conteúdo Gerado pelo Usuário e é o tema do nosso artigo de hoje! Confira.

O que é o Conteúdo Gerado pelo Usuário?

O Conteúdo Gerado pelo Usuário (User Generated Content, ou UGC, em inglês) é todo aquele conteúdo a respeito de uma empresa, produto ou serviço que foi produzido ou divulgado espontaneamente por pessoas comuns, e não por uma marca. São considerados UGC comentários, fotos, vídeos em redes sociais, reviews em site de avaliações, posts em blogs, discussões em fóruns, entre outros.

O termo começou a ser usado no meio digital por volta de 2005, com a popularização da internet e das redes sociais, o que criou uma abertura para a comunicação entre os consumidores e as marcas. Esses canais de relacionamento permitiram aos usuários compartilhar suas opiniões  e experiências sobre determinados produtos e serviços. As empresas, então, passaram a ver os consumidores como propagadores de marcas e viram como é importante incentivar essa criação de conteúdo.

Antes de qualquer coisa, é importante reforçar que para que seus clientes divulguem conteúdos, experiências e opiniões a seu respeito eles devem ser incentivados a fazer isso. Portanto, para que sua empresa tenha conteúdo gerado pelo usuário, é necessário criar canais onde isso possa ser feito, além das redes sociais. Por exemplo, se você oferece a possibilidade de compra online, crie um campo de avaliações, onde pessoas que já compraram aquele produto ou serviço possam compartilhar suas experiências.

As vantagens do User Generated Contet

O conteúdo gerado pelo usuário se fortaleceu nos últimos anos e hoje já é uma estratégia amplamente utilizada dentro do Marketing Digital. Separamos aqui 5 principais vantagens de usar o UGC em sua estratégia online:

1) É uma fonte de ideias

Manter um calendário editorial nem sempre é uma tarefa fácil, especialmente se sua empresa possui tempo, orçamento ou equipe limitados para isso. Com o Conteúdo Gerado pelo Usuário, comentários, experiências e opiniões dos leitores servem como inspiração para pautas de novos materiais. Através desse conteúdo, você pode descobrir sobre o que seu público quer ler, ou quais as dúvidas frequentes eles têm sobre seu produto ou serviço, entre muitas outras informações.

Isso ajuda a criar conteúdo para sua empresa e manter o calendário editorial em dia, sempre com informações que realmente são relevantes para o leitor.

2) Auxilia na definição de personas

Você lembra o que é uma buyer persona? Ela é uma representação fictícia  do seu clientes, baseada em dados sobre seu comportamento, características demográficas, motivações, problemas e objetivos. Definir quem é a persona do seu negócio exige estudos, pesquisas e muito trabalho.

Uma das formas de se definir a buyer persona da sua empresa é interagindo com o consumidor real e ouvindo o que ele tem a dizer. Dessa forma, você consegue perceber o que desperta o interesse dessa pessoa, quais são suas dúvidas e problemas e o que ela está buscando com um produto ou serviço. Com o conteúdo gerado pelo usuário, você tem em suas mãos informações relevantes sobre o perfil do cliente ideal, sendo muito mais simples com isso criar uma buyer persona do seu negócio.

3) Aumenta a confiabilidade da marca

Como dissemos no início desse artigo, o melhor vendedor da sua empresa não trabalha para você. De acordo com um estudo da BazaarVoice, cerca de 51% dos usuários no mercado americano confiam mais em outras pessoas do que em qualquer informação dentro de um site empresarial. Além disso, as marcas entrevistadas viram um aumento de 78% na conversão quando os consumidores interagem de alguma forma com User Generated Content. Ou seja, por mais que você faça grandes investimentos em anúncios, vídeos, artigos, etc, o que funciona melhor para um novo consumidor é ver uma pessoa que não tem nenhuma relação com a marca falando bem dela. É o boca-a-boca da era digital!

As pessoas querem ouvir o que outros usuários têm a dizer sobre uma marca, como foi sua experiência com ela, por que eles indicam (ou por que não recomendam). Tudo isso gera uma sensação de proximidade e confiabilidade, que, muitas vezes, não consegue surgir quando o conteúdo é criado pela própria empresa.

4) Ajuda o SEO

Outra grande vantagem do Conteúdo Gerado pelo Usuário está relacionado ao SEO, ou Search Engine Optimization – conjunto de técnicas com o objetivo de otimizar um website, melhorando sua colocação na busca orgânica em sites como o Google. Isso acontece pois os conteúdos criados pelos usuários podem ser submetidos aos mecanismos de busca, através de indexação de palavras-chave, geração de links, aumento da autoridade online e desenvolvimento de redes sociais.

Mas, para que isso tudo seja realmente efetivo e tenha um impacto positivo nos seus negócios, não basta apenas observar. A empresa deve se juntar a conversa, mas com um discurso “amigo”, deixando de lado o discurso de vendas. Converse com o usuário tirando dúvidas e apresentando soluções para o problema dele – isso fará que o engajamento da pessoa com a marca seja maior e, aos poucos, a conversa será direcionada para as palavras-chaves corretas – ajudando no SEO.

5) Exige um baixo investimento

O maior investimento que você terá de fazer ao incluir o UGC em sua estratégia de marketing digital é o tempo! Como esse conteúdo é gerado espontaneamente pelo usuário, é tarefa da empresa acompanhar tudo o que está sendo dito. Quanto mais engajados estejam os seus leitores e consumidores, mais eles irão produzir.

Talvez, em um primeiro momento, você precise incentivar essa interação, seja através das redes sociais, de campos de avaliação em seu site, etc. O importante é mostrar para o usuário que você quer ouvir a opinião dele!

Mas e se o conteúdo for negativo?

É claro que o risco existe! Se você dá a oportunidade do seu cliente falar, ele pode falar muito bem ou muito mal da sua empresa. Nesse caso, lembre-se que, não importa se o comentário é positivo ou negativo, ele deve ser considerado e respondido! Isso mostra que a marca confia no seu produto ou serviço, tem consideração por seus clientes, e que está aberta a receber feedbacks – e, com base neles, melhorar o seu negócio.

Os seus leitores já estão criando conteúdo para a sua empresa? Quer incluir o User Generated Content na sua estratégia digital? Fale com a T4B e vamos juntos desenvolver um plano customizado para o seu negócio.

Comentários
pingbacks / trackbacks
  • […] próprio Facebook, um anúncio que tenha conteúdo social – quando um usuário vê que um amigo curtiu uma marca – tem, em média, 50% mais chances de ser lembrado e aumenta em 35% as chances de vendas. Ou […]

Deixe um comentário

Digite o que procura e pressione enter para pesquisar