O Marketing Digital Certo Para Cada Negócio

 Em General, Marketing Digital, Planejamento, Plano de Marketing Digital

Embora ainda se encontre por aí uma percepção equivocada por parte de alguns gestores empresariais de que um site é algo muito básico, redes sociais são “coisa simples” e que “qualquer um” pode fazer uma postagem em um blog, no geral as empresas já entendem que marketing digital é um assunto para profissionais. Apesar disto vez por outra nos deparamos com casos de organizações que por muito tempo tentam divulgar seu negócio pela web a partir de um site institucional feito há muitos anos e com a ajuda de um funcionário em seu tempo livre – sem uma base adequada e tampouco as ferramentas necessárias para isto.

O resultado, obviamente, não é nada animador. Em muitos casos o empresário se retrai, achando que marketing digital não traz resultados, deixando de fazer qualquer comunicação com o mercado, ou direcionando investimentos para ações de marketing mais tradicionais, usualmente sem conseguir medir o retorno disto. No entanto a dúvida geralmente permanece: Se tanto se fala de marketing digital e as empresas no geral estão migrando para esta abordagem, por que comigo não funciona? Ou seja, se marketing digital é o caminho, o que falta fazer para que as postagens nas redes sociais e o site gerem retorno efetivo? No geral, percebemos que esta questão se resume a um componente fundamental, e ainda muito negligenciado, o planejamento.

Sem planejamento se chega onde?

 

O Sebrae realiza periodicamente estudos aprofundados sobre o panorama empresarial brasileiro. Num dos últimos, constatou que 60% das empresas fecham antes mesmo de completar dois anos. Dessas empresas, espantosas 39% não tinham conhecimento sobre o capital de giro necessário para sustentar o negócio. Dados que evidenciam um mal ainda muito presente entre o empreendedor brasileiro, a falta de planejamento. Detectou-se que não falta arrojo, boas e ideias e muita criatividade, mas essas virtudes precisam ser acompanhadas de um plano de negócios adequado. Trata-se de fazer contas, decidir caminhos com antecedência e de documentar o que ser vai fazer, um esforço às vezes pouco atraente e que demanda tempo, mas que sabemos ser imprescindível para a manutenção do equilíbrio em qualquer negócio.

No marketing não é diferente. Ás vezes na pressa, e com a crença de que tudo é aparentemente simples, se iniciam atividades sem se definir exatamente para que lado as ações devem conduzir, com quem e como deve ser a comunicação e como vai se medir o que está acontecendo. Se houver um bom planejamento anterior ao inicio de um projeto deste tipo, vai ser extremamente viável se alinhar as atividades na internet que deverão ser executadas e que se ajustarão bem à forma de trabalho e aos clientes da empresa. Além disso, a capacidade de se atingir com mais precisão um segmento de mercado dentro do ambiente digital é muito maior, comparado ao que é necessário quando se fala de atividades fora da internet. Campanhas em motores de busca e redes sociais permitem se escolher várias características das pessoas que vão ser expostas ao seu anuncio ou conteúdo, de maneira que a possibilidade de atingir seu público alvo é infinitamente mais efetiva, principalmente considerando-se as diferenças de valor comparando com outras mídias.

E mesmo que você ache que seu produto não se vende na web e que de fato precisaria gastar muito em outros meios para conseguir sucesso, existem outros aspectos que precisam entrar neste raciocínio. Por exemplo: Mesmo que a compra não seja feita na internet, onde você acha que seu cliente encontra e avalia o fornecedor para o produto que está pensando em comprar?

O marketing certo

Como toda atividade profissional, claro, marketing digital é um trabalho que exige a presença e participação constante de profissionais preparados. Estes especialistas têm a responsabilidade de apontar o caminho para as empresas terem resultados efetivos em seus negócios, indo além das métricas de processos de marketing digital, como os ‘likes’, ‘sharings’, comentários e acessos, que são o meio, não o fim, para qualquer estratégia bem sucedida de negócios pela web. Logicamente, tanto empresários quanto os profissionais de marketing precisam desenvolver o timing correto para aferir isto. Não existem resultados digitais instantâneos – o que não significa que não se deva levar em consideração prazos para atingir metas definidas com clareza.

É neste contexto que um bom planejamento vai ajudar a fazer investimentos de forma correta e com um retorno mais atrativo, pensado para as necessidades daquele momento da empresa, e não um ‘tiro no escuro’ genérico. Trabalhando desde o começo em um projeto voltado de fato para as necessidades, e possibilidades, que se tem em mente, fica mais fácil de se desenhar o marketing digital correto para sua empresa, mudando de uma percepção de que não há budget para investir em marketing – devido à tendência de se pensar em ações grandes para se conseguir resultados – para uma situação em que o projeto de marketing é desenhado de forma mais precisa e direcionado para os canais com melhor custo x benefício para gerar um retorno comercial adequado.

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