Dicas importantes para impulsionar o blog da sua empresa
Você já parou para pensar como um blog pode ajudar sua empresa? Falamos recentemente sobre isso aqui neste artigo e mostramos 6 maneiras como essa poderosa ferramenta pode ajudar na sua estratégia de marketing digital.
Mas aí surgem as perguntas: blog no ar, e agora? Quais os próximos passos? Como tudo no marketing digital, uma estratégia bem desenhada é fundamental para que os objetivos do seu blog sejam alcançados. Nessa hora, ter a ajuda de profissionais qualificados, que consigam assumir essa missão e colocar em prática o que foi planejado inicialmente, é indispensável.
Confira no artigo de hoje alguns pontos importantes para se trabalhar ao colocar seu blog no ar!
O endereço do seu blog
Ao resolver criar um blog, a primeira decisão que se deve tomar é sobre seu endereço, isto é, se ele estará na mesma URL do site da empresa ou terá um domínio próprio. Estar ou não dentro do site corporativo dependerá de dois fatores: 1) do quanto se quer dar vida própria ao blog; e 2) se existe um nome excepcionalmente bom para usar no blog dentro do segmento alvo. Por exemplo, digamos que sua empresa atue no ramo de seguro de carros. Nesse caso, o termo “seguro de automóveis” é muito buscado por pessoas que procuram pelo serviço. Se o domínio segurodeautomoveis.com.br estiver disponível, seria uma escolha apropriada para a URL do blog, por conter um termo de grande relevância no segmento de atuação e que tornará a visibilidade do blog maior nas ferramentas de busca.
Caso opte por uma URL própria, é importante ter em mente que esse domínio servirá como identificação do seu blog e, por isso, não deve confundir o leitor. Para ajudar na escolha do domínio, lembre-se: busque palavras fáceis de lembrar, evite termos confusos, difíceis de pronunciar ou escrever e, mais importante, tenha em mente o objetivo do seu blog – sempre considerando que o link estratégico entre blog e site é fundamental.
CMS: Content Management System
Para funcionar, seu blog precisa de uma estrutura de CMS (Content Management System), o sistema de gerenciamento de conteúdo. Esse sistema cria páginas, gera links, entre outras funções, e é nele que você irá gerenciar suas páginas, posts e comentários. São diversas opções de CMS disponíveis, como o WIX, Blogger, Square Space e WordPress. Atualmente o CMS mais usado no mundo, o WordPress oferece uma interface amigável e milhares de temas, extensões e plugins que podem ser usados em praticamente qualquer tipo de site: desde portais de e-commerce até redes sociais.
Blog pronto, e agora?
Criar conteúdo, controlar processos, divulgar os posts. Tudo isso e mais um pouco deve estar contemplado na estratégia de marketing digital da sua empresa. É claro que um time dedicado a essa tarefa – interno ou de profissionais externos – é indispensável para que o seu blog funcione como você deseja e cumpra os objetivos traçados para ele. É esse time que será o responsável pelos próximos passos:
1. Calendário Editorial
Um bom blog exige planejamento como qualquer ação de marketing. Antes de começar a blogar, é essencial criar um calendário editorial, que servirá como uma programação ou cronograma de todo o conteúdo contemplado em sua estratégia de marketing.
No dia-a-dia agitado de uma empresa, é comum que algo seja deixado para depois ou que alguma tarefa se perca, por isso um calendário ajudará a manter os processos organizados e alinhar as prioridades de marketing com as diversas tarefas. Além disso, o calendário editorial tem grande impacto na melhora na frequência de publicações, na diversificação de formatos de conteúdo e na redução de atrasos.
Usando um calendário editorial, você terá maior controle sobre temas e pautas a serem postados, datas de publicação, palavras-chaves importantes na estratégia online, proporção de conteúdos de cada etapa do funil de vendas, prazos de produção de artigos, entre outros.
2. Geração de listas
Você já sabe que um blog pode ajudar sua empresa a gerar leads, mas como começar a fazer isto? Uma forma é criando listas de contatos através do seu site. Por exemplo, você cria uma chamada convidando o leitor para receber uma newsletter e saber sempre que algo novo for postado. Ou então você divulga um ebook que, para o leitor conseguir acessar, precisa fornecer nome, email e nome da empresa.
Ao informar esses dados, o leitor está autorizando um futuro contato relacionado ao tema de interesse, criando um potencial de relacionamento mais próximo e personalizado.
Aproveite seu blog para divulgar conteúdos relevantes para seus potenciais clientes, fazendo com que eles se disponibilizem a passar seus dados. Com isso, sua empresa cria uma lista de ‘prospects’ qualificados, fideliza a sua audiência e pode gerar mais visitas ao blog.
3. Técnicas de SEO
Em um primeiro momento, o mais importante do seu blog é alimentá-lo com conteúdo de qualidade e frequente. Mas técnicas de SEO, mesmo que não priorizadas no início, são essenciais se você quer transformar o seu blog em um canal relevante.
SEO (Search Engine Optimization) é o processo de otimização de um site ou blog para deixá-lo mais amigável para ferramentas de busca, posicionando-o melhor nas chamadas buscas orgânicas. Isso é feito a partir de definição de palavras-chave, e de práticas e técnicas aplicadas ao conteúdo que você produz para o seu blog.
Por se tratar de uma técnica complexa, que exige conhecimento do assunto, o mais indicado é contar com a ajuda de especialistas, que poderão orientar e traçar a melhor estratégia de SEO para o seu blog.
4. Divulgação dos posts
Seu blog está no ar, conteúdo relevante sendo divulgado e novos posts são publicados frequentemente. Porém, principalmente no começo da vida de um blog, é necessário que você promova seus posts para que novos visitantes e potenciais leitores conheçam seu trabalho e visitem seu blog.
Essa divulgação pode ser feita pelos mais diversos canais, como redes sociais, newsletters, chamadas na home da empresa, entre outros. Além disso, você pode optar também por anúncios e posts impulsionados, o que aumentará a visibilidade principalmente entre aqueles que ainda não lêem seu blog. Com o tempo, você criará uma audiência fiel, e logo seus leitores ajudarão nessa missão de divulgação de posts.
Criar e alimentar o blog e torná-lo um canal relevante não é uma tarefa simples, mas é uma forma eficiente para divulgar sua empresa, gerar leads de negócios e vender mais. Portanto, invista seu tempo – ou tenha alguém que faça isto por você – para desenvolver uma estratégia de marketing digital que contemple um blog.