Como fazer um diagnóstico do marketing digital da sua empresa

 In Marketing Digital, Plano de Marketing Digital

Aqui no blog, sempre falamos da importância de um planejamento estratégico de marketing digital, afinal, é este documento que irá definir os objetivos do seu negócio, quais ações são indicadas e serão colocadas em prática para se atingir esses objetivos, quanto será investido em cada uma das ações de marketing e assim por diante. Mas, então, surge uma dúvida: será o planejamento a primeira etapa de uma estratégia digital bem sucedida?

Muitos profissionais acreditam que sim, mas a realidade é que antes de colocar no papel o que será feito, é preciso entender o que está sendo feito, o que está funcionando, o que não está trazendo os resultados esperados e o que pode ser melhorado. É comum executivos chegarem até nós falando que seu site não está bom, que as redes sociais não estão trazendo o resultado desejado, ou ainda que o blog da empresa não está entre os primeiros resultados do Google. Mas, mais do que simplesmente assumir que seu site, suas redes sociais ou seu blog estão ruins, é preciso analisar a fundo como está cada um desses canais, o que há de bom e de ruim neles, como eles estão colaborando para a imagem que a empresa quer passar no ambiente online e diversos outros pontos. E esta etapa de estudo e análise nós chamamos de Diagnóstico de Marketing, que é o tema do nosso artigo de hoje! Continue lendo para tirar todas as suas dúvidas e entender a importância do diagnóstico para uma estratégia de sucesso.

O que é um diagnóstico de marketing digital?

É muito provável que você saiba o que é um diagnóstico médico e, acredite, um diagnóstico de marketing digital não é muito diferente! Um diagnóstico de marketing digital nada mais é do que uma avaliação completa da situação de uma empresa, ajudando a identificar possíveis problemas e oportunidades do negócio.

Como estamos falando exclusivamente de marketing digital, precisamos considerar como estão as ações da empresa no ambiente online, portanto canais como site, redes sociais, blog, além de estratégias de SEO, conteúdo, anúncios, links patrocinados, etc, devem ser analisados a fundo na fase de diagnóstico.

Ao identificar pontos fracos que devem ser trabalhados e pontos fortes que podem estar sendo subutilizados pela empresa, você terá um embasamento maior para planejar suas ações de curto, médio e longo prazo, conforme os objetivos do seu negócio.

Por que fazer um diagnóstico de marketing digital?

Mas, afinal, qual a importância do diagnóstico? Não seria mais fácil e rápido partir direto para o planejamento de marketing? Esse caminho pode até ser mais curto, mas, acredite, ao escolher essa rota você deixaria de ver problemas que influenciarão negativamente sua estratégia no futuro. Muitos detalhes passariam despercebidos e poderiam prejudicar todos os seus esforços de marketing digital. Confira abaixo os principais benefícios de se investir em um diagnóstico de marketing:

  • Identificar seus problemas é o primeiro passo para uma estratégia de marketing bem sucedida, uma vez que revela a situação da empresa, delimita os principais tópicos que devem ser objeto de estudo, orienta a tomada de decisões através de informações realmente relevantes para o seu negócio e delimita a formulação de objetivos;
  • Você terá em suas mãos informações que fornecerão maior conhecimento sobre o mercado, seu público de interesse, seus concorrentes, novas oportunidades de negócios e conhecimento das melhores práticas do segmento;
  • Um bom diagnóstico de marketing traz clareza para sua gestão de marketing, uma vez que suas decisões serão baseadas em fatos e dados colhidos, analisados e concluídos sob uma base sólida;

O que um diagnóstico de marketing digital deve cobrir?

Um diagnóstico de marketing digital pode variar conforme o segmento da empresa, o momento no qual ela se encontra (se já investe em algum tipo de ações online, se está começando agora, etc), os objetivos do negócio, entre outros fatores, mas, de maneira geral o ideal é se trabalhar com um modelo abrangente e que inclui todos os pontos importantes para quem quer ter uma visão completa de sua situação, destacando o que está sendo bem trabalhado e apontando o que pode evoluir.

Desta forma é recomendável começar por um estudo do seu mercado, quais os concorrentes diretos e indiretos do seu negócio e o que eles estão fazendo, quais produtos ou serviços mais importantes são oferecidos, qual é seu público-alvo e como é a jornada de compra dele. A partir disso é possível desenvolver um estudo mais completo da sua situação.

De maneira geral, um bom diagnóstico de marketing deve incluir uma avaliação do potencial de atividades de marketing, uma análise do plano de marketing atual (caso exista), a identificação do diferencial competitivo da organização e seu posicionamento no mercado e geração de demanda e novos clientes, tudo isto com um olhar voltado para os recursos de tecnologia digital que podem ser incorporados ou otimizados pela empresa – desde seus perfis de redes sociais, sites e sistemas até a integração da internet em suas atividades de marketing offline. Com base em tudo isso, é montada uma análise de situação e um plano de recomendações indicadas para o negócio – e, baseado nisso, sua empresa poderá passar à fase de planejamento de marketing digital.

Um ponto interessante do diagnóstico de marketing digital é que contar com ajuda externa pode ser muito enriquecedor para essa etapa, uma vez que o apoio de especialistas nisto traz uma visão externa para o seu negócio, baseada em experiências e modelos utilizados pelos principais players do mercado.

E você, já fez um diagnóstico de marketing digital da sua empresa? Conte com ajuda profissional para fazer o seu: solicite agora seu diagnóstico gratuito com a Tech4Biz. Será um prazer atendê-lo e ajudar a desenhar sua nova estratégia online!

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