WhatsApp anuncia versão do aplicativo para empresas

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Encontrar novos canais de comunicação com clientes é uma busca constante das organizações: foi-se o tempo em que apenas telefone e email bastavam para atender bem seus consumidores. Atualmente, além dos canais mais tradicionais, redes sociais, aplicativos e chats online se tornaram fundamentais para quem quer conversar e se relacionar com seus clientes.

Pensando nisso, o WhatsApp, maior aplicativo de mensagens instantâneas do mundo, divulgou recentemente o lançamento de uma versão exclusiva para empresas, o WhatsApp Business – nome temporário, que deve ser mudado no lançamento oficial da funcionalidade. Usado por mais de 1,3 bilhão de pessoas no mundo todo, sendo que, somente no Brasil, são cerca de 120 milhões de usuários por mês, o aplicativo tornou-se um importante meio de comunicação e o Facebook, dono do WhatsApp desde 2014, aproveitou a oportunidade de finalmente monetizar a plataforma.

“O WhatsApp simplificou a comunicação para as pessoas no mundo todo”, afirmou Matt Idema, diretor global de operações do aplicativo. O plano é criar perfis de negócios certificados (assim como em outras redes sociais, com o selo de verificação da conta), que garantem ao consumidor que ele está falando com a empresa que deseja e diminuindo os riscos de golpes aplicados por perfis falsos. Outra funcionalidade da versão Business é a integração com plataformas de atendimento ao cliente, uma demanda antiga das corporações, que não utilizavam o aplicativo como canal de atendimento por não contar com relatórios mais estruturados.

Apesar de ainda manter em segredo os detalhes sobre a nova versão, o WhatsApp deu algumas ideias de como será o funcionamento do chat: a princípio, empresas de pequeno e médio portes terão acesso a uma versão gratuita do “WhatsApp Business”, enquanto grandes corporações deverão pagar para ter acesso a soluções mais complexas para gerir as mensagens. Além disso, grandes empresas poderão usar o aplicativo para enviar notificações para os consumidores, como confirmação de entrega, horários de voos, entre outros. É o caso da companhia aérea holandesa KLM, primeira cliente oficial da versão e que já está testando as funcionalidades do aplicativo para empresas. Em anúncio da própria companhia, foi informado que a KLM poderá comunicar aos clientes todas as informações necessárias para se pegar um voo, desde confirmação de reserva e notificação de check-in, até o bilhete de embarque e atualizações do status do voo. Para isso, no momento da compra da passagem, basta o passageiro selecionar a opção de receber informações via WhatsApp.

Com a novidade, espera-se que mais empresas comecem a usar a ferramenta para envio de informações para o cliente sobre compras e serviços ao invés de emails e mensagens de texto. Segundo o WhatsApp, assim como na versão tradicional do app, as conversas serão protegidas por criptografia e o usuário poderá bloquear as empresas, se desejar.

E aí, o que achou da novidade? Quer preparar sua estratégia de marketing digital para mais essa mudança do mundo online? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar.

Fonte: Mashable

  • Nomade Digital
    Responder

    Eu acredito que muitas empresas podem se beneficiar do whatsapp e algumas coisas seriam muito uteis para nós, como por exemplo a automatização de algumas respostas, ou conseguir até fazer anúncios no whatsapp

    • Valdir
      Responder

      Verdade, e há rumores de que algumas novidades nesta linha devem ser disponibilizadas já no próximo ano. Afinal, é uma ferramenta muito poderosa, que poderia ajudar bastante as empresas 😉

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