5 passos essenciais na gestão de redes sociais

 In Marketing Digital, Plano de Marketing Digital

Criar uma página corporativa nas principais redes sociais e fazer publicações esporádicas, sem planejamento, sem conteúdo relevante ou mensuração de resultados é a realidade de grande parte das empresas. Mas, quando falamos em marketing digital estratégico, trabalhar dessa forma é completamente ineficaz – mídias sociais exigem uma estratégia bem definida, que considere os objetivos da empresa, definição do posicionamento, que leve em conta o momento no qual seus potenciais clientes se encontram e diversos outros fatores. Só dessa forma é possível trabalhar as redes sociais para atingir os objetivos do seu negócio.

Separamos 5 passos essenciais na gestão de redes sociais que, apesar de muitas vezes serem deixados de lado, irão ajudar a desenhar sua estratégia de forma mais assertiva e focada em resultados. Confira!

1. Defina as suas Buyer Personas

Em qualquer planejamento de marketing digital, um dos passos mais importantes é a definição das suas buyer personas, ou seja, o perfil dos seus clientes reais. Quando falamos especificamente de redes sociais, esse passo continua sendo fundamental! Com isso definido, você saberá com quem deve falar, entenderá o que influencia o comportamento desse consumidor, quais são seus problemas e em que tipo de conteúdo ele está interessado – ou seja, quais são suas prioridades em suas redes sociais.

Suas buyer personas serão o direcionamento de toda a produção de conteúdo – e conteúdo relevante é fundamental nesses canais, independente do formato ou canal de divulgação que você selecione.

2. Entenda como seu público lida com as redes sociais

Sabendo claramente quem é seu público-alvo ficará mais fácil entender em quais redes sociais seus potenciais clientes estão, para que usam cada uma delas, que tipo de conteúdo lhes chama a atenção, etc. Muitas empresas criam perfis em todas as mídias e utilizam as mesmas publicações em todas elas, usando sempre a mesma linguagem e conteúdo – esse é um dos maiores erros que se pode cometer na gestão de redes sociais.

Uma empresa que atua no segmento B2B, por exemplo, deve ter uma abordagem mais forte no LinkedIn do que no Facebook, afinal, seu público-alvo usa a primeira com maior foco profissional, procurando soluções para os problemas de suas empresas. Apesar de também estar presente no Facebook, esse mesmo profissional usa essa rede social com um propósito completamente distinto, mais voltado para o lazer do que para o trabalho. É claro que você pode ter páginas da sua empresa tanto no LinkedIn quanto no Facebook, mas é importante entender que cada uma delas terá um tipo de conteúdo e a interação com seus seguidores será diferente.

3. Defina seu objetivo em cada rede social

Lá no início deste post mencionamos trabalhar as redes sociais para atingir os objetivos do negócio – esses objetivos devem ser definidos logo no começo do processo, durante o planejamento de marketing digital. Ao trabalhar com mídias sociais, você deve ter sempre em mente o seu objetivo maior, mas é importante definir para qual fim você usará cada uma delas.

Por exemplo: sua company page no LinkedIn pode ser voltada para geração de leads qualificados, sua página no Facebook pode servir para divulgação da marca, seu Twitter para atração de tráfego para seu site ou blog e o Instagram para mostrar como é legal trabalhar na sua empresa e atrair talentos. Portanto, cada uma das frentes de trabalho deverá ter conteúdo feito especialmente para ela, levando em consideração o objetivo e o público daquele canal.

4. Trate as redes sociais de forma profissional

Quando for trabalhar suas redes sociais se planeje. Tenha um cronograma pensado com uma estratégia, e siga-o de forma a manter a presença nas redes viva e o fluxo de interessados constante. Liste e se atenha aos temas sobre os quais vai falar, e use imagens de qualidade para não passar a impressão de amadorismo em um trabalho que tanta gente vai ver.

Como dá para perceber, há muita coisa com o que se preocupar quando o assunto é redes sociais para negócios, e um problema comum para muitas empresas que querem trabalhar nas mídias sociais é falta de tempo e mãos para fazer isso de forma profissionalizada, com a atenção e planejamento necessários. Por isso, contar com uma ajuda externa, de especialistas em marketing de conteúdo e mídias sociais, pode ser uma solução.

Com o apoio externo de profissionais que conhecem o assunto, você terá uma visão sem vícios do negócio, além de um planejamento mais preciso e uma execução mais rápida e eficiente em suas redes sociais, economizando seu tempo ou da sua equipe para que tratem outras atividades importantes para a empresa.

5. Mensure sempre seus resultados

O trabalho com redes sociais não acaba com a publicação. É preciso mensurar e analisar seus resultados e, com base neles, guiar suas próximas ações. Mas não caia na tentação das “métricas da vaidade”, como likes, compartilhamentos, números de seguidores – você pode ter milhares de seguidores, mas pode ser que apenas 1% deles seja o público que realmente interessa para seu negócio. Muitas vezes, em redes sociais, vale muito mais a pena falar com poucas pessoas que têm interesse real no seu produto ou serviço do que falar com muitos que não irão se transformar em clientes.

Trabalhe com indicadores realmente relevantes e que mostrem que o conteúdo publicado está atingindo o objetivo com aquela rede social. Para ajudar, você pode baixar o nosso ebook sobre o tema.

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