Estudos indicam como gerar conteúdo mais efetivo
Você planeja todo o conteúdo da sua empresa, cria, posta, divulga… Mas será que todo esse trabalho está causando o efeito desejado em seus seguidores e leitores? De acordo com pesquisa realizada pela Prezi, feito em parceria com a neurocientista Dra. Carmen Simon, 80% dos consumidores esquecem conteúdos relacionados a marcas em apenas 3 dias.
Apesar do número alarmante, a pesquisa também mostrou quais as 3 principais razões para isso acontecer: irrelevância do assunto (55%), falta de motivação para lembrar do conteúdo (35%) e muito conteúdo para reter (30%). O que isso quer dizer? O principal problema está no próprio conteúdo, ou seja, o que chega até o público-alvo não é relevante o suficiente, ou não se relaciona tão fortemente com o consumidor, para que seja lembrado.
A pesquisa incluiu quais tipos de conteúdo são os mais memoráveis: conteúdos que falem sobre alguma coisa boa que aconteceu foi citado por 49% dos entrevistados, seguido por “conteúdo que conte algo novo” (27%). Além disso, vídeos foram citados como os formatos mais memoráveis (37%), seguidos por artigos (28%) e apresentações pessoalmente (21%).
Outro estudo, realizado pelo Chartered Institute of Marketing (CIM), ajuda a comprovar os números sobre irrelevância de conteúdo: a pesquisa feita com 2 mil pessoas mostrou que 50% dos entrevistados que recebem materiais de marketing via internet ou telefone o consideram sem nenhuma relevância.
Como não fazer parte dessas estatísticas?
Os resultados dos dois estudos podem assustar quem está começando (ou ainda pensando) a investir em conteúdo, mas vamos aproveitar esses dados para mostrar onde as empresas erram e como evitar esses erros. Quando falamos de marketing de conteúdo, estamos pensando em entregar informações para nosso público-alvo para que, com base nelas, se crie uma relação entre o leitor e a empresa, com o objetivo final de se gerar uma venda.
Spencer Waldron, diretor da Prezi na Europa, explica: “Profissionais de marketing sabem que o conteúdo pode ser um fator de influência poderoso nas percepções de marca e decisões de compra do consumidor. Mas, para que o conteúdo realmente influencie ou gere uma venda, ele precisa captar a atenção da audiência e ser memorável.”
Mais do que simplesmente produzir conteúdo, é essencial que se conheça o seu público-alvo, saiba em quais canais eles estão, quais os momentos ideias para abordá-los, entre outros fatores. Com base nessas informações é que se deve traçar a estratégia de marketing, considerando tipos de conteúdos para cada fase do funil de vendas e fazendo ajustes ao longo do processo. Todo conteúdo a ser produzido deve ser baseado em dados e não na intuição – você pode acreditar que seu público quer ler sobre X, quando na verdade ele quer ler sobre Y.
Leia Mais: Marketing de conteúdo: como montar uma estratégia poderosa para sua empresa
Além disso, seguir algumas dicas pode ajudar a criar um conteúdo que será relevante e, consequentemente, será lembrado pelo seu público.
- Varie o conteúdo entre ideias simples e ideias complexas;
- Procure um discurso menos vendedor e mais “amigo que conhece o assunto”;
- Mantenha o conteúdo visualmente atraente;
- Explore diferentes formatos: áudios, vídeos, imagens, infográficos, textos;
- Lembre-se de gerar engajamento: seu leitor quer ser ouvido e, ao abrir um canal de comunicação com ele, você aumenta suas chances de ser lembrado;
- Agregue valor ao seu conteúdo, entregando para o consumidor o que ele precisa, oferecendo soluções para um problema sob a perspectiva dele.
E você? Está criando conteúdo relevante e gerando negócios através dele? Um dos primeiros passos para isto é definir suas ‘buyer-personas’, veja aqui como tratar isto.