8 erros de marketing digital que sua empresa precisa evitar

 Em Consultoria de Marketing, Marketing Digital

Dizer que faz marketing digital pode até ser fácil, difícil mesmo é fazer marketing digital da maneira correta, de forma profissional e que traga resultados positivos para o negócio. Infelizmente, essa é a realidade que vemos em muitas empresas que começam a investir no online: as ações são feitas com base no “achismo”, sem planejamento, muitas vezes com os objetivos reais do negócio sendo deixados de lado.

Marketing digital exige profissionalismo e atenção aos detalhes em todos as fases de um projeto: do planejamento à execução, e até a mensuração dos resultados. No artigo de hoje, separamos 8 erros que as empresas cometem com frequência quando o assunto é marketing digital. E a sua empresa, será que comete algum desses erros? É hora de descobrir!

1) Não ter objetivos de negócio definidos

Vamos começar pelo básico: o marketing digital, assim como as demais áreas de uma empresa, exige conhecimento profundo sobre os objetivos da marca. Para definir o caminho que deverá seguir em suas ações online, você precisa, primeiro, saber qual o objetivo do seu negócio: gerar mais leads, posicionar a marca como líder, tornar-se referência no segmento? Antes de qualquer coisa, isso deve ser definido e alinhado, não somente dentro do time de marketing, mas entre os diversos departamento da organização.

2) Não planejar suas ações

Já sabe quais seus objetivos? Então é hora de planejar as ações! O que mais vemos por aí são empresas que pulam a etapa do plano de marketing digital. Partem direto para a execução, sem um roteiro pré-definido do que será feito, quando será feito, e assim por diante.

O problema disso é que, durante o processo, seus objetivos se perdem, você não consegue organizar suas ações e, com isso, elas deixam de ser efetivas. Desenhar um plano que contemple todas as etapas do processo é meio caminho para o sucesso na sua estratégia de marketing digital.

3) Não falar com a audiência correta

Isso pode até parecer básico, mas acredite: muitas empresas não se comunicam com a audiência correta em suas ações de marketing digital. Não importa se o seu conteúdo é muito bom, se você investe em layouts incríveis para os posts em redes sociais ou se o seu site está bem preparado para receber visitantes. Se você não fala com a audiência correta no momento e local certos, todos seus esforços serão em vão. Isso acontece pois muitas empresas querem estar em todos canais, ao mesmo tempo, sem estudar se é lá que seu público-alvo se encontra.

Para evitar isso, definir as personas do seu negócio, estudar o seu público-alvo, seu comportamento na internet e os melhores momentos e locais para abordá-lo é fundamental.

4) Não oferecer conteúdo relevante

Sempre que falamos em marketing digital, reforçamos a importância do conteúdo dentro de uma estratégia online. Afinal, para gerar leads (e, consequentemente, mais vendas) é preciso oferecer aos potenciais clientes da sua empresa conteúdo relevante. Ele será o grande responsável por fazer com que as pessoas cheguem até a sua marca.

E não basta produzir um conteúdo qualquer, como vemos muito por aí: no marketing digital, o conteúdo deve trazer valor ao leitor, mostrando a ele como a sua empresa pode ajudá-lo a resolver um problema. É dessa forma que a empresa irá se tornar mais relevante nos mecanismos de buscas (recebendo mais visitas orgânicas), será vista como referência no seu segmento e irá conseguir manter um relacionamento com seus potenciais clientes durante toda a jornada de compra.

5) Não utilizar email marketing

Com todo o buzz sobre mídias sociais e mobile, muitas empresas acabaram deixando de lado uma estratégia de email marketing. O problema ao fazer isso é que, se sua empresa é relevante para o consumidor, ele quer continuar recebendo seus emails. De acordo com uma pesquisa da MarketingShepa, 91% dos adultos americanos gostam de receber emails promocionais das empresas com as quais negociam – sendo que 61% deles disseram que gostariam de receber mensagens, pelo menos, semanais.

Além disso, os insights gerados por outros canais, como mídias sociais, site, etc, podem ser combinados com o email marketing, gerando um nível de personalização de conteúdo e ofertas que são esperadas pelo consumidor. Negligenciar isso pode impactar negativamente a jornada de compra e todo o relacionamento com o seu cliente ou potencial cliente.

6) Não interagir com seus seguidores/leitores

Você já mandou uma mensagem ou fez um comentário usando um canal online de uma empresa e não teve retorno? Se isso já aconteceu, provavelmente você se sentiu frustrado com a marca. Pois é exatamente assim que o seu cliente se sente quando você não interage com ele no ambiente digital. Independente se a mensagem que ele envia é uma crítica, um elogio, uma sugestão, uma dúvida (por mais simples que seja e por mais fácil que seja encontrar a resposta para ela), o seu cliente quer o seu retorno.

Aproveite as redes sociais, o seu site e blog para encorajar a interação dos seus seguidores com a sua empresa. Isso irá criar um vínculo com seus seguidores e leitores e aumentará o engajamento deles com a marca.

7) Não integrar seus times de vendas e marketing

Talvez esse seja um dos erros que vemos com mais frequência nas empresas que investem em marketing digital: as equipes de vendas e de marketing trabalham de forma completamente separadas, sem alinhar metas e estratégias.

O problema é que o sucesso da empresa depende diretamente das duas áreas: o marketing é o grande responsável por encontrar e atrair possíveis clientes, mas, sem um time de vendas alinhado com as ações do time de marketing, as chances de fechamento ou retenção são muito pequenas.

8) Não mensurar seus resultados

A última etapa de um bom trabalho de marketing digital é a mensuração de resultados. Diferente do marketing tradicional, em que as ações não podiam ser medidas com precisão, o online permite que tudo seja medido em tempo real, permitindo mudanças rápidas no que não está funcionando. No entanto, muitas empresas esquecem do grande “trunfo” do marketing digital e deixam de lado o monitoramento dos resultados.

É através da mensuração que você conseguirá ver se os esforços online estão trazendo os resultados esperados e calcular o retorno sobre os investimentos. Além disso, você pode usar essas informações para direcionar sua produção de conteúdo, saber mais sobre seus clientes e potenciais clientes, quais canais funcionam melhor para sua empresa e muito mais.

E a sua empresa? Faz marketing digital da forma certa? 

Sua empresa comete algum desses erros? Se você respondeu sim para um deles, então está na hora de rever sua estratégia de marketing digital. Uma estratégia online efetiva é aquela em que todas as ações estão alinhadas de acordo com o objetivo da empresa, em que o conteúdo produzido é relevante e os leads gerados sejam guiados até a compra. Conte a ajuda da Tech4Biz para isso! Entre em contato conosco e saiba mais.

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