5 motivos para PMEs investirem em Inbound Marketing
As pequenas e médias empresas (PMEs) estão, cada dia mais, despertando para o poder da internet e a força que o marketing digital tem para atrair seu público-alvo e transformá-los em clientes, com custos menores e mais rapidez.
A popularização do marketing digital, como uma estratégia de alcance do consumidor atual, cada vez mais conectado, também está ligada ao avanço da transformação digital pela qual o mundo dos negócios vêm passando. Hoje é muito mais fácil adquirir ferramentas e recursos de TI do que foi há alguns anos. Logo, a digitalização também chega às estratégias de comunicação e vendas com mais naturalidade.
É dentro disso que vamos apresentar neste artigo algumas das razões pelas quais o método do Inbound Marketing deve ser adotado pelas PMEs. Acompanhe!
O que é Inbound Marketing?
Primeiro, vamos relembrar rapidamente o conceito de Inbound Marketing. Ele é uma metodologia estratégica focada em conteúdo, SEO e mídias sociais na qual são combinadas ações, canais e técnicas para elevar a reputação da marca, atrair e se relacionar com potenciais clientes, e fechar negócios.
O Inbound Marketing é realizado geralmente através de cinco etapas: atração, conversão, relacionamento, venda e análise e fidelização. Entre seus principais benefícios, destacam-se: atração das pessoas qualificadas na hora certa e nos canais certos, custos controlados de investimentos, otimização do retorno sobre o investimento (ROI), ganho de visibilidade da marca junto ao público-alvo, integração das áreas de marketing e vendas etc.
PMEs: por que investir em Inbound Marketing?
Verbas de marketing milionárias, equipes com dezenas de pessoas, suporte de agências de publicidade. Essas são realidades muito distantes do dia a dia das pequenas e médias empresas. A realidade desse tipo de negócio é muito diferente do que vemos em multinacionais e grandes organizações: equipes pequenas, pouca verba para investir em ações de marketing, muito trabalho e pouco tempo.
Apesar de um cenário de investimento que muitos consideram desfavorável, o Inbound Marketing é a solução ideal para empresas menores que procuram investir em ações para atrair clientes. Para provar isso, separamos cinco principais motivos pelos quais PMEs devem trabalhar em uma estratégia de marketing digital apoiada no método do Inbound Marketing.
1. É barato fazer Inbound Marketing
Na comparação com o marketing tradicional, e até mesmo com outros métodos praticados no ambiente digital, o Inbound Marketing é muito mais barato – segundo o Hubspot, o investimento chega a ser 62% menor. E isso acontece porque é possível trabalhar as ações com o orçamento pré-fixado e verificar os resultados durante o processo, o que permite reconfigurar a rota antes que os recursos acabem.
Dados do Hubspot mostram também que, por meio do Inbound Marketing, é possível gerar 70% mais leads para o negócio, evitando que um grande número de pessoas não qualificadas consumam os recursos disponíveis e não se tornem compradores.
2. Inbound Marketing é uma ferramenta para criar diferenciação
Ao contar com uma estratégia de Inbound Marketing, uma pequena ou média empresa tende a se destacar perante a concorrência. Ou seja, diante do mar de conteúdo que os consumidores têm à disposição diariamente, quando uma marca faz algo diferente e bem direcionado é muito mais fácil despertar atenção e interesse.
3. Inbound Marketing traz novos clientes até você
Ao produzir e publicar conteúdo relevante no seu site, blog e redes sociais, a empresa passa a se destacar nos resultados apresentados pelos mecanismos de busca (Google, Yahoo!, Bing etc.).
Logo, ao fazer uma pesquisa sobre uma determinada necessidade, o consumidor encontra respostas neste conteúdo, conhece a marca e passa a estabelecer com ela uma relação de confiança, o que o torna muito mais propenso a fechar negócio.
Logicamente, há toda uma metodologia para atrair visitantes, transformá-los em leads e conduzi-los por uma ‘trilha’ até a decisão de compra. O Inbound Marketing ajuda a segmentar melhor os contatos e a “separar o joio do trigo”, o que facilita o direcionamento dos esforços e aumenta as taxas de sucesso.
4. Inbound Marketing facilita a mensuração de resultados
Uma das razões mais fortes para as PMEs investirem neste método é que com ele é possível verificar em tempo real os resultados obtidos. Por meio de ferramentas digitais, cada ação pode (e deve) estar amparada em métricas e indicadores de desempenho, que podem ser facilmente detectados e analisados.
E isso é fundamental para verificar o quanto cada conteúdo está surtindo efeito, bem como em quais canais é melhor investir, que tipo de anúncio fazer etc. Com o Inbound Marketing, o plano de ações é ancorado muito mais numa estratégia palpável do que na intuição ou na aposta.
5. O retorno sobre os investimentos (ROI) é maior
Ninguém quer investir e não ter certeza de que obterá retornos. Nas PMEs, esta dúvida é muito maior, pois qualquer perda de recurso financeiro pode colocar em risco a saúde do negócio.
Também aí o Inbound Marketing se mostra essencial para essas empresas. Com a utilização de valores muito menores do que tradicionalmente acontecia (no outbound marketing) e a possibilidade de acompanhar as ações em tempo real, é muito mais fácil garantir o ROI das atividades.
Para finalizar, é importante entender que a inserção do Inbound Marketing dentro da estratégia de marketing das PMEs requer alguns cuidados. Fatores como definição do público-alvo, escolha dos canais digitais, produção de conteúdo relevante e de valor, planejamento das etapas etc. devem ser tratados de forma profissional. Para isso, é recomendado a ajuda de um especialista em marketing digital para PMEs.
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