Quando fazer anúncios em redes sociais

 In Marketing Digital, Redes Sociais

Dentre os vários canais de relacionamento e ferramentas para posicionamento de uma marca, as redes sociais podem ter papel decisivo na estratégia digital de uma empresa. O problema é que o alcance orgânico das principais redes está cada vez mais congestionado e comprometido – isto é, a cada dia menos seguidores veem o que você posta nos perfis de sua empresa. Para aumentar o alcance de suas publicações e a visibilidade de sua marca dentro desses canais, existem duas opções: publicação de anúncios nas redes sociais, através das plataformas de ‘advertisement’ das próprias redes, ou o impulsionamento de posts, quando você destina uma verba especificamente para mostrar uma publicação para um número maior de pessoas.

Neste artigo vamos conversar sobre a primeira opção, os anúncios. Continue lendo para entender como estes funcionam nas principais redes (LinkedIn, Facebook e Instagram) e como eles podem ajudar a tornar suas ações de marketing digital mais poderosas e eficientes!

Facebook, Instagram e LinkedIn Ads: como funcionam?

É inegável que o Facebook é a rede das redes. Só no Brasil, mais de 100 milhões de pessoas estão conectadas diariamente ali. Mas o reinado da plataforma de Mark Zuckerberg também é composto pelo Instagram (35 milhões de perfis no país), e divide espaço com o LinkedIn (25 milhões).

Todos estes números atestam o poder das redes sociais para as estratégias das empresas, sejam elas comerciais ou de posicionamento de marca. No entanto, é preciso ter ciência que algum investimento precisa ser feito, porque conseguir a atenção dos internautas é cada dia mais difícil devido à quantidade de conteúdo compartilhado a cada momento.

Com algum investimento em campanhas pagas dentro dessas plataformas, você pode se assegurar que as mensagens corporativas chegarão a um número relevante de pessoas e, mais importante, serão entregues para um público qualificado, com o perfil que sua empresa deseja impactar. Isso porque as redes sociais permitem que os anúncios sejam segmentados por gênero, faixa etária, interesses, localização, profissão e dezenas de outras possibilidades, que podem variar de uma rede para outra. Ou seja, com um público-alvo bem definido e segmentado, você poderá entregar seu anúncio apenas para quem realmente interessa, refletindo diretamente no nosso próximo ponto: o ROI.

Isto por conta de mais uma vantagem dos anúncios nas redes, a facilidade na mensuração de resultados (cálculo de retorno sobre investimento): é possível verificar com exatidão quantos contatos foram gerados a partir das campanhas, testar possibilidades e parar a exibição das mensagens a qualquer momento para refazer a estratégia — o que é bem diferente das tradicionais ações publicitárias em impressos, TV e rádio, por exemplo. Ao anunciar em redes sociais, você tem uma visão exata de onde está investindo, se o resultado está sendo o esperado, os negócios que sua campanha gerou. Tudo isso permite que você faça ajustes ao longo do caminho, otimizando seu investimento.

A seguir, veja como funcionam os anúncios dentro de cada rede:

Facebook Ads:

O Facebook Ads, mecanismo de anúncio da rede social que mais engaja em todo o mundo, permite publicar textos, imagens e vídeos. Com ele é possível também direcionar o público para páginas de destino (landing pages, site, blog, loja virtual etc.).

Basicamente, existem três tipos de anúncios dentro do Facebook Ads:

  • Anúncios na barra lateral: têm as menores taxas de clique e são as opções mais econômicas;
  • No feed: por serem apresentados diretamente onde as pessoas veem os conteúdos compartilhados por seus amigos, são os mais caros e têm as mais altas taxas de cliques;
  • Mobile News Feed: como o nome sugere, são os anúncios projetados especificamente para exibição em tablets e smartphones.

Instagram Ads:

O Instagram vem crescendo muito rapidamente nos últimos tempos e não se pode relevar o impacto que vem causando no público em geral. O primeiro passo neste caso é criar um perfil destinado à empresa (ou transformar o perfil comum em um perfil corporativo). Para tal, é importante ter uma fanpage no Facebook, pois isso faz parte do processo de validação do perfil empresarial – as duas redes são interligadas.

Em seguida, além de fazer publicações regulares de forma orgânica, é interessante investir no Instagram Ads, que é o mecanismo de anúncios desta rede social. Nele, é possível patrocinar fotos e vídeos para chegar até usuários com o perfil desejado, mas que não seguem sua empresa, ou garantir o maior alcance entre os internautas que já seguem o perfil da empresa.

De acordo com a GlobalWebIndex, o Instagram é hoje a rede social com maior influência entre o público mais jovem, o que é um dado relevante para organizações que têm este perfil específico de cliente alvo.

LinkedIn Ads

O LinkedIn é hoje a mais poderosa rede social para empresas que atuam no mercado B2B (que negociam com outras empresas). Como nas outras redes citadas anteriormente, é interessante promover anúncios nesta plataforma para que as mensagens sejam direcionadas aos seu público alvo.

O custo por clique nesta plataforma que reúne profissionais e executivos de negócio costuma ser mais alto do que nas demais redes, mas os retornos de geração de leads costumam ser também muito interessantes e os mais efetivos.

Para anunciar ali é necessário entrar na página do Linkedin Marketing Solutions – acesse através da opção ‘work’ no topo do seu perfil da rede e escolha ads ou vincular anuncio – e seguir o passo a passo que aparece lá.

Quais redes sociais são recomendadas para a minha empresa?

Você deve estar se perguntando em qual rede terá melhores resultados. Isso depende de uma série de fatores, dentre eles o seu segmento de atuação e o perfil do seu público-alvo.

É interessante investigar qual dessas três redes pode ter maior influência entre os seus clientes e prospects: em qual delas as pessoas de seu segmento passam mais tempo navegando e interagindo? O que as pessoas estão buscando nessa rede social – diversão, informações relevantes sobre o mercado, solução de um problema? Quanto devo investir em cada uma delas? Ou devo investir apenas em uma? Tudo isso deverá ser levando em consideração na escolha de qual rede trabalhar.

Redes sociais estão em constante mudança, incluindo novas funcionalidades a cada dia. Além disso, os anúncios devem estar de acordo com a política da rede social – que também sofre alterações constantes. Nessa hora, contar com conhecimento especializado pode facilitar o processo e otimizar resultados. Para essa tarefa, ajuda profissional é essencial, por isso é válido considerar os serviços de uma empresa especializada em marketing digital.

Você está preparado para anunciar nas redes sociais e potencializar os resultados da sua empresa? Se precisar de ajuda, entre em contato com a Tech4Biz e juntos vamos desenvolver sua estratégia online!

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