Quando investir em serviços de marketing digital?

 Em Consultoria de Marketing, Marketing Digital

Já está mais do que provado que o marketing digital é fundamental para empresas que querem se manter competitivas e conquistar os novos consumidores — cada vez mais exigentes, bem informados e conectados.

A dúvida é: fazer internamente ou contratar uma consultoria especializada? E a resposta é simples: depende de uma série de fatores. Justamente sobre isso, vamos refletir neste artigo. Você verá, a seguir, como saber se sua empresa precisa de uma consultoria em marketing digital e também o que deve considerar na hora de partir para a contratação. Continue lendo para entender!

Para que serve uma consultoria em marketing digital?

Para começar, vamos relembrar rapidamente o que é e para que serve uma empresa prestadora de serviços especializados em marketing digital. Estamos falando, basicamente, de uma organização formada por um ou mais consultores que dominam as ferramentas e os métodos para alcançar resultados na web.

Uma boa consultoria em marketing digital é aquela que ajuda a diagnosticar os principais desafios da empresa na web, planejar e executar ações de marketing e comunicação no ambiente virtual, orientar abordagens e investimentos – enfim, potencializar os resultados esperados a partir da internet (vendas, ganho de visibilidade, relacionamento com o mercado etc.).

Ter equipe própria ou contratar serviços externos?

Uma dúvida frequente dos gestores de negócios é sobre se deve usar a equipe interna nisto, ou se deve contar com consultores externos. Porém, ao contrário do que parece, uma opção não anula a outra.

O pessoal interno, quando disponível, detém conhecimentos importantes do dia a dia do negócio, podendo partir desta base para as frentes de marketing digital, mas por isso mesmo também tem condições de fazer uma excelente ponte com o consultor. Neste cenário, uma parceria muito produtiva pode ser estabelecida e a empresa só tem a ganhar.

Agora, se não houver uma equipe própria disponível, os consultores externos também podem estruturar uma estratégia a partir de direcionamentos obtidos em reuniões com as equipes de vendas e a direção da empresa, por exemplo.

Quando contratar uma consultoria em marketing digital?

É um tanto quanto delicado dizer qual é o momento certo para investir em uma consultoria em marketing digital. Isso depende do grau de maturidade da empresa nesta área e da disponibilidade de orçamento, entre outros fatores.

Hoje é quase sempre necessário investir no marketing realizado no ambiente virtual. Mas a dúvida sobre o momento certo da contratação de consultores externos é perfeitamente cabível. Para ajudá-lo a refletir sobre o assunto, separamos algumas perguntas que você deve responder:

  • O momento da minha empresa é de procurar crescimento ou manter perfil do patamar atual?
  • Meu time interno está disponível para tratar este assunto ou sobrecarregado e não consegue dar conta do planejamento e da execução de ações no ambiente digital?
  • O nível de expertise em ações digitais que existe dentro do meu negócio é suficiente para desenvolver esta estratégia?
  • Meu segmento de atuação tem um público-alvo atuante na internet?
  • Minha concorrência tem uma abordagem de marketing online?  Sou competitivo nesta comparação?

Se a resposta para a maioria dessas perguntas for ‘sim’, então é o momento certo para buscar ajuda especializada.

Quais os principais benefícios?

Ao contratar consultores em marketing digital, a empresa gasta menos do que ao fazer contratação própria de profissionais — encargos de folha de pagamento, período de treinamento, benefícios, entre outros custos de um funcionário, são mitigados. Outro grande benefício é ter acesso às novidades e atualizações, tanto em ferramentas quanto em metodologias. Afinal, o marketing digital é dinâmico e está em constante evolução.

Uma boa consultoria em marketing online está sempre se atualizando com novidades e testando-as para incrementar os resultados de seus clientes. É isso que a mantém necessária para as empresas que a contratam.

De uma maneira resumida, aqui estão as principais vantagens de contar com ajuda especializada externa:

  • Acesso rápido a pessoal altamente capacitado e experiente;
  • Uso de modelos testados e ‘benchmarks’ comprovados;
  • Incorporação de experiências obtidas em outras empresas de mercado;
  • Olhar externo sem vícios do negócio;
  • Implementação rápida de atividades, sem curva de aprendizado;
  • Alocação conforme demanda do momento, ou seja custo variável que pode ser adequado continuamente;
  • Liberdade para os colaboradores internos terem uma atuação menos sobrecarregada;
  • Planejamento mais preciso e execução estruturada e profissional.

Conclusão

Toda empresa que precisa conquistar novos clientes e não quer (ou não pode) fazer grandes investimentos deveria buscar ajuda especializada em marketing online. Isso porque, ao fazer ações para atingir um público específico, é possível, no marketing digital, segmentar melhor e obter uma mensuração mais fiel do retorno sobre o investimento (ROI).

Em outras palavras, ao invés de fazer anúncios em revistas, rádio ou TV, por exemplo, que costumam ser muito caros e falam com todos ao mesmo tempo, é possível estruturar campanhas na web para chegar até o perfil ideal de consumidor. E mais: o controle do orçamento investido também é bem maior na internet.

Você está pensando em desenvolver uma frente de marketing digital com resultados palpáveis? Já faz isto com equipe interna e gostaria de acelerar? Veja aqui como tratamos isto, e entre em contato para falarmos sobre como podemos ajudá-lo!

— Leia também: Como fazer um plano estratégico de Marketing

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