Como fazer um plano estratégico de marketing

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Recentemente conversamos sobre o que é e para que serve um plano estratégico de marketing. Você viu que trata-se de um processo criativo no qual a empresa emprega esforços para implementar ações práticas de marketing dentro de um fluxo estável de negócios.

Neste artigo, vamos adiante. Você verá como implementar um planejamento de marketing eficiente na sua empresa. A ideia aqui é apresentar os principais passos que devem ser dados para que a estratégia seja eficiente e prática. Acompanhe!

5 passos iniciais para um plano de marketing efetivo

Passo 1: Faça uma análise situacional

Para começar, coloque no papel — ou na tela do computador — uma definição da sua empresa e descreva seus produtos e serviços. Em seguida,  liste quais são seus pontos fortes e fracos em relação à concorrência. Para determinar os pontos fortes da sua empresa, considere as características que tornam seus produtos e serviços melhores do que os da concorrência. Da mesma forma, verifique em quais aspectos o que você entrega ao mercado é inferior ou deixa a desejar quando comparado com o que seus principais concorrentes entregam.

Faça uma análise sincera da situação atual do seu negócio, elencando oportunidades e ameaças que você percebe no mercado. Para visualizar as oportunidades, procure avaliar o mercado como um todo e ver de que forma a implementação de melhorias nas suas ofertas podem ajudar a capitalizar e expandir a sua atuação.

Somente tendo este diagnóstico é que se deve partir para o próximo passo, pois ele nos ajuda a planejar de uma forma mais realista e assertiva.

Passo 2: Identifique seu público-alvo

Desenvolver um simples perfil, de um parágrafo, do seu cliente em potencial é o próximo passo. Você pode descrever as perspectivas em termos demográficos (idade, sexo, perfil profissional, rendimentos e localização geográfica), bem como estilo de vida do seu cliente alvo. Pergunte-se : meus clientes tendem a ser conservadores ou inovadores? São líderes ou seguidores? Locais ou acostumados com outros mercados internacionais? Quantas vezes eles compram o que eu ofereço? Qual a quantidade? Com qual frequência?

Em um negócio B2B (business-to-business, que vende para outras empresas), você pode definir seu público-alvo com base no tipo de negócio em que ele atua, cargo ocupado, tamanho da empresa, localização geográfica ou quaisquer outras características que ajudem a agrupar seu público em características comuns.

Não importa quem é o seu público-alvo; o importante é que você o conheça bem e saiba descrevê-lo em poucas linhas, pois este perfil será seu guia ao planejar campanhas publicitárias, produção de conteúdo web, ações de relações públicas, etc; também ficará mais fácil definir em quais canais você irá atuar (digital, TV, rádio, impressos, eventos etc.).

Passo 3: Liste seus objetivos de marketing

O que você quer alcançar com seu plano de marketing? Por exemplo, você está esperando um aumento de 20% nas vendas de seu produto por trimestre? Você quer consolidar sua marca? Quer tornar o seu produto mais conhecido no mercado?

Anote uma pequena lista de objetivos e procure torná-los mensuráveis, ou seja, verifique de que forma você poderá avaliar se alcançou o que foi estipulado como meta.

Passo 4: Monte um plano de ação

Este passo é o coração e a alma do seu plano de marketing. Nas seções anteriores, você esboçou o que seu marketing deve realizar, identificou seu público-alvo e estabeleceu objetivos a serem alcançados. Agora é hora de detalhar as táticas que serão usadas para atingir as metas.

Neste plano de ação é importante estabelecer os canais a serem trabalhados, os tipos de ações que serão feitas em cada um deles, os produtos ou serviços que serão priorizados e as métricas de mensuração dos resultados.

Passo 5: Defina o seu orçamento de marketing

No seu plano estratégico de marketing também deve constar o valor que será dedicado a ele. O orçamento deve considerar todos os custos previstos no plano de ação (contratação de pessoal, aquisição de produtos e serviços especializados, compra de mídia , promoções, etc.).

Busque ajuda especializada para tornar seu planejamento de marketing mais eficiente

Num primeiro momento pode parecer complicado fazer o planejamento estratégico de marketing, especialmente quando a empresa ainda não tem uma equipe que possa ser dedicada a este trabalho. A boa notícia é que é possível fazer isso contratando ajuda externa especializada em planejar e colocar em prática o que foi estabelecido.

O ideal é contar com uma agência que tenha experiência em consultoria e no seu mercado de atuação e que, de preferência, que apresente boas soluções para o ambiente digital (marketing digital), algo que provavelmente será tratado em qualquer plano de marketing devido ao fato de ser uma área em que a concorrência usualmente atua, e de muita relevância para os clientes em geral. O marketing no ambiente online vem ganhando cada vez mais força, pois está muito alinhado com os novos comportamentos dos consumidores, cada vez mais conectados.

— Leia também: Por que contratar uma consultoria de marketing?

Você já tem um plano estratégico de marketing? O que achou destas dicas? Deixe seu comentário!

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